O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, reúne o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas. Criado em 1979 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991, o parque tem como principal porta de entrada o município de São Raimundo Nonato.
O surgimento e a importância do Parque Nacional Serra da Capivara
O surgimento do Parque Nacional Serra da Capivara remonta à década de 70, quando a arqueóloga Niède Guidon chegou à região e revolucionou o que até então se sabia sobre a presença humana no continente americano.
Após anos de pesquisas e escavações, a arqueóloga e sua equipe encontraram vestígios que confirmam que os nossos antepassados viveram na região há mais de 50 mil anos, contrariando a teoria de que teriam chegado ao continente americano há aproximadamente 14 mil anos.
Como chegar na Serra da Capivara?
Para visitantes que partem de estados mais distantes, a maneira mais comum de chegar à Serra da Capivara é aterrissar na capital Teresina ou em Petrolina e, dessas cidades, deslocar-se para São Raimundo Nonato, a principal porta de entrada para o parque. Teresina está a pouco mais de 500 km de São Raimundo, e Petrolina, a aproximadamente 300 km.
Outra opção é chegar diretamente a São Raimundo Nonato. O município inaugurou um aeroporto que já conta com voos operados pela companhia aérea Azul. As aeronaves são menores e os voos têm um custo mais alto que as rotas tradicionais, mas a viagem é mais rápida e menos cansativa.
Para visitar o parque e conhecer seus atrativos, é necessário estar na companhia de um guia. A Adventure Club trabalha em conjunto com grandes operadores e especialistas locais, tornando sua viagem confortável e enriquecedora.
Confira os nossos roteiros para a Serra da Capivara
Qual a melhor época para viajar para a Serra da Capivara?
Antes de planejar a sua viagem à Serra da Capivara, é importante saber que a região apresenta duas estações distintas e bem definidas: a de seca e a de chuvas.
A de seca, localmente conhecida como “verão”, ocorre entre os meses de maio e novembro. Esse costuma ser o período preferido entre os viajantes, pois os dias são melhor aproveitados embora o sol forte contribua para aumentar a sensação de calor. A vegetação é variada e colorida, com cores quentes e tons terrosos.
A época de chuvas, conhecida na região como “inverno”, acontece entre os meses de dezembro e abril. Em pouquíssimo tempo, o que era seco ganha vida. A vegetação nesse período é tomada por folhas, tornando o ambiente mais sombreado para as caminhadas, e o cenário fica predominantemente verde.
O que fazer na Serra da Capivara?
Com uma área de aproximadamente 130.000 hectares, há muito o que fazer e conhecer na Serra da Capivara. Confira a seguir alguns dos principais atrativos!
1. O maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil
Sem dúvidas, o principal atrativo e motivo pelo qual chegam visitantes, pesquisadores e historiadores ao Parque Nacional Serra da Capivara são os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres presentes no local.
O passeio normalmente começa pelo Desfiladeiro da Capivara, o primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito, é possível visitar vários sítios arqueológicos para observar as pinturas rupestres.
Alguns pontos importantes deste circuito são a Toca da Entrada do Pajaú, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram na região, e a Toca do Paraguaio, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde, após uma escavação, foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos.
A programação segue com visita a outros circuitos, como Serra Branca e Sítio do Meio, chegando ao Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque. Além dos sítios arqueológicos, lá se encontra a famosa Pedra Furada, monumento geológico e cartão-postal do parque.
É imperdível fazer o passeio noturno ao Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos).
Confira o Diário de Bordo da nossa diretora, Eliane Leite: Serra da Capivara: uma surpresa além do esperado
2. Belezas naturais que não ficam para trás
Além dos tesouros históricos e arqueológicos, o Parque Nacional Serra da Capivara impressiona seus visitantes com as suas belezas naturais. A região é repleta de vales, montanhas, cânions, cavernas e fauna e flora típicas da Caatinga.
Alguns locais com grande destaque são a Pedra Furada, citada aqui anteriormente, a Toca do Pedro Rodrigues, que oferece uma vista panorâmica belíssima, e o Baixão das Andorinhas, de onde o visitante é contemplado com uma bela vista de um cânion e tem a oportunidade de ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza.
Leia também: Trilhas na Serra da Capivara para desbravar tesouros arqueológicos e naturais
3. Fauna e flora típicas do bioma Caatinga
A Serra da Capivara está inserida em uma região de bioma Caatinga, cujas principais características são clima semiárido, temperaturas elevadas e vegetação rasteira.
Algumas das plantas mais comumente encontradas no bioma são mandacaru, jurema-preta, barbatimão, aroeira, angico e carnaúba. Já em relação à fauna, é possível encontrar capivaras, cotias, tamanduás, gaviões, mocós e outras espécies de animais importantes para o ecossistema local, além de uma grande diversidade de pássaros.
Para conhecer a fauna e a flora da Serra da Capivara de uma forma muito especial, é imperdível visitar o Museu da Natureza, uma exposição que mostra a criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e da flora, resultando no que temos no momento atual.
4. Museu do Homem Americano
O Museu do Homem Americano tem como propósito divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na Serra da Capivara.
A exposição apresenta os resultados de mais de quatro décadas de pesquisas realizadas na região do parque, começando com uma visão da evolução dos hominídeos e a amostra das teorias sobre o povoamento da América. Em seguida, são abordados aspectos da vida do Homo sapiens na região durante o Pleistoceno e o Holoceno.
Seguindo o percurso, o visitante conhece a história da escavação arqueológica do sítio do Boqueirão da Pedra Furada, que revelou a presença humana na região desde o Pleistoceno.
No mezanino, são exibidos instrumentos pré-históricos, esqueletos e urnas funerárias. Nas últimas salas, são apresentados os ossos, as imagens desenhadas e a descrição da megafauna que viveu na região. Para encerrar, a exposição traz amostras da biodiversidade atual.
Confira os nossos roteiros para a Serra da Capivara
5. Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara
A Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara é um projeto idealizado pela arqueóloga Niède Guidon como alternativa de trabalho e fonte de renda para as famílias da região. Hoje, os produtos são comercializados em grandes lojas do Brasil como Tok&Stok e Etna e exportados para países como Itália, Espanha e Estados Unidos.
Os visitantes podem visitar o local, que está situado no povoado Barreirinho, e adquirir canecas, pratos, copos, porta-incenso e diversos outros produtos feitos artesanalmente e inspirados nas pinturas rupestres. Ótima oportunidade para levar para casa uma peça cheia de personalidade e apoiar a cultura local.
O que levar na mala em uma viagem à Serra da Capivara?
De forma geral, alguns itens são indispensáveis em uma viagem para a Serra da Capivara, como:
- Roupas leves e confortáveis
- Calçados confortáveis e, de preferência, específicos para caminhadas, como botas de trekking
- Chapéu ou boné para proteger o rosto e a cabeça do sol forte
- Protetor solar
- Repelente de insetos
Agora que você descobriu (quase) tudo que precisa saber sobre a Serra da Capivara, no Piauí, deve ter ficado com vontade de viajar para lá, certo?
Se sim, conte com a Adventure Club para planejar essa viagem! Nossos roteiros são feitos em parceria com grandes especialistas e parceiros locais. Fale com a nossa equipe e confira mais informações e detalhes dos nossos roteiros para a Serra da Capivara.