Parques Nacionais são unidades de conservação que têm como objetivo proteger e preservar os ecossistemas naturais de grande importância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento do turismo ecológico.
O órgão responsável por fiscalizar os Parques Nacionais do Brasil é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. São mais de 70 parques distribuídos no país, todos com belezas naturais impressionantes.
Confira a nossa lista com 14 Parques Nacionais no Brasil:
1. Parque Nacional da Tijuca, RJ
Para começar a lista, o parque mais visitado de todo o Brasil: o Parque Nacional da Tijuca, onde se encontram o Cristo Redentor e outros cartões postais como a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea e o Parque Lage.
O parque é dividido em três setores de visitação — Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea — e oferece opções de programas para todos os públicos, desde áreas para piquenique até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Tijuca.
2. Parque Nacional do Iguaçu, PR (no Brasil)
O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação Federal que tem por objetivo proteger um dos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica na América do Sul, palco das impressionantes Cataratas do Iguaçu.
O cenário é formado por um cânion e 275 quedas no total. Entre as quedas principais, que são 19, somente cinco estão no Brasil e todas as demais no lado argentino. Por essa disposição, no entanto, o lado brasileiro é o que oferece a melhor vista para as Cataratas.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional do Iguaçu.
3. Parque Nacional de Jericoacoara, CE
O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e estimular a educação ambiental e o turismo ecológico.
O cenário é composto por diversas paisagens como restinga, dunas, lagoas, manguezal e praias. Esta é uma boa indicação tanto para quem quer relaxar quanto para quem está em busca de um destino cheio de atividades.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional de Jericoacoara.
4. Parque Nacional de Aparados da Serra, SC e RS
O Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi assim nomeado em razão das encostas verticais que parecem ter sido cortadas por uma faca. Era como os tropeiros viam esses cânions quando desbravavam a região.
Fundado em 1959, o parque abrange uma área de 10.250 hectares e é famoso por seus espetaculares cânions, especialmente o Cânion Itaimbezinho. Também é um destino com rica biodiversidade, abrigando diversas espécies de flora e fauna, como o veado campeiro e o lobo guará.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional de Aparados da Serra.
5. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, PE
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado para proteger o ecossistema e os animais da região que estão em extinção. É por essa razão que o turismo por lá é extremamente controlado, com limite de visitantes por dia, pagamento de taxa de preservação e controle de horário em algumas praias.
Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindos de todo o mundo, mas, além desse cenário paradisíaco, o destino promove um contato muito íntimo com a fauna local. O visitante tem a oportunidade de ver de perto golfinhos, tartarugas, polvos, uma infinidade de peixes coloridos e até tubarões.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, MA
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino turístico do Maranhão e um dos lugares mais procurados de todo o Brasil. Está inserido no Cerrado, mas tem forte influência da Caatinga e da Amazônia, o que faz com haja grande biodiversidade na região.
Suas dunas, lagoas e um pôr do sol inesquecível fazem desse destino uma opção perfeita para quem busca aventura e contemplação da natureza em uma mesma viagem. Mas atenção: as lagoas são temporárias, formadas logo após a época das chuvas. Para vê-las, programe a sua viagem depois do mês de maio.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
7. Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA
Localizado no interior da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina reúne vales, grutas, cachoeiras, rios de água cristalina e poços azuis. Um cenário perfeito para se conectar com a natureza e sentir toda a magia do lugar.
A principal porta de entrada para quem deseja conhecer a região é a cidade de Lençóis. Entre as inúmeras atrações, estão o Morro do Pai Inácio, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Buracão, Poço Encantado e Poço Azul.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Chapada Diamantina.
8. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO
No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, belezas naturais não faltam: os cenários variam entre cachoeiras esverdeadas, piscinas naturais, cânions imponentes e formações rochosas muito antigas.
As cidades bases para conhecer o parque são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, mas o acesso mais próximo às trilhas se dá por São Jorge. Como principal atração está o Vale da Lua, um conjunto de pedras cujo formato se assemelha à paisagem lunar.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
9. Parque Nacional Serra da Capivara, PI
O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um verdadeiro museu a céu aberto com importância histórica e cultural de valor inestimável. É lá que se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos do Brasil e uma das mais importantes das Américas.
Também é um ambiente que promove forte interação com a natureza. Observação da fauna e flora da caatinga, caminhadas ecológicas, passeios de bike, rapel, visitas a cavernas e grutas são algumas das atividades que você poderá fazer no Parque Nacional Serra da Capivara.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional Serra da Capivara.
10. Parque Nacional do Monte Roraima, RR (no Brasil)
O Parque Nacional do Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas da Serra Pacaraima, assegurando a preservação de sua biodiversidade.
O Monte Roraima é um dos pontos mais altos do Brasil e a maior montanha plana do mundo. Para chegar ao cume, é necessário um bom preparo físico, no entanto tantas belezas naturais compensam qualquer esforço: são campos, lagos, grutas, cavernas, piscinas, formações rochosas e paisagens super exóticas.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional do Monte Roraima.
11. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica a menos de 70 km da capital do Mato Grosso, Cuiabá. É um destino que vem ganhando cada vez mais destaque no ecoturismo nacional em razão da sua natureza exuberante.
Entre os seus principais atrativos estão as trilhas, cavernas, mirantes e cachoeiras com quedas d’água de tirar o fôlego. A mais famosa da região é a Cachoeira Véu da Noiva, com mais de 80 metros de queda livre.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
12. Parque Nacional da Serra do Cipó, MG
Toda a região do Parque Nacional da Serra do Cipó é entrecortada por inúmeros ribeirões e córregos, cujas águas cristalinas formam belas cachoeiras. É um destino convidativo para quem curte aventura e ecoturismo.
Todos os dias, há programações diferentes de trilhas e visitas a cachoeiras. Um dos passeios mais procurados é o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas, uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Serra do Cipó.
13. Parque Nacional da Serra da Bocaina, RJ e SP
Devido à sua dimensão e grande variação de altitude, o Parque Nacional da Serra da Bocaina tem paisagens variadas e diversos atrativos naturais como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes.
Do ponto de vista turístico, o parque pode ser dividido em serra, cujo acesso se dá por São José do Barreiro, e em litoral, cuja porta de entrada é Paraty. Algumas pessoas o chamam de “o paraíso do trekking no Brasil” em razão de suas inúmeras possibilidades de trilhas.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
14. Parque Nacional de Anavilhanas, AM
A principal característica do Parque Nacional de Anavilhanas são as ilhas fluviais que formam o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, o arquipélago de Anavilhanas. De acordo com o nível das águas, seu cenário muda completamente entre praias e igapós.
Além de oferecer uma viagem contemplativa, o parque promove uma oportunidade de troca e conhecimento muito enriquecedora entre os visitantes e as comunidades ribeirinhas, iniciativa de extrema importância para o fortalecimento da cultura e economia local.
Programe a sua viagem para o Parque Nacional de Anavilhanas.
Semana que vem estou indo ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas. Pelas avaliações é imperdível. Considerem incluir esse roteiro no portfólio. Quando voltar dou mais dica de lá.
Olá, Marco Aurélio!
Agradecemos muito a sugestão. Sempre que tiver dicas, pode compartilhar com a gente.
Se depois da viagem você puder nos contar como foi e nos passar indicações de guias credenciados, seria ótimo! Ficaríamos muito felizes.
Uma ótima viagem!