As festas de aniversário no Brasil normalmente são marcadas por reuniões informais entre amigos e familiares, com comidas, bebidas, docinhos, presentes, música, bolo e parabéns. Tanto em grandes celebrações quanto em festas mais íntimas, esses “ingredientes” costumam estar presentes.
Uma tradição comum nas comemorações de aniversário no Brasil é o aniversariante cortar o bolo de baixo para cima e entregar a primeira fatia para uma pessoa muito especial. E em outros países do mundo? Embora existam semelhanças com a nossa forma de celebrar, há também muitos aspectos bem diferentes dos quais estamos acostumados.
Antes de conferir como é a comemoração de aniversário em outros países, vamos a dois pontos importantes: como surgiu o costume de comemorar aniversários e qual a origem da famosa melodia “parabéns a você”.
Quando surgiu o costume de comemorar aniversários?
Segundo os antropólogos Ralph Linton e Adelin Linton em sua obra The Lore of Birthdays (A Sabedoria dos Aniversários, sem tradução em português), os aniversários começaram a ser comemorados no Egito Antigo, ou seja, por volta de 3000 a.C. Naquela época, as comemorações eram exclusivas dos faraós e deuses, porém, com o passar do tempo, o costume foi se estendendo aos romanos, que passaram a conceder esse privilégio ao imperador, à sua família e aos senadores.
Rituais pagãos e crenças mágicas deram início à maioria dos costumes das comemorações de aniversário. Em vista disso, nos primórdios do Cristianismo, a tradição foi extinta. Apenas no século IV d.C., quando a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo com a convenção do dia 25 de dezembro, ressurgiu o hábito de comemorar aniversários.
Já no início do século XIX, as comemorações de aniversário passaram a ganhar as formas e simbolismos que vemos hoje, como o bolo, a vela, o convite, o parabéns, entre outros.
Mas aqui vale uma ressalva: o bolo e as velas foram herdados dos gregos. Eles faziam festas à deusa Artemis e colocavam velas sobre uma torta, como um símbolo à lua cheia, que, segundo a mitologia, era a forma com que a deusa se expressava. Na Idade Média, por razões não conhecidas, os alemães retomaram o hábito.
E o parabéns?
A melodia “Parabéns a você” é uma adaptação da melodia Good Morning to All (Bom Dia a Todos, em português) criada pelas irmãs Mildred e Patricia Hill em 1875 nos Estados Unidos. A versão de aniversário surgiu por volta de 1925, se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil no final da década de 1930.
A versão brasileira da música foi decidida em um concurso da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, em 1942, que teve como vencedora a paulista Bertha Celeste Homem de Mello.
As comemorações de aniversários pelo mundo
Embora para nós, brasileiros, as comemorações de aniversários sejam sempre parecidas, com bolos, salgadinhos, doces e balões, em outros países do mundo as celebrações acontecem de forma diferente.
Confira algumas tradições de aniversário pelo mundo:
Índia
Na Índia, são feitas oferendas aos deuses com mantras e energias positivas. Os hindus também realizam uma cerimônia, chamada mundun, no primeiro ou no terceiro aniversário de uma criança. Segundo a religião, o ato de raspar o cabelo leva para longe qualquer negatividade que possa ter sido trazida de uma vida passada, limpando o ser interior da criança e a protegendo de todo o mal. Depois que o cabelo é raspado, a cabeça é lavada em água benta, e uma mistura de cúrcuma e sândalo é esfregada para curar qualquer corte.
Austrália
A comemoração de aniversário na Austrália não é tão diferente da que temos no Brasil. Normalmente, as festas são decoradas com balões e serpentinas. As crianças comem um prato especial chamado fairy bread (“pão de fada”, em português), um pão coberto com manteiga e muito granulado colorido.
Povo Masai
As tribos Masai são grupos étnicos de um povo seminômade que vivem no norte da Tanzânia e no Quênia. Os meninos Masai devem completar três ritos de passagem, começando por volta dos 14-15 anos, quando entram na idade adulta. Essa transição para a fase adulta é celebrada com a “Dança do Salto”, em que dançam durante horas, balançando para trás e para frente e pulando muito alto.
Egito
O Egito não tem uma tradição tão forte de comemoração de aniversário como o Brasil e outros países. Porém, ainda assim, as festas costumam ser animadas, com música, dança e bolo de aniversário. A celebração, que reúne amigos e familiares, chama hafla. A decoração tem como base, principalmente, flores e frutas, elementos considerados símbolos de vida e crescimento.
México
As festas de aniversário no México têm presença garantida da piñata, um balão feito de papel machê pendurado a cerca de dois metros de altura. Dentro da piñata são colocados doces, e o aniversariante, de olhos vendados, deve acertá-la com um taco de madeira até que ela se parta e derrube todas as guloseimas no chão. O “Parabéns a você” mexicano chama-se Las Mañanitas e foi escrito na década de 1950. Outra tradição de aniversário muito no México é a Quinceañera, uma festa muito especial para as meninas que fazem 15 anos (como a nossa festa de debutante aqui no Brasil).
Irlanda
As festas de aniversário na Irlanda são celebradas como em muitos outros países do mundo: uma reunião de familiares e amigos, com comidas, bebidas, música e dança – neste caso, danças tradicionais irlandesas. Além das danças, uma tradição típica em algumas regiões da Irlanda é virar a criança de cabeça para baixo e encostar suavemente sua cabeça no chão em comemoração ao seu aniversário.
Noruega
Os aniversários na Noruega, assim como no Brasil e em outros tantos países, são celebrados com músicas, presentes e bolos (geralmente, com sabor de chocolate ou de frutas com creme). Por se tratar de um país cuja gastronomia tradicionalmente se baseia nas matérias-primas disponíveis no país, com foco para a caça, pesca e pecuária, as comidas das festas são feitas a partir de frutos do mar e frutas frescas. Algo interessante sobre as comemorações da Noruega é que, quando o aniversário de uma criança ocorre durante o ano escolar, ela recebe uma homenagem especial durante a aula.
Japão
No Japão, normalmente o aniversariante comemora seu dia com poucas pessoas em eventos mais íntimos e reservados. Os bolos normalmente são de frutas e não há docinhos nas mesas. Em vez disso, os japoneses costumam preparar alimentos mais saudáveis. O “parabéns a você” existe nas comemorações do Japão, mas é uma versão bem curta, com apenas quatro frases.
Gostou de saber como outras nacionalidades comemoram o aniversário?
Você já teve a oportunidade de passar seu aniversário em outro país? Conta pra gente aqui nos comentários como foi a experiência!
E se quiser planejar uma viagem para celebrar seu dia em um lugar especial, conte com a Adventure Club, uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza. Temos muitas programações incríveis que envolvem cultura, paisagens deslumbrantes, rituais, história e aventura.
Fale com um dos nossos consultores clicando aqui.