Na semana passada, embarquei para São Luís para fazer a Rota das Emoções, um famoso percurso turístico que passa pelos Lençóis Maranhenses (Maranhão), Delta do Parnaíba (Piauí) e Jericoacoara (Ceará).
Já estive nos Lençóis anos atrás, em 2016, com a minha mãe e as minhas filhas e foi maravilhoso. Desta vez, porém, o objetivo da viagem foi um pouquinho diferente… Uma viagem “técnica”, por assim dizer. Visitei pousadas, experimentei novos restaurantes e conversei com hoteleiros e fornecedores locais para aprimorarmos ainda mais os nossos roteiros.
Os destinos que fazem parte da Rota das Emoções se caracterizam por uma época chuvosa (primeiro semestre do ano) e outra de seca (segundo semestre). Para fazer a rota completa, passando pelos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, o período mais indicado é entre junho e setembro, quando os Lençóis estão com lagoas cheias e sol constante.
A Rota pode ser feita em qualquer direção, de acordo com a preferência do visitante. Começando por Jericoacoara, por exemplo, você fecha com chave de ouro com as paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses. Lembre-se, porém, que as lagoas vão secando ao longo da temporada. Iniciando pelos Lençóis Maranhenses, a depender da época da viagem, há maiores chances de ver as lagoas volumosas e, no final, curtir a deliciosa Jeri.
Uma viagem pela Rota das Emoções pode incluir pernoites em diferentes locais, como São Luís, Santo Amaro, Barreirinhas, Atins, Parnaíba, Barra Grande do Piauí, Jericoacoara e Fortaleza. No entanto, para dormir em todas essas bases e aproveitar os principais atrativos, a viagem precisaria durar entre 15 e 20 dias. Mas em 10 dias você consegue fazer uma programação bem completinha se hospedando em cinco ou seis cidades.
Outro ponto que acho interessante levantar, e que gera dúvidas para muitos clientes, é se essa programação é recomendada para crianças. E a resposta é, com toda certeza, SIM! Já fui com as minhas filhas anos atrás, quando elas eram bem pequenas, e desta vez voltei com a Gabi, já maiorzinha.
Hospedagens que visitei e recomendo na Rota das Emoções
Uma das perguntas que mais recebi foi “quais as hospedagens recomendadas?”. Por isso, o foco aqui é falar sobre as pousadas em que me hospedei e aprovei. Quer saber quais são elas? Confira a seguir a minha lista pessoal das 9 melhores hospedagens na Rota das Emoções.
Vila Aty – Atins
O Lodge Vila Aty nasceu com a intenção de aproximar o visitante das experiências naturais que Atins pode proporcionar. Por isso, oferece passeios e atividades que criam um ambiente de total desconexão com a correria do cotidiano. O tempo parece passar mais devagar, e o ambiente paradisíaco fará você relaxar por toda a sua estadia.
O local oferece diversas experiências como massagens, jantares especiais, happy hour na piscina, esportes e expedições. Nessas expedições, os hóspedes contam com serviço de lancha confort privativa, aluguel de quadriciclos e passeios 4×4 para conhecer Atins e as lagoas dos Lençóis Maranhenses. São equipamentos próprios e com qualidade de atendimento do lodge.
Charme Chalé – Atins
O bucólico vilarejo de Atins, uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, encanta com a vida simples, ruas de areia, casas rústicas em meio à restinga e ao mangue. Atins também é privilegiado pela sua posição geográfica, o que proporciona alto índice de ventos, ideal para prática de Kitesurf e outros esportes. É nesta localização que se encontra o Charme Chalé Atins.
Os chalés e suítes foram construídos em madeira de telhado de buriti. As janelas têm venezianas que permitem ventilação natural. A varanda ampla com rede permite um momento de descanso. A área de lounges na areia com espreguiçadeiras pertinho da água permite o dia na praia com conforto. No deck estão as mesas e redes do bar que prestigiam a música ao vivo, para curtir o visual e a música.
Casa de Santo Antônio – Parnaíba
A Casa de Santo Antônio nasceu da recuperação de um imóvel tombado do início do século passado. É composto por 22 suítes (divididas em três categorias principais: suítes coloniais no casarão antigo, suítes de charme no casarão recente e suítes temáticas espalhadas pelos dois) individualmente decoradas e mobiliadas para redespertarem o charme e elegância do passado, mas modernamente equipadas para que os hóspedes possam desfrutar com conforto e requinte das nostalgias do local.
O hotel boutique está situado no centro histórico da cidade de Parnaíba, a poucos minutos de caminhada do Porto das Barcas, um dos pontos de partida para a saída dos barcos que fazem o Delta do Rio Parnaíba. No coração da “Rota das Emoções”, o Delta do Rio Parnaíba é um santuário ecológico de enorme beleza natural. É o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo.
BGK – Barra Grande
Barra Grande, um paraíso escondido no nordeste brasileiro, é onde o vento sopra e a natureza esbanja beleza. Cenário paradisíaco para hospedar praticantes do kitesurf que chegam em busca dos melhores ventos alísios e, os que trazidos pelo vento, querem sol, água morna e praias tranquilas.
