Skip to main content
search

O prestigiado jornal americano The New York Times aponta os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, como um dos melhores lugares para visitar em 2023. O destino aparece na posição 11 em uma lista de 52 locais.

“Bem-vindo aos Lençóis Maranhenses, um horizonte de dunas de areia branca e ondulante que se erguem ao sol e descem para lagoas verdes e azuis sobrenaturais cheias de água da chuva”, descreve o NYT. 

Lençóis Maranhenses é apontado pelo New York Times como um dos melhores destinos para serem visitados em 2023

“Desça as dunas, mergulhando nas piscinas naturais. Atravesse a área a cavalo, parando em ‘oásis’ ao longo do caminho. Ou fique hipnotizado por sua imensidão em um passeio de helicóptero. É o antídoto para aquela sensação claustrofóbica da era covid – uma vasta paisagem lunar sem fronteiras onde você pode vagar selvagem e livremente”, diz ainda o jornal.

Lençóis Maranhenses é apontado pelo New York Times como um dos melhores destinos para serem visitados em 2023

Melhores destinos para visitar em 2023: Lençóis Maranhenses

Com uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange três municípios: Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo este último a principal porta de entrada para o “deserto brasileiro”. 

O parque está inserido no Cerrado, mas tem influências da Caatinga e da Amazônia, apresentando, assim, vegetação típica desses três biomas. As paisagens são compostas por restinga, manguezal, dunas e lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região. 

Lençóis Maranhenses: quando visitar?

Na região em que se encontram os Lençóis Maranhenses há duas estações bem marcadas: a chuvosa (que vai de janeiro a abril) e a seca (que se estende de maio a setembro). Ambas oferecem ao viajante experiências espetaculares, mas após a temporada de chuvas, com as lagoas cheias, é quando o destino atinge seu grau máximo de beleza. Além disso, este é o melhor período para assistir ao nascer e ao pôr do sol.

Pôr do sol nos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses: o que fazer? 

Contemplar a imensidão de dunas de areias brancas e se refrescar nas lagoas de água doce cristalina são, sem dúvidas, as principais atrações dos Lençóis Maranhenses. Mas o visitante ainda pode optar por outras atividades, como:

  • Caminhadas 
  • Passeios de bicicleta 
  • Esportes náuticos 
  • Observação da fauna 
  • Piquenique nas áreas abertas à visitação 

Lençóis Maranhenses: Viagem em Grupo Exclusivo Adventure Club

Melhores destinos para visitar em 2023: Manaus

Outro local brasileiro que apareceu na lista dos 52 melhores destinos para visitar em 2023, de acordo com o New York Times, é Manaus, uma das principais portas de entrada para a Floresta Amazônica. O destino aparece na posição 41 da lista.

O grande destaque da capital amazonense, segundo o NYT, é a gastronomia. “No restaurante indígena Biatüwi, que homenageia receitas ancestrais e técnicas culinárias, as bebidas são feitas com o inhame roxo fermentado e a pimenta malagueta é usada para purificar peixes de rio em ensopados picantes como a quinhapira”, diz a publicação.

A Adventure Club teve a oportunidade de ajudar o restaurante Biatüwi em seu processo de estruturação e na compra de equipamentos. Confira esse e outros projetos abraçados pelas nossas Ações Sociais.

Foto da equipe do restaurante Biatüwi enviada à Adventure Club

Foto da equipe do restaurante Biatüwi enviada à Adventure Club

Outra sugestão do jornal para os turistas que chegam a Manaus são os pratos do chef Felipe Schaedler, que ajudou comunidades Yanomami ameaçadas a comercializar seus cogumelos nativos e comanda dois restaurantes próprios: o Banzeiro e o Moquém do Banzeiro. 

“Fugindo das preparações tradicionais, Schaedler reimagina ingredientes como formigas com sabor de capim-limão e costela de tambaqui em formato moderno, assim como os bistrôs Caxiri, instalados em um prédio colonial com vista para o Largo de São Sebastião, uma grande praça, e o bistrô Fitz Carraldo, no hotel boutique Villa Amazônia”, salienta o jornal.

