Para os apaixonados por aventura e natureza, o Pico do Lopo é uma ótima opção para fugir da correria da cidade e conhecer novos cenários e possibilidades
A cidade de Extrema, em Minas Gerais, é a porta de entrada de muitos turistas paulistas que chegam ao estado vizinho. E é o ponto de partida de uma das experiências de trekking mais procuradas por quem é apaixonado por este esporte, o Pico do Lopo. Aliás, ao chegar em Extrema já é possível avistar o cume do Pico com seus 1780 metros. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Adventure Club!
Pico do Lopo: você vai se surpreender!
- O Pico do Lopo fica no Complexo da Mantiqueira, um nome de origem tupi-guarani que significa “lugar onde nascem as águas”. Já o nome “Serra do Lopo”, onde está o Pico, é uma referência aos lobos-guará que habitam a região.
- Dificuldade da trilha: o trekking pelo Pico do Lopo é considerado “fácil”, ou seja, não há grandes dificuldades a quem se interessar pela aventura. É uma trilha indicada para todas as idades.
- O caminho: são várias as descobertas pelo caminho, como regiões de mata fechada, mirantes com vistas panorâmicas e muito mais. As trilhas são bem demarcadas, o que garante mais segurança e tranquilidade.
- A duração média é de 1h30min de caminhada até o topo da montanha.
- Asa delta e paraglider são práticas esportivas comuns no Pico do Lopo, afinal é um ponto de voo ideal e o cenário só deixa tudo ainda mais especial.
- Pedras Flores: é uma das paradas obrigatórias pela trilha. Está a 1660 metros de altura e vista de lá é impressionante. A natureza mineira mostra toda a sua imponência aos aventureiros!
- Chegando ao topo: ao se aproximar do cume da montanha, você perceberá que a trilha segue em mata fechada e alguns trechos passam a apresentar maior dificuldade. As “escalaminhadas” passam a ser mais comuns, ou seja, caminhadas que se misturam com escaladas em pedras. Somente assim é possível chegar ao cume.
- A cidade vizinha de Monte Verde e da Represa de Joanópolis, além de outros municípios mineiros e paulistas, são pontos podem ser visualizadas do topo do Pico do Lopo, em uma vista de 360º.
O que você precisará levar até o Pico do Lopo
Qualquer tipo de trilha exige uma preparação especial, afinal é uma aventura em um terreno diferente do que estamos acostumados, com condições bem particulares. Veja o que você não pode esquecer:
- Mochila: escolha um modelo de médio porte, não uma mochila muito pequena.
- Calçado: deve ser macio (confortável) e com solado aderente, justamente para não escorregar durante a trilha.
- Vestimenta: escolha uma roupa leve. Para quem é alérgico a plantas ou insetos, recomenda-se o uso de calça e camiseta de manga longa. E leve também uma blusa e par de luvas na mochila, afinal lá no cume da montanha, a temperatura cai bastante. Por falar em luvas, leve também modelos para escalar as rochas, para não machucar as mãos.
- Chapéus e bonés protegem contra o sol, assim como filtro solar e protetor labial.
- A capa de chuva também pode ir na mochila, assim como um repelente de insetos de pequeno porte.
- Uma lanterna leve (e pilhas reservas) também é uma boa ideia para quem tem o espírito de explorador.
- Leve uma pequena garrafa de água, ou squeeze / cantil, para se hidratar ao longo do caminho.
- Medicamentos de uso regular também devem constar como itens indispensáveis.
- Saco de lixo: não pode ficar de fora da lista! A natureza agradece.
Conte com a Adventure Club!
Não perca mais tempo adiando o tão sonhado trekking pelo Pico do Lopo! Fale com um dos nossos especialistas e começa aqui a sua próxima aventura.