Ao visitar um novo lugar, você provavelmente preste atenção em diversos detalhes: nas cores das paisagens, nos aromas e sabores da culinária, nas pessoas e em suas manifestações culturais, nas aventuras que poderá vivenciar pelo caminho… São inúmeras as experiências e sensações que o turismo proporciona.
Mas você já parou para pensar que, da mesma forma que o destino te impacta, você impacta o destino? Como tem sido a sua relação com o meio ambiente e com as comunidades dos locais que você visita? O viajante consciente, ou o turista sustentável, procura sempre deixar impactos positivos nos lugares para onde viaja.
O que é turismo sustentável?
O turismo sustentável tem como princípio a preservação e a manutenção dos recursos naturais e sociais de uma região enquanto proporciona momentos de contemplação e lazer aos turistas. Ou seja, o turismo sustentável busca aliar os anseios dos turistas aos das regiões receptoras, atentando-se à proteção do meio ambiente, ao desenvolvimento econômico da região e à valorização da cultura local.
Conheça 8 hotéis sustentáveis no Brasil
Como fazer turismo sustentável
Há várias formas de fazer turismo sustentável, desde a escolha do hotel às atividades praticadas na região. Confira 4 dicas para explorar um novo lugar de forma consciente:
1. Respeite a cultura regional
Visitar um novo lugar é uma experiência encantadora, mas conhecer uma nova cultura é uma experiência transformadora. Respeite a cultura local do destino para o qual irá viajar – esteja aberto para ouvir, conhecer e aprender com as diferenças.
2. Apoie o comércio local
Quando for comprar uma lembrança para presentear alguém, dê preferência para o trabalho de produtores e artesãos da região. Com esse gesto, você apoia o comércio local e movimenta a economia da comunidade, valoriza a cultura regional e adquire um objeto autêntico e cheio de história.
3. Preserve o meio ambiente e os recursos naturais
Ao fazer trilhas e passeios em áreas ambientais, nunca retire plantas e bichos, tampouco alimente os animais, pois essas ações podem prejudicar e alterar o ecossistema. Atenção também para não deixar resíduos pelo caminho — quando estiver em locais em que não haja coleta de lixo, guarde-o com você até que seja possível descartá-lo corretamente.
4. Priorize os destinos nacionais
O Brasil detém inúmeras belezas naturais, culturais e históricas, muitas vezes desvalorizadas ou até mesmo esquecidas por nós. Ao viajar para destinos nacionais, você contribui com a movimentação da economia do país, com a geração de emprego e com o consequente retorno financeiro para a população local.
No pós-pandemia, viaje pelo Brasil e apoie comunidades locais
Onde fazer turismo sustentável no Brasil
No Brasil, é possível fazer todos os tipos de turismo sustentável. Turismo rural, turismo de natureza e ecoturismo são algumas modalidades que se desenvolvem em harmonia com o meio ambiente e prezam pelo crescimento econômico da região.
Reserva Mamirauá, Amazônia (AM)
Localizada na Reserva Mamirauá, a Pousada Uacari é uma excelente opção para quem deseja fazer turismo sustentável. Seu objetivo é gerar renda para as comunidades locais, fortalecer sua organização comunitária e criar incentivos para que os moradores promovam a conservação dos recursos naturais da área.
Conheça os nossos roteiros para a Reserva Mamirauá
Bonito (MS)
Sua grande variedade de atrações naturais, como cavernas, cachoeiras, grutas e lagos com águas azuis e cristalinas, e o cuidado em preservá-las fizeram de Bonito o primeiro município do Brasil a alcançar reconhecimento nacional como destino de ecoturismo.
Conheça os nossos roteiros para Bonito
Fernando de Noronha (PE)
Em Fernando de Noronha, há um controle rigoroso em relação à quantidade de turistas permitidos ao mesmo tempo, à preservação da fauna e flora local e à sustentabilidade das atividades turísticas oferecidas na ilha, como trilhas e mergulhos.
Conheça os nossos roteiros para Fernando de Noronha
Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
Toda a estrutura do Parque é voltada ao turismo sustentável, promovendo aos seus visitantes um forte e íntimo contato com a natureza e com a comunidade local: seja por meio das cachoeiras, grutas e lagos, seja pela arte, cultura e alimentação.
Conheça os nossos roteiros para Ibitipoca
Pantanal (MS)
Na maior planície inundável do planeta, o Pantanal é a combinação perfeita entre água, fauna, flora e pessoas. Depois de severas queimadas, o turismo será uma ferramenta ainda mais importante para a manutenção dos recursos naturais e sociais da região. Viaje para o Pantanal e incentive a preservação dos animais, fortaleça as comunidades locais e colabore com a recuperação das fazendas turísticas.
Conheça os nossos roteiros para o Pantanal
O turismo sustentável também está na escolha por uma agência de viagens que se preocupa com questões sociais e ambientais.
Conte com a Adventure Club, especialista em destinos de natureza há mais de 26 anos, para programar uma viagem consciente.