A Chapada Diamantina, na Bahia, é um dos destinos de ecoturismo mais fantásticos do Brasil. As paisagens, formadas por cachoeiras, grutas, poços de água transparente, rios e morros são o grande destaque da região, mas, se tantas belezas naturais não fossem o bastante, o destino ainda surpreende os visitantes com suas belas cidades históricas, ótima gastronomia e moradores super receptivos.
Chapada Diamantina Bahia: Poço Azul e Poço Encantado
Escolher uma ou duas atrações naturais da Chapada Diamantina não é fácil, já que em seus quase 38 mil km² de área há uma infinidade delas. Mas hoje vamos falar especificamente sobre o Poço Azul e o Poço Encantado, que, com suas águas cristalinas, formações rochosas e o fenômeno conhecido como “raio de luz” ou “feixe de luz”, atraem uma grande quantidade de visitantes.
Uma das características mais interessantes dos poços é que, mesmo com a profundidade, é possível enxergar nitidamente o que está no fundo, como galhos de árvores e pedras. Uma das explicações para essa transparência, segundo especialistas, é a presença de carbonato de cálcio, que “filtra” a água e contribui para a sua cristalinidade. Outro ponto que chama a atenção é a cor azul de suas águas.
Embora o Poço Azul e o Poço Encantado tenham características semelhantes, cada um tem algo em particular que faz valer a visita a ambos (você pode fazer isso em um único dia, já que para ir de um local a outro leva aproximadamente apenas uma hora de carro).
Poço Azul Chapada Diamantina
Como o próprio nome sugere, a tonalidade azul da água é um dos destaques do Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção. Mas além da cor, o diferencial do Poço Azul, com seus 20 metros de largura e 60 metros de profundidade, é a possibilidade de fazer flutuação. O mergulho dura cerca de 15 minutos e é feito com colete salva-vidas e snorkel.
Poço Encantado Chapada Diamantina
O Poço Encantado, situado no município de Itaetê, tem maior profundidade, porém não permite flutuação. Na recepção, os visitantes recebem um capacete com lanterna e são acompanhados por um guia local. Na beira do poço, há um tipo de “arquibancada natural” onde os visitantes podem sentar, admirar o cenário e ouvir as explicações do guia. O passeio leva aproximadamente 30 minutos.
Temporada do feixe de luz
A combinação entre as formações rochosas, a transparência e a tonalidade das águas faz do Poço Azul e do Poço Encantado atrativos deslumbrantes. Mas há outro fator que influencia ainda mais em sua beleza e atrai, em alguns meses do ano, ainda mais visitantes.
Entre abril e setembro, acontece um fenômeno chamado “feixe de luz” ou “raio de luz”, que é quando os raios solares entram em meio às frestas e incidem diretamente sobre as águas azuis cristalinas dos poços, proporcionando uma iluminação especial e deixando a paisagem ainda mais deslumbrante. No entanto, o fenômeno acontece apenas das 10h às 13h30, em dias de céu limpo. Ou seja, um evento um tanto quanto exclusivo!
E aí, ficou com vontade de conhecer o Poço Azul e o Poço Encantado na Chapada Diamantina?
Confira os nossos roteiros na Chapada Diamantina ou fale diretamente com alguém da nossa equipe.