O mergulho é uma das experiências de conexão com a natureza mais fortes que existem. Quem experimenta pela primeira vez a sensação de entrar nesse universo tão único e surpreendente e, consequentemente, o sentimento de liberdade e descoberta que a prática oferece, geralmente muda para sempre a sua relação com o meio ambiente.
Benefícios do mergulho
Além de ser uma atividade de lazer e contemplação, o mergulho traz muitos benefícios à saúde física e mental:
- Melhora a respiração
- Alivia a tensão e o estresse
- Ajuda no ganho de força e resistência
- Relaxa o corpo
Quer saber mais sobre a prática do mergulho? Continue a leitura!
Tipos de mergulho
Mergulho livre | Nesse tipo de mergulho, realizado em profundidades mais baixas, o praticante faz uso apenas de equipamentos básicos. Pode ser dividido em:
- Apneia: consiste em apenas colocar a cabeça embaixo d’água, prendendo a respiração, com o pulmão cheio de ar.
- Snorkeling: indicado para quem não tem experiência ou, então, para quem terá seu primeiro contato com a prática. Os itens necessários são somente snorkel, máscara e nadadeiras.
Mergulho autônomo | Para essa modalidade, é utilizado o equipamento que permite ao mergulhador respirar e ficar por mais tempo embaixo da água. Pode ser dividido em:
- Recreativo: permite descer a uma profundidade máxima de 40 metros em razão da alta pressão causada pelo peso da água.
- Técnico: pode-se estender mais o tempo de submersão, pois são utilizados procedimentos e equipamentos especiais.
Interação com animais
Entrar em contato com um universo tão exuberante como o fundo do mar nos desperta entusiasmo e, claro, muita curiosidade. Mas é importante termos a consciência de que algumas medidas devem ser seguidas para garantirmos a proteção dos animais, como:
- Não tocá-los,
- Não fornecer qualquer tipo de alimento a eles,
- Não usá-los como comida para atrair outras espécies.
Ações como essas podem causar enormes prejuízos ambientais, como interrupção da alimentação e do acasalamento, ou, ainda, provocar estresse e reações agressivas por parte dos animais.
4 destinos imperdíveis para você mergulhar
- Fernando de Noronha – PE
Como já era de se esperar, Fernando de Noronha não poderia de jeito algum ficar fora desta lista. Esse paraíso brasileiro é considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulhar, já que suas 21 ilhas contêm 15 variedades de corais, mais de 200 espécies de animais marinhos e uma água muito agradável e propícia para a prática, com temperatura aproximada de 25 graus e visibilidade de até 50 metros na horizontal. Do mergulho de batismo à experiência de ver as embarcações naufragadas no local, Fernando de Noronha é ideal para todos os praticantes: dos iniciantes aos mais experientes.
- Ilha Grande – RJ
As águas claras e em tons verde-esmeralda, a infinidade de espécies de fauna e flora, as grandes formações rochosas e a abundância de estrelas-do-mar ali presentes são alguns dos fatores que têm levado Ilha Grande, no Rio de Janeiro, a atrair cada vez mais mergulhadores de todo o mundo. Entre os pontos preferidos e mais requisitados estão Laje Alagada e Laje Branca, em que é facilmente possível encontrar uma grande diversidade de espécies, e Naufrágio do Navio Pinguino, localizado na Enseada do Sítio Forte, para quem deseja mergulhar em embarcações submersas.
- Bonaire – Antilhas Holandesas
Bonaire, uma ilha pequena e tranquila, é gigante quando o assunto é biodiversidade. Tamanha a variedade de espécies no fundo do mar, que, em 1979, tornou-se Parque Nacional Marinho. As 300 espécies de peixes, mais de 120 tipos de corais, pontos de visibilidade de até 30 metros e umas das paisagens mais deslumbrantes do mundo deram à ilha o reconhecimento de principal destino de mergulho do Caribe. E o legal é que o local é propício também para quem não tem experiência na atividade: muitos pontos podem ser acessados a partir da praia no esquema “drive and dive”, em que você aluga uma caminhonete com equipamento de mergulho e cai na água quando e onde quiser!
- Mar Vermelho – Egito
Além das Pirâmides, da Esfinge e do Rio Nilo, o Egito também surpreende quando o assunto é fundo do mar. Se você nunca ouviu falar em mergulho no Mar Vermelho, agora é o momento de você descobrir o que essa experiência oferece. Há uma diversidade de mais de 1.000 tipos de peixes – só de tubarões já foram catalogadas mais de 30 espécies -, 500 tipos de corais e água com visibilidade que pode chegar até a 40 metros de profundidade. A região também é muito interessante para visualizar navios históricos naufragados, como os lendários SS Thistlegorm, SS Dunraven e Dahab. No primeiro deles, que foi bombardeado durante a II Guerra Mundial, é possível facilmente ver locomotivas, motocicletas, caminhões e munições. Não à toa é um dos mais visitados da região!
E aí, você já mergulhou em algum desses locais? Qual outro destino não deixaria de fora desta lista?
Comece agora mesmo a planejar a sua experiência debaixo d’água! Fale com a nossa equipe e comece a se preparar para mergulhar!