Na primeira fase dos jogos da Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar, o Brasil irá enfrentar a Sérvia, a Suíça e Camarões, respectivamente nos dias 24 de novembro, quinta-feira, 28 de novembro, segunda-feira, e 2 de dezembro, sexta-feira. Estes quatro países – Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões – fazem parte do Grupo G.
Para conhecer um pouco mais os nossos primeiros adversários, hoje vamos embarcar virtualmente para a Europa e África e descobrir algumas características da cultura sérvia, suíça e camaronesa, bem como pontos turísticos dos países e a relação que as três nações têm com o futebol.
Copa do Mundo de 2022 – Conheça os países que irão jogar contra o Brasil
Sérvia
A Sérvia é um país do Leste Europeu, pertencente à Península dos Bálcãs. Sua capital é a cidade de Belgrado, uma das mais antigas da Europa. A maioria da população é formada pelos próprios sérvios, razão pela qual a língua materna é a mais falada no país. Outros idiomas adotados são o húngaro, o bósnio e o romeno.
O país não tem saída para o oceano, mas há outras formas de curtir o calor que faz nos meses de verão. Em Belgrado, as pessoas vão para o Rio Ada e aproveitam como se estivessem na praia. Levam cadeiras, guarda-sóis e toalhas estilo canga para estender à beira-rio.
Dentre as principais religiões praticadas no país, destaca-se a ortodoxa. Inclusive, quando for a Belgrado, não deixe de visitar o Templo de São Sava, um dos maiores templos ortodoxos do mundo. Você também com certeza irá visitar uma das famosas kafanas, lugares onde a vida cultural e social da população sérvia acontece. As kafanas são como bistrôs que reúnem amigos, música ao vivo, boa comida, café e bebidas.
Por falar em bebida, você provavelmente irá experimentar a rakija (a menos que você não beba bebidas alcoólicas). No país, é tradição receber visitas com uma dose desse destilado feito principalmente a partir de ameixas, mas que também pode ter outras frutas como base. É uma bebida tradicional produzida artesanalmente por muitas famílias.
Agora, falando de futebol, os sérvios, assim como os brasileiros, são apaixonados pelo esporte. Em dias de clássico, a cidade de Belgrado para e não é difícil ver certa rivalidade entre os times no estádio. Pensando em jogo de Copa do Mundo, essa não será a primeira vez que os países se enfrentam. No que depender da torcida, será uma disputa bastante acirrada!
Suíça
A Suíça, localizada na Europa Central, é um país bastante interessante. A começar pelo fato de contar com quatro idiomas oficiais, mesmo sendo um país pequeno. São eles: alemão, francês, italiano e romanche; em ordem do mais ao menos falado. Essa variação de idiomas se deve pelas fronteiras com a Alemanha, França, Itália e o principado de Liechtenstein.
Não é segredo para ninguém que a Suíça é mundialmente famosa pelos seus alpes, queijos e chocolates – o país é o maior exportador de chocolate do mundo. O queijo Gruyère é o mais famoso do país e conta com surpreendentes 75 aromas diferentes, incluindo castanha, baunilha, hortelã e avelã. Em um tour pelo Castelo e Muralha de Gruyères, você pode degustar este renomado queijo.
Se você for planejar uma viagem à Suíça, provavelmente irá se deparar com o termo “cantões”, que se referem aos estados do país – ao todo, são 26 cantões. Diferentemente do Brasil, esses estados têm independência e tomam suas decisões de forma individual, por exemplo em relação à educação, saúde e estrutura financeira.
Em termos de atrações turísticas, há muito para conhecer e fazer. Dentre os principais atrativos, destacam-se os lagos de água azul turquesa, o túnel mais longo do mundo, a ponte suspensa mais alta da Europa, os alpes suíços, as estações de esqui e as diversas modalidades de atividades na natureza como caminhada, trekking, tirolesa e trotti bike. Cidades como Zurique, Gruyères, Genebra, Berna e Lucerna são bastante visitadas.
Falando sobre futebol, a Suíça é um time que tem mais tradição se comparado à Sérvia e a Camarões.
Quer saber mais sobre as experiências que a Suíça oferece? Confira o Diário de Bordo da nossa diretora, Eliane Leite:
Suíça: terra do chocolate, montanhas, vilas, natureza e aventura
Camarões
Situado na costa oeste da África, Camarões é uma das nações com maior diversidade étnica, linguística e cultural do continente, razão pela qual o país foi apelidado de “África em miniatura”.
Camarões abriga ao menos 200 grupos étnicos diferentes, que falam 250 línguas, além de dialetos nativos. Cada um desses grupos possui seus próprios costumes e tradições, como danças, vestimentas e diferentes festividades. A música tem grande destaque no país, marcada principalmente pelos ritmos originários camaroneses como o makossa e o bikutsi. Em relação à religião, o norte é de maioria muçulmana, enquanto o sul é de maioria cristã.
É justamente sua grande riqueza cultural o grande atrativo turístico do país. Embora ainda não tão forte se comparado a outros países do continente africano, o turismo em Camarões vem demonstrando crescimento nos últimos anos, impulsionando a economia do país. Dentre as atrações, além de museus, galerias de arte e monumentos históricos, há praias, cachoeiras e parques nacionais. As cidades mais visitadas são Yaoundé, a capital, Limbe e Douala.
Em termos de esporte, o futebol é o que tem maior destaque no país, ainda que não com tanta notoriedade como em outras nações africanas. Assim como a seleção da Sérvia, essa não será a primeira vez que a seleção camaronesa enfrentará o Brasil em uma Copa do Mundo.
Façam suas apostas porque já já começa a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Quais serão os placares desses primeiros jogos?
De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
Tapajós de prêmios
Bom saber que você gostou, Tatiane! Ficamos felizes com o feedback.