Atualmente, o voo comercial mais longo do mundo é operado pela companhia aérea asiática Singapore Airlines. A rota liga a América do Norte à Ásia – mais precisamente o Aeroporto JFK (que atende a cidade de Nova York, nos Estados Unidos) a Changi, em Cingapura – em aproximadamente 19 horas, sem escalas.
Mas, afinal, como é cruzar o planeta a bordo do voo mais longo do mundo?
Voo mais longo do mundo: saiba como é a experiência de voar por quase 19 horas seguidas
Os voos são realizados com aviões Airbus A350-900, especialmente projetados para voos de longuíssima extensão. Para garantir uma viagem segura e confortável a todos, a bordo vão no máximo 161 passageiros, dispostos em duas classes: a executiva e a chamada “econômica premium”, que, comparada às econômicas tradicionais, tem mais espaço entre os assentos e nos espaços dedicados aos pés.
Além de gerar mais espaço e conforto, essa diminuição da capacidade de viajantes tem como função deixar a aeronave mais leve. Dessa forma, é possível alcançar distâncias mais longas sem a necessidade de reabastecimento.
Outros detalhes também foram pensados a fim de gerar mais conforto para os passageiros. O sistema de iluminação da aeronave, por exemplo, simula os diversos períodos do dia, como o amanhecer, o pôr do sol e a escuridão da noite – com o propósito de proporcionar uma melhor qualidade do sono durante o voo. O interior do avião também oferece níveis de umidade mais altos se comparados a aviões comuns, o que também deixa a viagem mais cômoda para os passageiros.
Serviço de bordo e entretenimento no voo
Como era de se esperar, o serviço de bordo do voo mais longo do mundo é impecável. A Singapore Airlines fechou parceria com a Golden Door, referência mundial em experiências luxuosas de spa, para servir refeições saudáveis, hidratantes e de digestão mais leve para ajudar o corpo a se manter descansado durante toda a viagem.
A parceria se estendeu para além dos pratos. As empresas montaram uma sequência de exercícios de alongamento que melhoram a circulação.
Outro ponto que não poderia ficar de fora é o entretenimento. A bordo do voo mais longo do mundo, o passageiro encontra uma seleção bem ampla de filmes, documentários e séries dos mais variados estilos, além de jogos e músicas. Mesmo que não seja fácil quase 19 horas seguidas no ar, com todos os serviços e diferenciais da Singapore Airlines, os passageiros costumam sentir menos incômodos e mal-estares.
Em breve, um novo recorde: 20 horas ininterruptas no ar
Nos próximos anos, teremos um novo voo mais longo do mundo.
A Qantas, companhia aérea australiana, vinha estudando colocar em prática o Project Sunrise ou “Projeto Amanhecer”: uma série de rotas super longas conectando a Austrália a grandes cidades do mundo como Londres e Nova York.
Em maio deste ano (2022), a companhia anunciou ter firmado um contrato com a Airbus para a aquisição dos aviões que farão tais percursos, sendo o mais longo deles – o que deve bater o recorde – com duração de 20 horas sem escalas. O início das operações deve acontecer entre 2024 e 2025.
E aí… Você encararia um voo tão longo assim?
Acabei de fazer 14000 km de Curitiba a Sydney, ou seja Curitiba-Santiago-Santiago-Alckland-Alckland- Sydney, ufa,é meio desgastante viu!! Mais Fantástico.
Uau! É cansativo, mas, como você disse, fantástico!