Conheça os nossos roteiros para a Amazônia

Confira outros lugares apontados na lista de “melhores destinos para visitar em 2023” do New York Times

Morioka, no Japão (2º lugar do ranking)

Morioka é uma cidade cercada de belas montanhas, com rica herança histórica e cultural. Dentre os principais atrativos, destacam-se o parque que abriga seu antigo castelo e a famosa “Ishiwari zakura”, uma cerejeira que cresce no meio de uma grande pedra. É lá também que acontece o Festival Sansa, o maior festival de tambor taiko do mundo. 

Monument Valley, nos Estados Unidos (3º lugar do ranking)

Localizado na fronteira entre os estados do Arizona e Utah, o Monument Valley é uma paisagem desértica marcada por formações de arenito avermelhadas, pináculos estreitos e montes maciços. O local faz parte da terra dos índios Navajo e já foi cenário de vários filmes de Hollywood, como Stagecoach, estrelado por John Wayne (1939).

Monument Valley, nos Estados Unidos - um dos melhores destinos para visitar em 2023

Auckland, na Nova Zelândia (5º lugar do ranking)

Auckland, carinhosamente conhecida como a Cidade das Velas, tem tudo que uma grande cidade tem a oferecer, porém com aquele “quê” de cidade pequena: um ambiente acolhedor, intimista e super aconchegante. Opções do que fazer não faltam: praias para banho e surfe, mirantes, museus, vinícolas próximas e ruas com diversos bares e restaurantes.

Tromsø, na Noruega (10º lugar do ranking)

Tromsø se encontra a 350 km de distância do Círculo Polar Ártico e a 2.000 km do Polo Norte. Considerada a capital do Ártico, mescla o azul do mar com a beleza dos seus fiordes e suas lindas ilhas. A cidade possui diversos atrativos como caminhadas, navegações, teleférico até a Montanha Storstein e, ainda, de setembro a abril, se pode admirar a Aurora Boreal.

Aurora Boreal na Noruega - um dos melhores destinos para visitar em 2023

Leste da Cordilheira do Himalaia, no Butão (12º lugar do ranking)

O Butão, conhecido como o “país da felicidade” é um dos destinos mais encantadores da Ásia. Além de uma rica e super preservada herança cultural, o destino oferece aos seus visitantes uma deslumbrante beleza natural por estar localizado no leste da Cordilheira do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo. 

Kerala, na Índia (13º lugar do ranking)

Kerala é um estado no sudoeste da Índia, com quase 600 km de costa banhada pelo Mar Arábico, conhecido, principalmente, por suas belezas naturais. Há praias, uma rede de canais navegáveis conhecidos como Backwaters de Kerala, parques nacionais como Eravikulam e Periyar, as majestosas montanhas Western Ghats (Gates Ocidentais) e enormes campos de plantação de chá.

Kerala na Índia está na lista dos melhores destinos para visitar em 2023

Alaska Railroad, nos Estados Unidos (18º lugar do ranking)

A icônica Alaska Railroad, concluída em 1923, conecta muitos dos destinos mais famosos do Alasca: Anchorage, Talkeetna, Denali National Park, Fairbanks, Girdwood, Seward, Whittier e Spencer Glacier Whistle Stop. Entre as rotas disponíveis, é possível escolher desde passeios curtos de um dia a longos passeios de férias, incluindo excursões e acomodações.

Flores, na Indonésia (20º lugar do ranking)

Embora não tão popular quanto Bali, a Ilha das Flores é um destino imperdível para quem deseja conhecer a Indonésia – principalmente aqueles que preferem rotas menos turísticas. Com praias paradisíacas, lagos, vulcões, plantações de arroz, trekkings e os famosos dragões de Komodo, Flores é uma das ilhas com as atrações mais interessantes do arquipélago indonésio.

Ilha de Flores na Indonésia - um dos melhores destinos para visitar em 2023

Quer conhecer algum desses destinos?

Fale com a nossa equipe. Será um prazer te levar para algum dos melhores destinos do mundo para serem visitados em 2023!

Deixe um comentário

Close Menu