Skip to main content
search

Não é exagero algum dizer que o Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena, é um dos cenários mais exuberantes do mundo. A região, famosa por suas grandes montanhas, geleiras, lagos e animais selvagens, atrai visitantes do mundo inteiro, principalmente na alta temporada – de novembro a março. 

Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena

Para conhecer o parque, há inúmeras trilhas; algumas mais curtas e outras mais extensas, reunidas em dois caminhos principais: o Circuito W e o Circuito O. Mas, afinal, qual deles escolher? A seguir, explicaremos as principais diferenças, mas podemos adiantar que essa decisão deve levar em consideração, principalmente, o tempo disponível para a viagem e o condicionamento físico do visitante.

Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena

Abaixo, reunimos algumas informações importantes que você deve considerar na hora de planejar a sua viagem para Torres del Paine.

Torres del Paine: conheça o Circuito W

O Circuito W tem cerca de 70 km e é o mais percorrido entre os visitantes do Parque Nacional Torres del Paine, primeiro porque demanda menos tempo e segundo porque exige um menor grau de condicionamento físico comparado ao Circuito O.

O Circuito W é percorrido entre quatro e seis dias e passa por três das atrações mais famosas do parque: o Glaciar Grey, o Vale Britânico e o Mirador Torres (o ponto mais alto do percurso, com 850 metros). No caminho, é possível dormir em campings, chalés ou refúgios. 

O nome “Circuito W” se deve ao fato de que a trilha completa faz um “desenho” similar à letra W no meio do maciço Paine.

Em resumo:

Circuito W
Distância: 70 Km
Duração: 4/6 dias
Ganho elevação: 2100m
Ponto mais alto: Mirador Torres – 850m

Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena

Torres del Paine: conheça o Circuito O

Os mais aventureiros que desejam explorar o máximo possível toda a beleza do local podem escolher, se assim preferirem, o Circuito O, o mais longo e mais completo.

O Circuito O é circular – por essa razão, leva esse nome –, e contorna toda a cadeia de montanhas do parque. Esse percurso inclui as trilhas do Circuito W, além de outros locais menos visitados, mas igualmente belos como o Glaciar Los Perros e o Paso John Gardner (o ponto mais alto do percurso, com 1220 metros). No caminho, é possível dormir em campings, chalés ou refúgios. 

O Circuito O leva de seis a oito dias e é um trekking bastante desafiador. Por isso, é recomendado a quem deseja percorrer esse caminho ter experiência em trilhas de longa distância e ótimo condicionamento físico.

Em resumo:

Circuito O
Distância: 130 km
Duração: 6-8 dias
Ganho de elevação: 4500m
Ponto mais alto: Paso John Gardner – 1220m

Torres del Paine: quando ir?

A melhor época para visitar Torres del Paine é entre novembro e março. Nesse período, os dias são mais longos, a temperatura é mais amena – ainda assim, raramente passa de 20º C –, e o tempo, mais propício para longas caminhadas. Contudo, como se trata de alta temporada, é preciso reservar os hotéis e refúgios com bastante antecedência, já que a procura pelos turistas é grande.

Trekking em Torres del Paine com a Adventure Club

A Adventure Club, uma das primeiras agências do Brasil especializadas em turismo de natureza, em parceria com uma equipe especialista em roteiros de trekkings na América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania, preparou um roteiro especial para aqueles que desejam percorrer o Circuito O em Torres del Paine.

Serão 8 dias caminhando por 130km de paisagens inesquecíveis, como o Mirador Britânico, o Lago Nordenskjöld e o Paso John Gardner, com todo conforto dos refúgios no Parque Nacional mais bem estruturado da América do Sul. Nível de dificuldade deste roteiro: física: difícil / técnica: moderado – difícil.

Vamos conosco nesta aventura?

Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena

Parceria Adventure Club e Mundo Terra

A Adventure Club é parceira da Mundo Terra, loja brasileira referência em artigos esportivos. Lá, você irá encontrar tudo que precisa para trekking e outras atividades na natureza. Clientes da Adventure Club contam com benefícios exclusivos para adquirir produtos tanto nas lojas físicas quanto na loja online. 

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu