Skip to main content
search

Montar uma mochila para um trekking pode ser bastante desafiador, principalmente para quem irá experimentar a atividade pela primeira vez. Como as roupas, os calçados, acessórios e equipamentos são bastante específicos, é comum que haja dúvidas sobre o que levar e o que deixar para fora. 

A principal dica em relação às roupas é vestir-se no “sistema de camadas”: primeira camada ou camada base (que pode ser uma camiseta dry fit ou uma segunda pele, dependendo da temperatura do destino), segunda camada ou camada térmica (um fleece) e terceira camada ou camada externa (uma jaqueta impermeável). 

Itens indispensáveis para experiência de trekking

Antes de acompanhar as nossas sugestões de itens indispensáveis para fazer um trekking, aqui vai uma dica muito importante: nada de levar peso a mais! 

1. Camiseta dry fit

Deixe de lado as camisetas de algodão, que retêm a umidade do corpo, e opte por camisetas dry fit. Esse tecido, além de permitir uma transferência rápida da transpiração do corpo para o exterior, mantendo o corpo seco, oferece proteção UV, não amassa, é fácil de lavar e seca rapidamente. 

2. Fleece

O fleece é um tecido sintético que garante respirabilidade e conforto térmico. Existem fleeces específicos para frios mais “agradáveis” e fleeces específicos para frios bastante rigorosos — de gramaturas leves e de gramaturas altas. Então, no momento em que você for escolher o seu fleece, é importante considerar a média de temperatura do lugar onde irá fazer trekking.  

3. Jaqueta impermeável  

A terceira camada tem como função proteger o corpo do vento e da chuva, então deve ser de um tecido impermeável e respirável. Assim como o fleece, a jaqueta impermeável vai de opções leves, para temperaturas mais amenas, a opções próprias para chuvas muito fortes. Geralmente, esses casacos podem ser dobrados e guardados em seu próprio bolso, o que facilita o transporte e o espaço usado na mala. 

4. Bota de trekking

O trekking exige sapatos fechados, confortáveis, resistentes e com boa aderência e estabilidade para terrenos irregulares e escorregadios. O mais aconselhável é usar uma bota de trekking de cano alto para proteger o tornozelo de uma possível torção. Na hora de escolher o seu calçado, priorize um modelo que fique confortável no pé e, de preferência, que seja de tecido impermeável.

5. Mochila

O tamanho irá depender do tipo de trilha: é um bate e volta ou uma travessia? Para trilhas curtas, uma mochila de ataque é suficiente, mas para trilhas longas, que demandam pernoites, o ideal são mochilas cargueiras com capacidade entre 50 e 70 litros. O mais importante é escolher um modelo que seja confortável e se adapte bem ao seu corpo e, para isso, considere alguns diferenciais: cinta peitoral e barrigueira ajustáveis e alças acolchoadas. 

Ficou com vontade de já deixar a mochila pronta para curtir uma experiência de trekking?

Na Adventure Club você encontra os melhores roteiros e os melhores especialistas em destinos de natureza. Fale agora mesmo com a nossa equipe e programe sua próxima viagem!

Quer descobrir a diferença entre Hiking e Trekking? Dá play no vídeo abaixo e entenda!

Parceria Adventure Club e Mundo Terra

A Adventure Club é parceira da Mundo Terra, loja brasileira referência em artigos esportivos. Nossos clientes ganham descontos exclusivos para compras nas lojas físicas ou virtual. Na Mundo Terra, você irá encontrar tudo que precisa para trekking e outras atividades na natureza. 

Deixe um comentário

Close Menu