Localizado na região nordeste do estado de Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é também uma unidade de conservação que realiza uma intensa proteção de sua área natural, compreendendo os municípios de Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Barreirinhas.
Mundo a fora, o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses também é conhecido como
“Saara Brasileiro”, abrangendo 155.000 hectares, sendo que, em alguns trechos, ele
chega a avançar 70 km a partir da costa.
Todavia, além da impressionante grandiosidade, o que faz desse local um espetáculo natural é a variedade de ecossistemas ali presentes, tais como os mangues, as restingas, as espetaculares dunas e as famosas lagoas cuja coloração varia entre tons de azul e verde.
A formação das lagoas, e, consequentemente, dos cenários espetacularmente belos que mais parecem uma visão do oásis, só é possível graças às chuvas que caem na região de forma intensa no primeiro semestre do ano.
Assim, para que turistas consigam visitar o local em sua maior plenitude, quando as lagoas estão cheias, o ideal é que a viagem seja planejada com um pouco de antecedência, sendo a melhor época entre os meses de Maio e Setembro.
Para os turistas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses é Barreirinhas, localizada a 260km de São Luis. Alguns passeios são essenciais, com destaque para os passeios de lancha pelo Rio Preguiças e os tradicionais passeios de 4×4 pelos Grandes Lençóis.
Vale destacar aqui a suntuosidade das dunas presentes nos Lençóis Maranhenses, sendo que algumas chegam a atingir impressionantes 40 metros de altura, formando ao seu redor pequenas lagoas de água doce.
Para compreensão de tamanha beleza natural, nada como visitar Lagoa Bonita, um dos mais belos pontos de todo o nordeste brasileiro, com dunas que ultrapassam os 40 metros de altura cercadas por uma lagoa cuja coloração oscila entre intensos tons de verde e azul. Uma verdadeira visão de um oásis!
Importante: não esquecer alguns itens indispensáveis para desbravar os Lençóis Maranhenses em toda a sua plenitude, tais como sandálias, chapéus, chinelos, lenços e, claro, protetor solar.