Skip to main content
search

Além dos atributos mais emblemáticos que fazem a fama da Suíça (como suas instituições bancárias, relógios, queijos, chocolates, montanhas e lagos), há outras três características que marcam fortemente o país: sua pontualidade, sua organização e seu sistema de transporte – do qual falaremos a seguir.

Viagem de trem pela Europa: saiba por que a Suíça é um dos países mais fascinantes para passeios via estrada de ferro

O Swiss Travel System, como é chamado, permite que os turistas conheçam praticamente todos os cantos da Suíça, seja por trem, ônibus ou barco. Os trens, que têm suas saídas cronometradas – nem um minuto a mais, nem um minuto a menos –, oferecem aos visitantes uma verdadeira experiência em meio aos cenários montanhosos do país. 

Para utilizar o transporte, há duas opções: comprar os tickets individualmente ou usar o Swiss Travel Pass (este último também dá direito à entrada em vários museus e descontos em teleféricos). A escolha, portanto, irá depender do roteiro previsto: se a ideia é conhecer uma ou duas cidades, talvez o ideal seja adquirir os tickets de forma individual, já para quem deseja conhecer várias cidades, visitar museus e fazer bate-volta para montanhas e lagos, o Swiss Travel Pass é a melhor pedida. 

Dentro do Swiss Travel Pass, o visitante pode optar por um ticket “normal”, com validade de 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos, ou adquirir o ticket flex, que pode ser utilizado em dias alternados e em quantidade de dias não definidos, desde que dentro do período de um mês.

As experiências pelas montanhas da Suíça são divididas em:

Grand Train Tour: considerado o melhor e o mais completo passeio de trem pelo país, o Grand Train Tour foi planejado para que o visitante percorra todas as famosas linhas panorâmicas premium em uma espetacular viagem de ida e volta. Alguns dos destaques dessa viagem são o Glacier Garden em Lucerna, o Castelo de Chillon em Montreux, as Cataratas do Reno, Matterhorn e Jungfraujoch.

Trens Panorâmicos Premium: GoldenPass Express, Glacier Express, Bernina Express, Gotthard Panorama Express e Luzern-Interlaken Express. 

Excursões de Montanha: Glacier 3000, Gornergrat, Jungfraujoch, Rigi, Schilthorn, Brienz Rothorn Railway, CabriO Stanserhorn, Grindelwald First, Harder Kulm, Matterhorn Glacier Paradise, Monte Generoso/Capolago, Pilatus, Rochers-de-Naye, Rothorn – Zermatt, Schynige Platte, Stoos, Sunnegga – Zermatt e Titlis.

Rotas Cênicas: GoldenPass Panoramic, Lake Lucerne Cruises, BLS RegioExpress Lötschberger, BLS Boat Cruises on Lake Thun and Lake Brienz, Central Alps Passes PostBus Route, Domodossola to Brissago Islands by Train and Boat, Palm Express, Treno Gottardo, Vigezzina-Centovalli-Railway e Voralpen-Express. 

Rotas Temáticas: Cookie Train, Cheese Train, Chocolate Train e Globi-Express.

Como você pode perceber, fazer uma viagem de trem pela Suíça é uma experiência super recomendada, independentemente se a sua viagem é curta ou longa, já que há diversas opções de rotas.

Dentre todas as disponíveis, as que costumam ser mais requisitadas são as dos trens panorâmicos; em especial, a GoldenPass Express, a Glacier Express, a Bernina Express e a Gotthard Panorama Express – que fazem parte do nosso roteiro Viagem de Trem pelas Montanhas da Suíça. Saiba mais sobre elas a seguir!

Trem na Suíça: conheça algumas das principais rotas

GoldenPass Express – De Interlaken a Montreux

Mapa mostrando a rota de trem Golden Pass Express na Suíça

Crédito da imagem: mystsnet

Em uma das rotas de trem mais pitorescas da Europa, o GoldenPass Express oferece uma experiência de viagem perfeita e confortável. A viagem começa em Interlaken e continua via Gstaad, Château-d’Oex e Montbovon até Montreux, a parada final da jornada. Claro, os hóspedes também podem começar sua viagem em Montreux.