Lá se encontra a BGK, uma pousada que integra as características típicas e naturais da região com excelência em serviços e atendimento. De frente para o mar e sob a sombra de um imenso bosque de coqueiros, a BGK oferece hospitalidade, harmonia com suas acomodações que se dividem em Bangalô Essência, Bangalô Frente Mar, Bangalô Coqueiral e Chalé Standard, além de muita aventura com aulas de kitesurf e aluguel de caiaque.
Manati – Barra Grande
O Hotel Manatí fica localizado em uma das praias mais paradisíacas do Litoral Piauiense, oferecendo aos seus visitantes um clima de tranquilidade, sofisticação e privacidade em um ambiente rodeado por belezas exuberantes, coqueirais, praia de areia branca quase deserta e águas mornas que formam piscinas naturais na maré baixa.
O estilo rústico-chique do projeto do hotel harmoniza-se com a paisagem. Composto por 29 apartamentos com decoração caprichada, favorecendo o artesanato piauiense, o local é ideal para o descanso e lazer. Os quartos estão divididos em quatro categorias: Bangalô Frente Mar, Apartamento Luxo, Chalé e Casa de Charme.
Casa de São José – Camocim
Em pleno centro histórico da cidade piscatória de Camocim, de onde sai a balsa que leva às trilhas que conduzem a Jericoacoara, a Casa de São José é um casarão colonial inspirado no conforto e atenção de outros tempos. Um exuberante jardim tropical envolve as 4 suítes e 6 chalés, cuidadosamente decorados e com amplas áreas privativas.
Sob a frescura das bananeiras, dos sapotis e das seriguelas, um espaço equipado para exercícios de alongamento e pilates antecede a piscina, rodeada de confortáveis espreguiçadeiras e estrategicamente localizada, de forma a aproveitar o sol intenso do Nordeste. Das tradicionais redes cearenses, que pontificam um pouco por todo o lado, pode ouvir-se a água da cascata marcando o ritmo tranquilo e repousante dos dias nordestinos.
Baía das Caraúbas – Caraúbas
Numa baía deserta entre Jericoacoara e a Barra dos Remédios, no meio das dunas, construiu-se um “refúgio” para os amantes das aventuras na natureza, que não prescindem do charme e do conforto na simplicidade. São apenas sete bangalôs sobre palafitas de madeira e palha, todos com vista para o mar, para um total de vinte hóspedes. Do lado de fora, a mais rústica natureza. Dentro, conforto e elegância, mas em harmonia com o exterior.
O Baía das Caraúbas está inserido num cenário de praias, dunas e lagoas, entre Jericoacoara e a Barra dos Remédios, que foram eleitas duas das praias mais bonitas do Brasil. Entre agosto e novembro, os ventos sopram perfeitos para a prática dos esportes à vela. Poucos lugares no planeta reúnem condições mais alinhadas para a prática de kitesurf e windsurf. Para os que preferem as aventuras em terra, há quilômetros e quilômetros de trilhas na areia, entre dunas e lagoas, para serem descobertas a pé, de bike, ou de buggy.
Rancho do Peixe – Praia do Preá
Considerado um dos melhores hotéis do Brasil segundo o TripAdvisor Travellers Choice 2022, vencedor do Condé Nast Johansens Awards for Excellence 2021 na categoria “Best Immerse Experience” e ganhador do Prêmio de Sustentabilidade 2018/19 da Braztoa na categoria “Meios de Hospedagem”, o Rancho do Peixe oferece uma estadia inesquecível. Os 26 bangalôs são construídos sobre decks suspensos, cobertos com palha de carnaúba e rodeados por coqueiros e dunas.
A sofisticação da boa gastronomia, os recantos privativos para você relaxar e os serviços de alta qualidade com um gostinho de vila de pescadores, paz e bons ventos são a essência do Rancho do Peixe. O espaço é ideal para você estar com a família, para levar alguém especial ou mesmo se aventurar em um dos melhores picos de kitesurf do mundo com a escola do próprio hotel: a WSC Brasil.
Casana – Praia do Preá
No acolhedor e luxuoso Casana, você pode optar por praticar kitesurf, explorar a encantadora vila de pescadores ou simplesmente relaxar em seu bangalô arejado e privativo, cercado pelo som do mar. O hotel possui 7 bangalôs exclusivos, cada um deles projetado para proporcionar uma excelente vista do mar, ótima privacidade e uma maravilhosa sensação de espaço.
Em parceria com os especialistas em kitesurf Duotone, o Casana também conta com uma Escola de Kite. O equipamento é atualizado anualmente e todos os instrutores são certificados pela IKO. A Praia do Preá é o lugar perfeito para aprender a praticar a modalidade, proporcionando um ambiente seguro, com ventos laterais constantes soprando de sudeste a leste.
Quer conhecer a Rota das Emoções e se hospedar nesses refúgios de natureza?
Entre em contato com os nossos especialistas. Vamos montar o roteiro ideal para você!