O calendário nacional de 2023 oferece muitas oportunidades para viajar. Isso porque diversos feriados e pontos facultativos cairão na segunda, terça, quinta ou sexta-feira, como o feriado de Tiradentes, por exemplo, celebrado no dia 21 de abril.
Muita gente aproveita essa época para viajar, pois, dependendo do destino (principalmente se tratando de território nacional), já não é mais alta temporada. As atrações estão menos lotadas se comparadas a outros feriados como Ano Novo e Carnaval, os preços de hospedagens e passagens aéreas estão mais baixos e as condições climáticas também podem ser mais favoráveis.
Independentemente se a vontade é fazer um roteiro nacional ou internacional, opções não faltam, mas a dica é se planejar desde já para garantir uma programação que tenha tudo a ver com o que você está buscando!
Abaixo, você confere nossa lista com dicas de roteiros para conhecer no Feriado de Tiradentes – 2 nacionais e 2 internacionais
Feriado 21 de abril: Trekking em Potiguara
Se você gosta de natureza, história, praias desertas, esportes de aventura ou simplesmente degustar um prato típico e participar de tradicionais festejos populares, este é o roteiro: Trekking em Potiguara. O Litoral Norte Paraibano tem metade dos seus 66 km de praias dentro de áreas de proteção ambiental, distribuídos em um mosaico de Unidades de Conservação que se estendem até o Rio Grande do Norte, onde espécies ameaçadas de extinção encontram refúgio em lugares paradisíacos.
A Costa abriga, ainda, a mais antiga Reserva Indígena do Brasil, cuja nação, os Potiguaras, habita o mesmo lugar onde protagonizaram alguns dos principais capítulos do início da colonização brasileira. O cenário, por sua vez, continua espetacular como no século XVI, quando intensas batalhas, envolvendo nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses, aconteciam em meio a falésias, praias desertas, estuários exuberantes e lagoas de águas cristalinas.
Feriado 21 de abril: Bike no Vale Europeu
O roteiro Bike no Vale Europeu: Circuito Completo é o primeiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O circuito, que tem um total de 282 km, com início e término na cidade de Timbó/SC, foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando, assim, as estradinhas de terra mais bonitas e tranquilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tirasse o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.
O percurso pode ser dividido em Parte Alta e Parte Baixa. A Parte Baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Tem subidas e descidas, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Pode ser feita por pessoas que possuem um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta. Já na Parte Alta, o circuito sobe a serra em direção às represas que ficam a cerca de 700 metros de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente, com frequentes trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico além de uma certa experiência em cicloturismo.
Feriado 21 de abril: Norte do Japão
Abril é um ótimo mês para viajar ao Japão, pois é nessa época que acontece um dos “eventos” mais aguardados do país: a floração das cerejeiras, também chamadas de sakuras. Essa grande celebração acontece em todo o país e atrai tanto a atenção dos moradores locais quanto de turistas de todas as partes do mundo.
O nosso roteiro pelo Norte do Japão tem justamente a florada como foco. Para apreciar as flores e os cenários que ficam ainda mais bonitos, alguns dos nossos pontos de interesse serão: a encantadora região de Tohoku; o Parque Kitakami Tenshochi, que tem 10 mil árvores de cerejeira ao longo de seu rio; Morioka, cidade cercada de belas montanhas e famosa pela “Ishiwari zakura”, uma cerejeira que cresce no meio de uma grande pedra; e o Festival Fuji Shibazakura, que ocorre aos pés do Monte Fuji.
Feriado 21 de abril: Butão
Butão, pequeno país incrustado entre a China e a Índia, na maravilhosa Cordilheira dos Himalaias, é conhecido por sua Cultura da Felicidade. A beleza natural das florestas, montanhas e rios são emolduradas por monastérios e templos, onde religião e cultura se mostram uma só coisa. O budismo tibetano é a principal religião do país e ao longo dos passeios sempre veremos rodas e bandeirolas de oração encantando e espalhando as preces individuais e coletivas por todos os lados.
No roteiro programado para o Feriado de Tiradentes, conheceremos Thimphu e suas mais importantes atrações, seguiremos para Punakha, de onde se pode ver vários picos, como o Gangkar Puensum, o mais alto do país, a 7.497m, depois para Paro e, enfim, para o ponto mais esperado da viagem: uma caminhada até o Taktsang Monastery, o mais famoso monastério do Butão, também conhecido como Tiger’s Nest – Ninho do Tigre.
Agora que você conferiu quatro opções de roteiros para o Feriado de Tiradentes, conta pra gente qual foi o seu preferido?
Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar! Em caso de dúvidas, sugestões ou busca de informações por outros destinos, não deixe de entrar em contato conosco.