A Etiópia é um destino diferente. Uma imersão no mais diverso dos países africanos. Origem da humanidade, porta de entrada do cristianismo no continente, exemplo de variedade cultural e religiosa, a Etiópia é também natureza selvagem, diversidade, riqueza antropológica e, sem dúvida, uma agradável surpresa.
A rota “Etiópia em Essência” abrange os lugares mais emblemáticos do país em menos de duas semanas.
Por um lado, a viagem se aprofunda no norte, explorando as capitais do antigo Império. Visitaremos Gondar, a chamada “Camelot Africana”, e Bahar Dar, onde nasce o Nilo Azul e que exibe com orgulho seu imenso Lago Tana. Como ponto culminante, Lalibela, Patrimônio da Humanidade, e uma cidade de visita obrigatória por suas igrejas escavadas na rocha.
Na segunda parte da viagem, voaremos diretamente para o sul, para conhecer a etnia dos Mursi. Além disso, viveremos a experiência de conviver com seus vizinhos, tribos tão fascinantes quanto os Hamer, Konso, Dorze e Dassanech. Uma visão fantástica do país que será complementada com visitas a mercados locais e cerimônias religiosas e tribais de grande valor cultural.
O melhor desta rota:
– Museu Nacional de Addis Ababa
– Mosteiros do Lago Tana com suas belas pinturas
– Castelos de Gondar
– Igrejas monolíticas de Lalibela
– Grupos étnicos do sul da Etiópia
Chegada ao aeroporto de Addis Ababa. Recepção e traslado ao hotel para acomodação.
Pernoite no Azzeman Hotel.
Dia dedicado a explorar Addis Ababa. Pouco conhecida pela maioria dos viajantes, que costumam passar direto, Addis Ababa é um fascinante mundo a ser descoberto. Vale ressaltar que a cidade etíope, com seus 2.400 metros de altitude, é uma das capitais mais altas do mundo. Com uma população crescente e localizada geograficamente no centro do país, Addis Ababa (“nova flor”, em amárico, como foi batizada por seus fundadores) é uma cidade agradável e cheia de surpresas. O dia será dedicado a visitar a cidade, cujos pontos mais emblemáticos são o bairro de Piazza e a sempre caótica Mesquel Square. Visitaremos as montanhas de Entoto, lugar onde Menelik II se instalou antes de fundar a cidade. Destas montanhas, que em alguns pontos chegam a 3 mil metros, poderemos ver as dimensões da capital. Em seguida, descobriremos os segredos de Lucy, uma das descobertas paleontológicas mais importantes da História, no Museu Nacional, e, sempre que tivermos tempo suficiente, conheceremos uma igreja cristã ortodoxa. Retornaremos ao nosso hotel para descansar.
Pernoite no Azzeman Hotel.
Incluso:
Café da manhã
Tomaremos o primeiro voo da manhã para Bahar Dar. Dedicar-nos-emos a conhecer uma representação dos mosteiros do Lago Tana, que conta com mais de 20, muitos dos quais permaneceram quase anônimos para os estrangeiros até 1930. Vários deles possuem uma magnífica decoração e escondem verdadeiros tesouros, tornando-se locais cheios de mistério e lenda. A maioria das ilhas é um autêntico santuário natural. Bahar Dar e o Lago Tana, o maior lago do país com 3.673 quilômetros quadrados, são dois dos lugares que não podemos perder na Etiópia. A viagem pelo lago será feita em um pequeno ferry, que nos levará à península de Zege, onde visitaremos a igreja de Ura Kidane Mehret, acessível por um caminho cercado de vegetação exuberante. Prosseguiremos nossa excursão por este impressionante lago e pararemos no templo Azuwa Maryam ou em outro similar. Dependendo do tempo disponível, poderemos visitar duas ou três igrejas no lago. Já à tarde, a trinta quilômetros de Bahar Dar, nos esperam as famosas cataratas do Nilo Azul. Uma impressionante queda d’água de 45 metros de altura conhecida como Tis Abay ou Tis Isat (água fumegante), uma das fotografias do viagem.
