O outono no Brasil (e em todo o Hemisfério Sul) começa entre os dias 20 e 21 de março e se estende até 20 ou 21 de junho. Essa estação, que marca a transição entre o verão e o inverno, apresenta algumas características bem marcantes, como baixa gradativa das temperaturas diárias (principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul), ventos mais fortes, menos incidência de chuvas e diminuição da umidade do ar.
Tais alterações climáticas podem ser sentidas também no plano visual, já que as paisagens transformam-se por completo. A imagem mais emblemática da estação é a queda de frutos e folhas — que, dependendo da região, apresentam incríveis tons amarelados e alaranjados.
Viajar no outono: uma boa opção? Quais são os destinos brasileiros recomendados?
Às vezes, nos prendemos à ideia de que o verão e o inverno são as melhores épocas para viajar pelo Brasil, não é? E, de fato, dependendo do destino, essas podem ser as estações mais indicadas. No entanto, há diversos lugares em que o outono tem papel de destaque e é o responsável por encantar ainda mais os visitantes. Quer saber quais são eles?
Estrada Real, Minas Gerais
A Estrada Real abrange três estados — Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro — e, assim, pode haver uma pequena variação entre um lugar e outro. Em Minas Gerais, a partir do mês de abril, as temperaturas diminuem, o clima começa a ficar seco, o céu, bem azul e o pôr do sol ganha uma tonalidade alaranjada espetacular. Por isso, o outono é considerado um ótimo mês para visitar a Estrada Real, já que, além de muita história e cultura, os visitantes contemplam as melhores paisagens.
Leia também: Uma estrada, quatro caminhos: as belezas da Estrada Real
Chapada dos Veadeiros, Goiás
O outono marca o início da estação seca na Chapada dos Veadeiros. Essa é a melhor época para quem quer aproveitar as diversas atividades de ecoturismo que a região oferece, como trilhas, caminhadas, escaladas, rapel e canionismo. Como a incidência de chuvas é menor, fica muito mais tranquilo para tais experiências. Além disso, a vegetação fica mais verde e é tomada por flores do cerrado, que dão um toque especial aos cenários.
Chapada Diamantina, Bahia
A Chapada Diamantina, um dos destinos mais procurados entre os amantes de ecoturismo e turismo de aventura, é outra excelente opção para uma viagem no outono. Nessa época, há menor incidência de chuvas na região, o que favorece atividades como rapel, caminhadas, trilhas e expedições. Além disso, nesse período, o sol fica numa posição estratégica para iluminar o Poço Azul e o Poço Encantado, um fenômeno que se tornou uma das principais atrações da Chapada.
Serra da Capivara, Piauí
A Serra da Capivara, onde se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, possui diversos atrativos ao ar livre e algumas trilhas no percurso. O outono é uma época bastante indicada para visitar o destino, pois o clima é mais ameno e a vegetação típica da Caatinga, mais verdinha; ambos proporcionando um ambiente mais propício às caminhadas.
Você sabia? A Serra da Capivara foi o único destino brasileiro a aparecer na lista de viagens de 2022 publicada pelo The New York Times. Saiba mais!
Pantanal, Mato Grosso
Os meses de outono fazem parte do período de estiagem no Pantanal e são os mais recomendados para quem tem como foco principal de viagem a observação de aves e outros animais. É durante essa estação que o nível da água começa a baixar, os mamíferos voltam a circular e os lagos remanescentes tornam-se abrigo para diferentes espécies de peixes — que, por sua vez, viram alimento para as aves.
Paraty, Rio de Janeiro
Já tinha pensado em considerar Paraty, no Rio de Janeiro, como um possível destino para a sua próxima viagem de outono? Nessa estação, há baixa incidência de chuvas na região, o que permite uma experiência ainda mais agradável pelo famoso centro histórico (e suas ruas de paralelepípedos) e pelas praias, já que os dias permanecem ensolarados.
Aparados da Serra, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul
O outono marca o início da temporada de trilhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde se encontra, entre outros, um dos cânions mais famosos do Brasil: o Cânion Itaimbezinho. Nessa época, além de as temperaturas estarem frescas e agradáveis, há grandes chances de céu limpo, o que proporciona um visual de tirar o fôlego lá no alto dos cânions.
Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu é um destino que atrai multidões de turistas o ano inteiro. E não é para menos… é lá que se encontra o maior conjunto de quedas d’água do planeta e uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo: as Cataratas do Iguaçu. Para visitar esse espetáculo, os meses de outono, que marcam o início de um período relativamente seco, são excelentes.
Descubra onde estão as 7 Maravilhas Naturais do Mundo
Florianópolis, Santa Catarina
Florianópolis tem sua alta temporada no verão, porém os meses de outono não deixam de ser ótimas pedidas para quem planeja uma viagem à capital catarinense — principalmente para aqueles que preferem uma programação mais tranquila, com menos filas e circulação de turistas. Nessa época, os dias ainda estão quentes, então é possível curtir as praias e as diferentes atividades ao ar livre que o local oferece.
Jalapão, Tocantins
O Jalapão é um lugar para ser visitado o ano inteiro, mas é no outono, que marca o início da seca na região, que os visuais ficam ainda mais impressionantes. Principalmente depois de maio, é possível avistar uma vegetação bem verdinha, se encantar com a beleza das dunas de areia e curtir as piscinas naturais, as cachoeiras, os rios e os fervedouros. Tudo isso sem contar que nessa estação as temperaturas ficam mais amenas.
E você, já visitou algum desses destinos no outono?
Qual outro não pode ficar de fora desta lista? Conta pra gente aqui nos comentários!