Foto mostrando o trem na rota Golden Pass Express na Suíça

Crédito da imagem: mystsnet

Glacier Express – De Zermatt a St. Moritz

Mapa mostrando a rota de trem Glacier Express na Suíça

Créditos da imagem: mystsnet

Um dos passeios de trem mais procurados na Suíça é o Glacier Express, que leva os viajantes de Zermatt, localizada aos pés da montanha de Matterhorn, à charmosa St. Moritz, cercado pelos Alpes Suíços. Desfiladeiros profundos, lagos cintilantes, aldeias nas montanhas, 291 pontes e 91 túneis: o Glacier Express oferece tudo isso e muito mais durante uma viagem de pouco menos de oito horas. 

Foto mostrando o trem na rota Glacier Express na Suíça

Crédito da imagem: mystsnet

Bernina Express – De Lugano/Bellinzona a Chur

Mapa mostrando a rota de trem Bernina Express na Suíça

Créditos da imagem: mystsnet

Este trem panorâmico premium conecta o norte da Europa ao sul – passando direto pelo Patrimônio Mundial da UNESCO das Ferrovias Réticas. Os viajantes são presenteados com vistas maravilhosas como a curva de Montebello, com vista para o maciço de Bernina, a geleira Morteratsch, os três lagos Lej Pitschen, Lej Nair e Lago Bianco, o Alp Grüm e o Viaduto Circular Brusio.

Foto mostrando o trem na rota Bernina Express na Suíça

Crédito da imagem: mystsnet

Gotthard Panorama Express – De Lugano/Bellinzona a Lucerna/Arth-Goldau

Mapa mostrando a rota de trem Gotthard Express na Suíça

Crédito da imagem: mystsnet

Começando em Lugano, famosa por suas montanhas e colinas, ou Bellinzona, a jornada leva os viajantes até Lucerna, atravessando a bela paisagem do Lago Lucerna. Alternativamente, os viajantes podem ficar no trem panorâmico até Arth-Goldau, com acesso direto à rede da Rigi Railways. Muitos locais repletos de história recebem os hóspedes com seus encantos suíços originais.

Foto mostrando o trem na rota Gottard Express na Suíça

Crédito da imagem: mystsnet

Para finalizar, destaque para: Engelberg, Monte Titlis e Andermatt

Não há dúvidas de que a Suíça é um destino fascinante. Além dos passeios de trem, que se tornaram um atrativo à parte, o país é cheio de belezas naturais, opções de esportes ao ar livre, ótimos restaurantes, passeios culturais e históricos. 

Mas, na nossa opinião, se tem lugares que você não pode deixar de conhecer em uma viagem à Suíça, esses lugares são o vilarejo de Engelberg, aos pés do imponente Monte Titlis, o próprio Monte Titlis e a charmosa Andermatt

Leia também: Suíça: terra do chocolate, montanhas, vilas, natureza e aventura

Apesar de a vila de Engelberg ser bem pequena, é considerada o maior complexo turístico de montanha da região central da Suíça, com diversas atrações de atividades em qualquer época do ano. O Monte Titlis é a montanha mais famosa do vale e uma de suas principais atrações.

Para chegar ao topo, utiliza-se o Titlis Xpress e o Titlis Rotair; o primeiro teleférico giratório do mundo. De lá de cima, é possível ter uma vista 360º dos Alpes Suíços – algo realmente espetacular – e ter outras experiências como caminhar pela ponte suspensa mais alta da Europa (a Cliff Walk), visitar uma caverna de gelo a 3.020 metros de altitude (o Glaciar Cave), conhecer o incrível Lago Trübsee, descer do alto da montanha de tirolesa, andar de trotti bike e muito mais!

Já Andermatt é uma vila no coração dos Alpes Suíços e de onde se tem acesso às principais áreas de esqui do país. Além de forte em esportes de inverno, o local é muito interessante para quem gosta de fazer passeios a pé guiados para conhecer mais da história e cultura local. 

Quer embarcar nesta incrível experiência sobre trilhos?

Ficou claro que conhecer a Suíça sobre trilhos é uma experiência e tanto, não é? Em resumo, você pode se deslocar para todos os cantos do país em uma viagem de trem e se encantar com as vistas panorâmicas que essa programação oferece. Mas atenção: como dissemos, tudo no país é cronometrado e extremamente organizado; por isso, não se esqueça de checar com frequência o seu relógio!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso roteiro.

Deixe um comentário

Close Menu