Período de férias e de recesso para muitas pessoas, janeiro é um ótimo mês para viajar. Seja para conhecer um novo atrativo ou revisitar algum lugar especial; seja para destinos de calor ou de frio; para descansar ou se aventurar, é inegável o fato de que começar um novo ano viajando nos traz sensações positivas, energia, motivação e ideias criativas para serem colocadas em prática ao longo dos próximos meses.
Buscando um destino para passar as férias de janeiro?
Então confira abaixo a nossa seleção de 6 experiências para começar o ano com o pé direito!
1. Relaxar em Jericoacoara ou em outras praias do Nordeste
O Nordeste é um dos destinos brasileiros que mais atraem turistas nas férias de janeiro. Opções de praias, paisagens paradisíacas, festas badaladas, atrativos isolados e atividades em meio à natureza não faltam.
Uma opção bastante recomendada é Jericoacoara, no Ceará. A antiga aldeia de pescadores tornou-se um destino bastante famoso e procurado, mas ainda assim conseguiu preservar sua atmosfera tranquila. É um lugar com praias de águas cristalinas, lagoas, manguezais e dunas. Ótimo para relaxar!
Outras praias do Nordeste para serem visitadas nas férias de verão são Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo e Península de Maraú. Seja onde for, nessa região do Brasil, você irá garantir uma experiência de relaxamento, contemplação e muito contato com a natureza.
2. Navegar pelos rios da Amazônia
Os rios da Amazônia são favoráveis à navegação por serem extensos e volumosos, além de suas águas fluírem calmamente. Os com maior destaque são o Solimões e o Negro, que costumam receber um grande fluxo de embarcações.
De janeiro a junho, acontece o chamado período de cheia na Amazônia – quando os rios encontram-se em seu nível máximo de volume de água. Essa época, como é de se imaginar, é ainda mais propícia para experiências de navegação já que é possível chegar a regiões mais afastadas com maior facilidade. Além disso, durante esse período, as temperaturas estão mais amenas, ainda que dias quentes continuem sendo comuns.
É por essas e outras razões que trouxemos a experiência de navegação pelos rios amazônicos como sugestão para as férias de janeiro 2023. Se você está em busca de uma experiência autêntica brasileira para começar o ano, essa pode ser a programação ideal.
3. Fazer trekking na Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina, na Bahia, tem sua alta temporada entre os meses de março a setembro, quando a incidência de chuvas é menor. Porém, se optar por visitar o destino nas férias de janeiro, época de média temporada, você contará com alguns diferenciais. Além de valores mais convidativos, a Chapada fica com cachoeiras e rios mais volumosos e exuberantes nos dois primeiros meses do ano.
Quer mais motivos para conhecer a Chapada Diamantina no início do ano? Dentre os inúmeros atrativos (não é exagero: são muitos mesmo), você poderá fazer trekkings – como o Vale do Pati, um dos mais famosos do Brasil; visitar cavernas; conhecer cidades históricas e compartilhar momentos com pessoas que farão de tudo para que você se sinta em casa. Começar 2023 assim será uma experiência incrível!
4. Acampar no gelo da Antártica
Sim… é isso mesmo que você leu: acampar no gelo da Antártica. Um tanto quanto peculiar, essa experiência é para aqueles que gostam de se aventurar, experimentar coisas diferentes – e, mais que isso, para aqueles que sonham em conhecer o extremo sul do planeta e observar a sua vida selvagem.
A temporada de turismo na Antártica ocorre entre final de novembro e começo de março, meses em que as temperaturas estão mais agradáveis. Além do acampamento, outras atividades como caminhadas, passeios de caiaque e observação da vida selvagem fazem parte da programação. Essa talvez seja a opção mais ousada da nossa lista de lugares e experiências para as férias de janeiro 2023, hein?
5. Esquiar nos Alpes Suíços
Se você quer curtir o frio e viver uma experiência diferente nas férias de janeiro, a Suíça é uma ótima opção de destino. Durante os meses de inverno (de dezembro a fevereiro), os Alpes Suíços atraem turistas de todas as partes do mundo. Nessa região, encontram-se as estações de esqui, alguns dos restaurantes mais charmosos do país e alguns dos cenários mais espetaculares da Europa.
Além de esquiar, ou até mesmo experimentar outras atividades de inverno como snowboard, caminhada com raquete e passeios de trenó, você com certeza irá se deliciar com a gastronomia do país – que inclui o famoso fondue de chocolate – e curtir dias relaxantes em renomados hotéis. E aí… já tinha pensado na possibilidade de conhecer as paisagens cinematográficas da Suíça em janeiro?
6. Caçar Aurora Boreal na Islândia
Se você nos perguntar qual a melhor época para visitar a Islândia, responderemos “depende”. Visitar o país em janeiro é totalmente diferente de visitá-lo em julho, por exemplo. Para quem deseja fazer trilhas e conhecer lagos e cachoeiras, o período mais indicado é o verão (que vai de junho a agosto).
Mas se o seu desejo é caçar aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais belos do planeta, a viagem deve ser realizada entre novembro e março, meses de inverno no país. Nessa época, as paisagens são tomadas por neve, as noites são mais longas e há grandes chances de as luzes coloridas surgirem no céu. Legal saber: a Islândia é um dos melhores lugares para observar a aurora boreal.
Qual experiência você escolhe para começar o próximo ano?
Agora que você descobriu alguns lugares para as suas férias de janeiro 2023, que tal começar a se planejar? Entre em contato com a equipe da Adventure Club, tire todas as suas dúvidas e se prepare para uma viagem dos sonhos! Somos especialistas em proporcionar experiências autênticas em destinos de natureza.