A Amazônia Brasileira é o lar de muitos povos indígenas. São eles que garantem a proteção da floresta, que, por sua vez, regula o clima, produz chuva e abriga a maior biodiversidade do planeta. Porém, infelizmente, cresce o número de desmatamento e destruição dos rios, de suas culturas e modos de vida.
Você provavelmente deve estar acompanhando a situação ainda mais triste e preocupante que, em razão do atual momento, se encontram as comunidades da Amazônia. Sempre foram alvo de ameaças, e agora, além do risco de perderem suas terras, correm também muito perigo por causa da pandemia.
É urgente que unamos forças para ajudá-los e defendê-los. Então, hoje, em contato com nossos parceiros que atuam em defesa dos povos da região, pedimos atenção a eles:
Centro de Medicina Indígena Bahserikowi
Centro cultural e de medicina indígena, onde os pajés, por serem do grupo do risco, tiveram suas atividades suspensas: atendimentos, venda de artesanato e livros.
Amism Sateré Mawe
Grupo de mulheres indígenas artesãs, que também tiveram suas atividades, consideradas não essenciais, suspensas com o fechamento do comércio.
Aldeia Inhãa-Be
Povo que está isolado para se resguardar e, portanto, sem poder trabalhar na cidade.
Adventure Members
A forma que encontramos para contribuir é divulgar essas causas e atrelá-las ao nosso novo programa, o Adventure Members. Se você sentir que pode e deseja ajudar, queremos te convidar a se juntar a uma grande e especial missão de levarmos um pouco de conforto e esperança para essas pessoas.
Fica a seu critério ser um apoiador e escolher qual comunidade deseja ajudar. Então, se você optar por comprar um pacote de pontos e fazer uma doação, você poderá destinar 10% do valor a eles, para que possam comprar alimentos, produtos de higiene e ter recursos para outras necessidades urgentes, como deslocamento para consultas médicas.
Para se tornar um Adventure Member e fazer parte dessa corrente do bem, clique aqui e saiba mais.
E mesmo que você não possa ajudar essas pessoas financeiramente, você pode compartilhar essas campanhas com familiares e amigos.
Terminamos aqui com a fala de um de nossos parceiros que nos tocou muito: “O enfrentamento à pandemia faz muita coisa parar, mas não pode paralisar nosso coração frente às causas que acreditamos.”.