Praias de areia branca e fina, mar com tom azul turquesa, vida marinha extraordinariamente rica, um aglomerado de palmeiras, resorts de luxo e bangalôs sobre o mar são algumas das principais características que marcam as Ilhas Maldivas.
Tudo isso é incrível, é verdade, e faz do destino um dos lugares mais lindos e desejados do planeta. Mas surpreendentemente as Maldivas têm ainda mais a oferecer. Quer descobrir algumas das atividades que você poderá experimentar ao visitar esse paraíso no Oceano Índico?
Confira a seguir!
Ilhas Maldivas: um conjunto de paisagens incríveis e experiências marcantes
Surfe
Contemplar o mar calmo de águas cristalinas é a experiência que todos buscam ao viajar para as Maldivas, certo? Não exatamente. Há quem vá para lá justamente no sentido oposto: para aproveitar os picos de surfe espalhados pelas ilhas. Sim! Embora o mar na região seja predominantemente calmo, há locais com ondas perfeitas para a prática do esporte – em especial, durante os meses de fevereiro e outubro.
Snorkel ou mergulho
Fazer snorkel ou mergulho nas Ilhas Maldivas é uma das atividades mais cobiçadas pelos visitantes. Nessa experiência, é possível avistar corais, peixes das espécies mais variadas e coloridas possíveis, enormes raias-manta, raias-chita, tartarugas e moreias. Além disso, o destino está entre os melhores do mundo para mergulhar com tubarões-baleia. Ter contato com a vida marinha é, sem dúvidas, um dos atrativos mais incríveis das Ilhas Maldivas.
Restaurante subaquático
Ainda falando sobre vida marinha, há outra possibilidade (muito interessante, diga-se de passagem) de apreciar o fundo do mar: em um restaurante subaquático. Já imaginou observar peixes e corais enquanto degusta um menu sofisticado? Muitos turistas preferem curtir essa experiência no final da tarde, para capturar o momento de transição do dia para a noite, e outros preferem à noite, durante o jantar.
Sugestão de leitura: Hotel submarino: 7 opções incríveis para você conhecer
Culinária local
E já que o tema é gastronomia, a dica é: mesmo que os restaurantes tenham um menu internacional caprichado, não deixe de provar os sabores típicos das ilhas, afinal, ter uma autêntica experiência gastronômica é uma das melhores partes de viajar. Assim como toda ilha, as Maldivas possuem uma grande variedade de peixes e frutos do mar. Um dos sabores mais tradicionais é o rihaakuru, uma pasta negra de peixe presente em vários pratos. Por ter influência árabe e indiana, alguns temperos como o curry também marcam forte presença na culinária das Maldivas.
Cultura muçulmana
Muita gente não sabe, mas as Ilhas Maldivas são um país muçulmano e com costumes bastante conservadores. Isso pode soar estranho, já que é comum ver mulheres usando biquínis e turistas consumindo bebidas alcoólicas. Mas isso acontece apenas dentro dos resorts e em algumas ilhas privadas – em ilhas públicas, há diversas regras e restrições. Para quem deseja observar a religião e cultura muçulmana, a dica é se deslocar para locais menos turísticos.
Mar luminoso
Voltando ao tema das paisagens naturais, há um fenômeno que acontece em alguns poucos lugares do mundo, e as Maldivas são um deles. O fenômeno em questão é a bioluminescência, conhecido como “mar brilhante”, “mar de estrelas” ou “mar luminoso”. Para avistar esse fenômeno, é preciso ir para um local o mais escuro e afastado possível, já que as luzes atrapalham, mas ainda assim, por se tratar de um fenômeno natural, não há como ter garantias dessa experiência.
Outros destinos numa mesma viagem
Como o modo mais tradicional de chegar às Maldivas é via Emirados Árabes, muita gente aproveita a viagem para também visitar Dubai ou Doha, capital do Qatar. Mas devido à sua localização, próxima de outros destinos fascinantes como Índia e Sri Lanka, as Maldivas oferecem também uma ótima oportunidade de conhecer outros lugares em um roteiro super original.
Quer planejar a sua viagem para as Ilhas Maldivas?
Seja para uma viagem de lua de mel, em família, com amigos ou na própria companhia, a Adventure Club pode te ajudar! Confira nossos roteiros clicando aqui.