Dez destinos no Brasil apareceram entre os 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. A premiação foi concedida pela Green Destinations, uma organização global criada na Holanda para apoiar destinos sustentáveis, seus negócios e suas comunidades.
Epitaciolândia (AC), Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Orleans (SC) e Itá (SC) foram os destinos nacionais premiados.
Destinos no Brasil que estão entre os 100 mais sustentáveis do mundo!
Ficou com vontade de saber mais sobre eles? Confira a seguir!
1. Epitaciolândia (Acre)
Epitaciolândia é um município brasileiro do interior do estado do Acre, com população constituída, na sua maioria, por famílias de agricultores. Embora ainda não seja um destino muito turístico, ao que indica, nos próximos anos, passará a ser. Dentre os atrativos, está a Igreja de São Sebastião, construída para abrigar o padroeiro da cidade.
2. Diamantina (Minas Gerais)
Diamantina, cheia de belezas naturais, como montanhas, serras e cachoeiras, é também dona de um rico patrimônio histórico. A cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e consagrada com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 1999. Diamantina faz parte do Caminho dos Diamantes, na Estrada Real.
3. Corguinho (Mato Grosso do Sul)
A pequena cidade de Corguinho, próxima a Campo Grande, oferece diversas atividades na natureza, como boia cross, canoagem, pesca esportiva, ciclismo, rafting, observação da fauna e flora e até observação astronômica. É um destino com grande potencial para o ecoturismo, turismo de aventura e turismo científico.
4. Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)
É em Tibau do Sul que se localiza uma das praias mais famosas do nordeste: a Praia de Pipa. Esse é, sem dúvidas, o grande atrativo da cidade, mas há também a lindíssima Lagoa de Guaraíras, que fica bem no encontro com o mar e oferece um pôr do sol deslumbrante. Para conhecer a Praia da Pipa, sugerimos dois roteiros: Trekking em Potiguara e Travessia Off Road de Natal a Fortaleza.
5. Orleans (Santa Catarina)
Aos pés da Serra do Rio do Rastro, Orleans é um município bem charmoso e com programações turísticas variadas, dentre elas: o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, que mostra um pouco de como foi a imigração na cidade, cervejarias onde se pode acompanhar o processo de fabricação com visitas guiadas, a Igreja Matriz Santa Otília, inaugurada em 1892, e o Paredão Zé Diabo, um enorme paredão de pedra com passagens bíblicas.
6. Capitólio (Minas Gerais)
Capitólio tem como principal atração o Lago de Furnas, apelidado de “Mar Mineiro” – um dos maiores lagos artificiais do mundo e principal meio para se navegar entre os atrativos locais. Há cânions com mais de 20 metros de altura, fendas e cachoeiras. Uma dica interessante é combinar, em uma mesma viagem, Capitólio e Serra da Canastra, que estão distantes a pouco mais de 100 quilômetros.
7. Tibau (Rio Grande do Norte)
Tibau, com suas águas termais, falésias, praias e dunas, é uma dos locais mais visitados do Rio Grande do Norte. Entre os principais atrativos turísticos estão o Morro de Areias Coloridas e a Pedra do Chapéu. Além de grandes belezas naturais – razão que o leva a ser um dos principais destinos turísticos do estado para a prática de turismo ecológico –, Tibau tem grande destaque cultural.
8. Bombinhas (Santa Catarina)
Pelo segundo ano consecutivo, Bombinhas foi apontada como um dos destinos brasileiros mais sustentáveis do mundo. A cidade catarinense, desta vez, se destacou com o seu projeto “Pesca Artesanal da Tainha”, uma iniciativa que teve origem com os indígenas e hoje faz parte da identidade bombinense. Trata-se de uma manifestação cultural que reúne pessoas, história, cultura e tradições.
9. Pedro Gomes (Mato Grosso do Sul)
Pedro Gomes, município da região norte do Mato Grosso do Sul, tem trilhas, balneários e cachoeiras, sendo a principal delas a Cachoeira Água Branca – uma queda d’água de 86 metros de altura, considerada uma das mais belas do estado. Assim como os demais destinos da lista, a cidade é um exemplo e inspiração no cuidado com o meio ambiente.
10. Itá (Santa Catarina)
Para encerrar a lista de destinos no Brasil apontados como os mais sustentáveis do mundo (mas não necessariamente na ordem em que foram classificados), aparece a cidade de Itá, com grande destaque no turismo catarinense. As principais atrações giram em torno das suas águas termais e atividades aquáticas, mas o local também oferece belas vistas a partir de mirantes, passeios de funicular, paintball, arvorismo e trilhas.