Skip to main content
search

Mendoza é a principal cidade da Rota do Vinho na Argentina e um dos principais destinos da América do Sul quando o assunto é enoturismo – viagens dedicadas à apreciação dos vinhos e das tradições das localidades em que são produzidos.

Mendoza, principal cidade da Rota dos Vinho na Argentina

Famosa principalmente pelos vinhos Malbec, a cidade possui mais de 1200 vinícolas em atividade, e mais de 100 dessas estão abertas à visitação. 

Além da grande quantidade de vinícolas, vale ressaltar que Mendoza está ao pé da Cordilheira dos Andes e, por essa razão, também atrai muitos visitantes por conta das suas deslumbrantes paisagens e atividades ao ar livre como trekkings e passeios de bicicleta. 

Mendoza, além dos vinhos, oferece muitas possibilidades de atividades ao ar livre

Regiões de vinícolas em Mendoza 

As vinícolas de Mendoza são divididas por regiões, sendo as principais: 

– Região de Luján de Cuyo
– Região de Valle de Uco
– Região de Maipú

Grande parte das vinícolas oferece tours guiados, com explicação das etapas da produção, além, é claro, da degustação dos vinhos – a melhor parte!

Vinhedos orgânicos de Mendoza

Dentro do cenário das grandes vinícolas, produções e exportações de vinho, um nicho em especial tem se destacado em Mendoza e na Argentina de forma geral: o chamado vinho sustentável. No final de 2022, o país apresentou pela primeira vez um informativo sobre seus vinhedos orgânicos.

De acordo com o Laboratório Estatístico do Instituto Nacional de Vitivinicultura (INV), 142 estabelecimentos argentinos inseriram uva orgânica num total de 706.171 quintais métricos. Mendoza recebeu 60,9% desse total. 

Com vinhos orgânicos certificados ou orgânicos não certificados (assim como no Brasil, o processo para obter o selo na Argentina é demorado e caro), a cidade-foco do Caminho do Vinho na Argentina prioriza, em grande parte, aspectos ambientais, sociais e econômicos em suas produções.

Conheça 4 vinícolas de Mendoza

Bodega Familia Cecchin

A produção de vinhos da Bodega Familia Cecchin se desenvolve em um solo livre de produtos químicos. As frutas são colhidas no momento preciso, respeitando o seu espaço e tempo e garantindo um processo totalmente natural. 

Vinícola Familia Cecchin, em Mendoza

Crédito da imagem: Bodega Familia Cecchin

A vinícola, que está localizada na região de Maipú, oferece aos turistas um passeio pelas vinhas biológicas e pela zona de produção, finalizando com a tão esperada degustação dos vinhos. O visitante pode experimentar o Malbec, o Cabernet Sauvignon, o Merlot e outras variedades.

Além da beleza de passear pela fazenda em que está localizada a vinícola, os turistas podem aproveitar um delicioso almoço ao ar livre, perto das videiras. Há ainda a possibilidade de se inscrever para aulas de cozinha em grupos, desde que a solicitação seja feita com antecedência. 

Domaine Bousquet

A Domaine Bousquet, situada na comunidade montanhosa de Tupungato, no Valle de Uco, tem uma produção completamente orgânica, com tanques subterrâneos para economia com climatização. 

Vinícola Domaine Bousquet, em Mendoza

Crédito da imagem: Domaine Bousquet

Para além de técnicas ambientalmente sustentáveis em sua produção, a bodega tem o cuidado de incentivar e fortalecer a comunidade do entorno, promovendo ações como a contratação de funcionários que residem a no máximo dez quilômetros de distância, apoio a escolas da região e patrocínio a equipes esportivas locais. A Domaine Bousquet também conta com uma própria fazenda de vegetais orgânicos.

Dentre os vinhos produzidos, e que os visitantes podem degustar nos passeios guiados, estão o Pinot Grigio, o Chardonnay Torrontés, o Malbec e o Cabernet Franc. Para tours em inglês, é necessário um prévio agendamento. 

Bodega Santa Julia

A agricultura orgânica da Santa Julia, na região de Maipú, une tradição, inovação e ciência em benefício da terra e do bem-estar de todos os envolvidos. Estes são os pilares fundamentais da bodega: ser natural, cuidar do meio ambiente e crescer em harmonia com a comunidade da qual ela faz parte. 

Vinícola Santa Julia, em Mendoza

Crédito da imagem: Santa Julia

A Santa Julia foi a primeira vinícola da Argentina a obter a certificação “Fair For Life”, um certificado que garante ao consumidor final que a vinícola atendeu a rigorosos padrões de qualidade e que os trabalhadores de toda a cadeia produtiva desfrutam de boas e justas condições de trabalho. Além disso, uma porcentagem do valor pago pelo consumidor retorna diretamente aos trabalhadores.

Dentre as atividades propostas, o visitante pode curtir um delicioso picnic nos jardins da Casa del Visitante, que inclui uma seleção de produtos regionais e vinhos; um passeio de bike, percorrendo os vinhedos de Finca Maipú; uma excursão clássica do vinho, feita em carros antigos exclusivos; e chás da tarde, que acontecem aos sábados e domingos mediante reserva.

Bodega Krontiras

Localizada no meio das colinas de Luján de Cuyo, a vinícola Krontiras tem 100% de sua produção orgânica e biodinâmica, com certificações tanto nas vinhas quanto na adega. Amber Chardonnay, Malbec, Petit Verdot, Tempranillo e Blend fazem parte da seleção.

Vinícola Krontiras, em Mendoza

Crédito da imagem: Krontiras

A arquitetura do edifício é inspirada em princípios biodinâmicos baseados na antiga “geometria sagrada”. Materiais isolantes naturais, como a palha, são usados ​​para economizar energia, garantindo que o uso dos recursos naturais seja verdadeiramente racional.

As visitas guiadas pelos especialistas da Krontiras incluem a prova dos vinhos (tanto os que já foram engarrafados quanto as novidades que, por vezes, ainda se encontram em tanques e/ou barricas) e um passeio pelas vinhas, onde os turistas podem observar os animais que vivem na quinta. 

Ficou com vontade de conhecer Mendoza, suas vinícolas, tradições e demais atrativos? 

A Adventure Club tem diversos roteiros para essa, que é uma das cidades mais charmosas da Argentina. Confira todos os nossos roteiros clicando aqui: Mendoza. E se você já visitou alguma dessas vinícolas, conta pra gente aqui nos comentários como foi a experiência! 

Deixe um comentário

Close Menu