Se você sonha em conhecer Machu Picchu, no Peru, e já começou a se planejar para viver essa experiência, muito provavelmente chegou a uma dúvida bastante comum: trem para Machu Picchu. Como funciona?
De fato, são vários os pontos a serem considerados numa viagem a Machu Picchu, mas, com as informações e dicas que vamos compartilhar nesta matéria, ficará mais fácil de entender como é a rota e o passeio de trem que leva até a Cidade Perdida dos Incas.
Machu Picchu: como chegar?
Primeiramente, vale dizer que há três principais formas para chegar a Machu Picchu: pela trilha inca, pelo caminho da hidrelétrica e por trem, sendo esta última a maneira mais rápida e confortável. O ponto de partida costuma ser Cusco, mas de lá é preciso se locomover até alguma das estações de embarque e seguir então pela estrada de ferro.
As principais estações são:
1) Poroy, que fica a cerca de 25 minutos de Cusco (trajeto normalmente feito em táxi) e 3h50 de trem de Aguas Calientes. Importante saber: os trens que partem de Poroy são menos frequentes e mais caros. Além disso, de janeiro a abril, normalmente, os trens não costumam operar nessa estação devido às chuvas.
2) Ollantaytambo, na região do Valle Sagrado, que fica a cerca de 1h50 de Cusco (pode-se contratar um transfer para esse percurso ou aproveitar o tour do Valle Sagrado para embarcar na sequência, como muitas pessoas fazem) e 1h40 de trem de Aguas Calientes.
Outra estação de embarque é Urubamba, mas bem menos utilizada por turistas.
Trem para Machu Picchu: como funciona?
Considerando então que você irá optar por ir a Machu Picchu de trem, a maneira mais confortável, vamos a outro ponto importante. Saiba que o trem não chega exatamente a Machu Picchu, mas sim à estação de Aguas Calientes, uma pequena e charmosa cidade, citada brevemente logo ali em cima, que é a base para o passeio até Machu Picchu.
De Aguas Calientes, você poderá seguir até Machu Picchu em ônibus (cerca de 20 minutos) ou em uma trilha a pé – neste caso, prepare-se para uma intensa, mas linda, subida!
Ou seja, não existe um trem que vai de Cusco a Machu Picchu.
Em resumo, esta é a rota: Cusco (de onde você irá se locomover de táxi até a…) → Estação de Embarque – Poroy, Ollantaytambo ou Urubamba (de onde você pegará um trem até…) → Águas Calientes (de onde você pegará um ônibus ou uma trilha a pé até…) → Machu Picchu.
Para a volta, considere o caminho inverso.
Trem para Machu Picchu: qual escolher?
Agora que você já sabe como se locomover de Cusco a Machu Picchu, afinal, que trem escolher?
Essa decisão depende muito do que você busca. Nós da Adventure Club prezamos muito pelas experiências personalizadas e exclusivas, e por isso recomendamos o Belmond Hiram Bingham. Inclusive, este é o trem que selecionamos para o nosso roteiro de sete dias pelo Peru, passando por Lima, Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu.
Confira o roteiro: Machu Picchu By Belmond – 7 dias
Trem para Machu Picchu: Belmond Hiram Bingham
A maneira mais exclusiva de viajar para Machu Picchu é no luxuoso e all-inclusive Belmond Hiram Bingham. Não por acaso, esse é considerado um dos melhores passeios de trem do mundo! Durante a viagem, os turistas usufruem do melhor da gastronomia peruana, além de um serviço de primeira classe e entretenimento a bordo. Tudo isso, claro, contemplando as belas paisagens do Urubamba e do Valle Sagrado dos Incas.
Quer embarcar com a gente nessa experiência?
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe.
Quer conhecer outros destinos do Peru?
Confira nosso pacote de viagem para o Peru