Considerado um dos passeios mais interessantes do Brasil, a rota da Estrada Real pode ser feita de carro, bicicleta, cavalo e até andando. Com 1.600 quilômetros de extensão, este roteiro passa por 162 municípios de Minas Gerais, além de oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo.
Os caminhos dessa estrada levam o turista a diversas cachoeiras e trilhas de paisagem incrível, que mostram um pouco da história do Brasil por meio de rotas que serviam para transportar ouro e diamante durante o século XVII.
Cercado de montanhas e muita cultura, a Estrada Real é formada por quatro caminhos. São eles:
– “Caminho Velho”: primeiro trajeto a ser criado pela coroa portuguesa, ligando Ouro Preto a Parati;
– “Caminho Novo”: criado para servir como um trajeto mais seguro ao porto do Rio de Janeiro;
– “Caminho dos Diamantes”: aberto no final do século XVII, para conectar a sede da Capitania em Ouro Preto até a principal cidade de exploração de diamante, Diamantina;
– “Caminho Sabarabuçu”: pequeno trecho que parte de Ouro Preto em direção a Cocais, explorado no início do século XVIII, quando foi descoberta a reluzente Serra da Piedade.
Atrações da Estrada Real
Ao passar por esses quatro caminhos, os turistas vão encontrar diversas atrações turísticas impressionantes. A primeira delas é o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos melhores pontos de ecoturismo de Minas Gerais região. Com cavernas, grutas, piscinas naturais e trilhas, o local é a porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país.
Para quem deseja acrescentar emoção à viagem, o Parque Nacional da Serra do Cipó é um ótimo local. Localizado na Serra do Espinhaço, o local possui belíssimas cachoeiras e paredões que permitem atividades como rafting, montanhismo, mountain bike e trekking.