Quem gosta de atividades ao ar livre, imersão na natureza, experiências culturais e contato com outras pessoas já deve ter pensado em viajar de bike. Percorrer pontos turísticos ou atrativos escondidos, passando por zonas urbanas ou naturais, é uma excelente oportunidade de conhecer novos lugares e, ainda, cuidar da saúde e do meio ambiente.
Como é de se imaginar, tanto no Brasil quanto mundo afora, não faltam opções de roteiros de cicloturismo. Para facilitar a busca e inspirar nossos leitores, reunimos oito destinos que se destacam por suas rotas de bike.
Quer viajar de bike? 8 destinos que proporcionam ótimas experiências de pedal
Bike na Península de Maraú, Bahia
A Península de Maraú é um destino que combina cultura, gastronomia e natureza exuberante. Para explorar essa região de forma diferente, uma excelente opção é o roteiro de bike que passa por paisagens de Mata Atlântica, manguezais, rios, lagoas e praias desertas de lugares como Itacaré, Lagoa do Cassange, Barra Grande e Ilhéus. Durante essa aventura, podemos vivenciar de forma ativa, através de bike, rafting, canoa e mergulho livre, experiências de contato íntimo com a natureza. Essa é uma jornada de imersão sensorial e cultural na identidade de uma das regiões mais belas desta terra abençoada chamada Bahia.
Confira o roteiro: Bike na Península de Maraú
Bike na Rota do Cacau, Bahia
A Rota do Cacau está situada no sul da Bahia, incluindo cidades como Ilhéus, Serra Grande e Itacaré. O percurso explora a rica história do cultivo do cacau, através de bucólicas fazendas seculares, e as belezas naturais da região, marcadas pela diversidade da Mata Atlântica. Neste local, temos a oportunidade de pedalar, caminhar e remar por cenários de grande beleza protegidos por uma série de Unidades de Conservação, como APA Itacaré/Serra Grande, considerada reserva da biosfera pela Unesco por sua beleza natural e diversidade de fauna e flora. Mais do que uma viagem de bicicleta, a proposta é imergir no universo do cacau e do chocolate, conhecendo sua história, patrimônio e gastronomia.
Confira o roteiro: Bike na Rota do Cacau
Bike na África do Sul
Conhecer Cape Town e a conceituada região vinícola de Stellenbosch pedalando é uma experiência inesquecível. A proposta do roteiro “África de Bike” é se hospedar dentro da região dos vinhedos e ter vivências únicas como piquenique, degustação de vinhos e tour pela fazenda, e pedalar pelas melhores vinícolas sul-africanas, em Stellenbosch, brindando a cada parada e degustando as melhores safras da região. Cape Town também será palco para pedais incríveis, com direito a brindes ao final de cada rota e experiências gastronômicas locais. Para fechar a viagem, é possível fazer um safári em um Game Reserve com a possibilidade de ver de perto um dos Big 5.
Confira o roteiro: Bike na África do Sul
Bike no México
Que tal conhecer as belezas da Península de Yucatán em um incrível passeio de bike? Ao longo do roteiro, visitaremos diversos lugares fascinantes, como a zona arqueológica de Chichén Itzá, Patrimônio Mundial da UNESCO, e outros sítios arqueológicos majestosos como Coba, Ek Balam e Tulum. A charmosa cidade colonial de Valladolid, fundada em 1545 e declarada “Cidade Mágica do México” em 2012, é o ponto de partida para vários dias de exploração pela rica natureza da região. O roteiro inclui banhos refrescantes nos famosos cenotes de Yucatán e passeio pela Reserva da Biosfera Sian Ka’an, com suas águas cristalinas e sua vegetação exuberante, reconhecida como um dos parques nacionais mais ricos em flora e fauna da América Latina.
Confira o roteiro: Bike no México
Bike na Grécia
O arquipélago Cíclades, composto por mais de 30 ilhas, foi o berço da primeira civilização europeia. Nesse local, destacam-se as típicas casas cúbicas brancas com janelas venezianas azuis, as infinitas vielas, as belas formações rochosas e o mar azul-turquesa. Este grupo de ilhas está localizado no mar Egeu, ao sul da Grécia, e é famoso por destinos como Santorini e Mykonos, além de outros menos visitados, mas igualmente belos como Kythnos, Seriphos, Syros, Kea, Poros e Aegina. Em um roteiro de bike pela região, é possível conhecer de perto toda a riqueza histórica, cultural e natural da região.
Confira o roteiro: Bike na Grécia
Bike na Croácia
Já imaginou conhecer Dubrovnik, Sipan, Mljet, Lastovo, Korcula, Hvar, Brac e Split em um roteiro que combina bike e barco? Um dos países mais apaixonantes da Europa, a Croácia é um destino que proporciona ótimas experiências de pedal. Os pontos altos da programação incluem o centro da cidade de Split, Hvar, Dubrovnik, listados como Patrimônio Mundial da UNESCO, as praias de águas cristalinas, vinhas, bosques de pinheiro, ilhas com vilas históricas, aldeias antigas e o Mljet National Park, um parque de natureza mediterrânea exuberante. Mar e terra, cultura e natureza, história e gastronomia interagem entre si, proporcionando aos visitantes um roteiro diverso e surpreendentemente interessante.
Confira o roteiro: Bike na Croácia
Bike no Vietnã
O Vietnã é um país de contrastes, marcado por cidades movimentadas e áreas rurais pacatas, com tradições profundamente arraigadas. Para quem busca experiências de ciclismo pelo mundo, esse é um destino encantador. Um roteiro de bike pelo Vietnã proporciona diversas vivências culturais, gastronômicas e de contato com a natureza. Entre os atrativos, estão as cidades históricas, os famosos campos verdes de arroz, os templos e pagodes, os majestosos monumentos dos imperadores vietnamitas e muito mais. Para tornar a experiência ainda mais fascinante, a sugestão é combinar passeios de bicicleta e passeios de barco, explorando e descobrindo o país de um canto ao outro.
Confira o roteiro: Bike no Vietnã
Bike em Santiago de Compostela
Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, é mundialmente conhecida como um dos principais destinos de peregrinação cristã. Para explorar a região, há diferentes caminhos, sendo os principais o Caminho Francês e o Caminho Português. Na versão portuguesa, em um roteiro especial de bike, pedalamos pelo litoral de Portugal até a Espanha, apreciando a arquitetura, a gastronomia, as tradições locais e as belezas naturais. Por combinar dois países, o Caminho Português é repleto de riquezas históricas e culturais, como o centro histórico do Porto, a igreja de Santiago em Arcada e a Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela.
Confira o roteiro: Bike em Santiago de Compostela
Gostou das nossas sugestões de destinos para viajar de bike?
Se tiver alguma dúvida ou quiser mais indicações, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Estamos aqui para te ajudar a planejar a melhor experiência, respeitando seu perfil, condicionamento físico e preferências de viagem.
Confira também nossa seleção “Viagens de Bike”