O Catar é um pequeno país localizado no continente asiático, mais precisamente em uma península no Oriente Médio, com uma área de aproximadamente 11.600 km² que se estende até o Golfo Pérsico. O país, que se tornou independente em 1971, faz fronteira terrestre apenas com a Arábia Saudita.
O clima do Catar é desértico, com temperaturas muito elevadas e baixíssima pluviosidade. Tais condições foram decisivas para que, pela primeira vez, a Copa do Mundo ocorresse entre os meses de novembro e dezembro – e não entre junho e julho, como é de costume. Se o evento fosse realizado no meio do ano, as seleções enfrentariam temperaturas entre 40°C e 50°C durante as disputas.
Catar além dos jogos: o que conhecer no país?
Entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, os jogos desse grande evento esportivo certamente serão os principais atrativos do Catar. Mas o visitante que chegar ao país também será surpreendido com diversas atrações culturais, históricas e naturais.
Acredite: embora pequeno, o Catar tem um leque gigante de atividades para oferecer! Arquitetura ultra moderna e luxuosa, paisagens bem diversificadas, grandes centros de compras e uma rica gama de museus fazem parte da programação.
Em Doha, a capital, não deixe de visitar o tradicional Mercado Souq Waqif. Além da oportunidade de comprar diferentes tecidos, roupas, artesanatos e especiarias, você poderá aprender mais sobre a história e as tradições do país.
Confira: 7 lugares para conhecer durante a Copa do Mundo no Catar
Essa será a primeira Copa do Mundo a ser realizada no Oriente Médio
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, um país do Oriente Médio irá sediar o evento. Mas, afinal, quais países fazem parte da região e quais as suas características?
Oriente Médio é o nome dado a um território localizado entre a Ásia, Europa e África. Os países que fazem parte são: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia e Egito.
O relevo do Oriente Médio é dominado por planaltos, e o clima, predominantemente árido e semiárido. Em termos de fauna e flora, justamente por conta da adversidade do clima, não há grandes variedades. Quanto à religião, o Islamismo se sobressai – cerca de 92% da população é muçulmana. Há também a presença de cristãos e, em menor quantidade, judeus, estes quase todos concentrados em Israel.
Sua economia está quase toda voltada à produção e exportação de petróleo, já que a região é detentora de boa parte das reservas petrolíferas do mundo – estima-se que mais de 60% do petróleo produzido no planeta seja do Oriente Médio.
Turismo no Oriente Médio: é seguro? Onde conhecer?
O turismo é outra atividade que vem apresentando grande importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo do Irã, Israel, Líbano, Omã, Turquia, Egito e Jordânia.
Se você tem vontade de conhecer de perto a cultura do Oriente Médio, entender melhor seu contexto histórico e apreciar suas mais variadas atrações, ficam aqui nossas sugestões de países seguros e recomendados para o turismo.
Vem com a gente! A Adventure Club é especialista em criar roteiros diferenciados.