Pernoite no Lake Avenue Hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Após o café da manhã, faremos um traslado de carro de Bahar Dar para Gondar. Fundada pelo imperador Fasilidas, Gondar foi a segunda capital do Império Axumita e um grande centro de referência entre os séculos XVII e XVIII. Ao chegarmos em Gondar, visitaremos seu centro histórico, com especial atenção ao complexo de castelos, à piscina do rei Fasilidas e ao mosteiro de Debre Birhan Selassie. Gondar foi a capital da Etiópia no passado e apresenta um dos primeiros castelos conhecidos na história da África (Fasil Ghebbi). O recinto central murado, cercado por altos muros de pedra, cobre nada menos que 70 mil metros quadrados e contém um total de seis castelos, um complexo de túneis interconectados e passagens elevadas com outros edifícios de menor tamanho. Conhecido como o “Camelot da África”, o complexo real também inclui capelas, salão de banquetes, cocheiras e até uma jaula de leões. Após visitar os castelos e o verdadeiro coração de Gondar, descobriremos a piscina do rei Fasilidas, do século XVI. Os banhos do fundador de Gondar têm uma área de 2.800 metros quadrados. Cercados por um muro de pedra com seis torres, os banhos são vigiados por um edifício de dois andares que, segundo a tradição, foi a segunda residência do monarca. Outras fontes indicam que, embora sejam considerados piscinas, provavelmente eram utilizados para cerimônias. O tour em Gondar finaliza com a visita ao mosteiro Debre Birhan Selassie. A lenda conta que foi o único templo que se salvou da destruição em massa de 1888 devido à “intervenção divina de um enxame de abelhas” (sic). O principal atrativo turístico da igreja reside em suas pinturas internas. Por exemplo, o teto é composto por oitenta faces angelicais, uma atração que, por sua singularidade, a torna um dos pontos mais fotografados do país. Além disso, destaca-se uma representação aterradora do demônio rodeado de chamas que se encontra na parede à esquerda da porta principal.
Pernoite no Gondar Hills Resort.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Voaremos hoje para a mágica Lalibela. Após aterrissar, e a caminho da cidade, faremos uma parada em Nakute La’ab, uma igreja simples construída ao redor de uma caverna rasa com vários lagos sagrados alimentados por fontes naturais. O templo esconde vários tesouros, incluindo quadros, uma bíblia em couro e várias pinturas que poderemos ver de perto. Após essa visita, percorreremos os seis quilômetros que nos separam de Lalibela. A cidade pode se orgulhar de ser um dos conjuntos artístico religiosos mais importantes do mundo; não é à toa que é conhecida como a “Jerusalém africana”. O conjunto de igrejas de Lalibela foi declarado Patrimônio da UNESCO em 1979 e é o principal local de peregrinação dos cristãos ortodoxos. Visitaremos o primeiro grupo de igrejas escavadas na rocha, destacando a igreja de Medhanialem (São Salvador), uma das maiores e mais impressionantes, com colunas externas que adornam os lados, e a igreja de Bete Mariam, uma pequena igreja que preservou a beleza das pinturas internas e uma curiosa estrutura interna formada por dois andares. As igrejas de Lalibela, por estarem subterrâneas, se comunicam entre si através de túneis e valas que, sem dúvida, são um dos principais atrativos para os viajantes. Dedicar-nos-emos a conhecer em profundidade esta cidade, considerada uma das maravilhas do mundo. Localizada a 2.630 metros de altitude, Lalibela possui a majestade de suas igrejas, mas também o encanto de suas ruelas, onde nos perderemos até a hora do jantar.
Pernoite no Mezena Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Segundo dia em Lalibela. Ao amanhecer, e sempre que seja domingo, teremos a oportunidade de vivenciar ao vivo as espetaculares cerimônias religiosas nas igrejas. Em seguida, visitaremos o templo de Ashete Maryam. À tarde, continuaremos explorando as igrejas escavadas na rocha do centro da cidade. Do segundo grupo de igrejas escavadas na rocha, destacam-se as igrejas de Gabriel – Rufael (caracterizadas por serem precedidas por um profundo fosso), a de Amanuel e a de Abba Líbanos. Também visitaremos a solitária Bete Giorgis, famosa por seu formato em cruz e por um interior de dimensões reduzidas, onde se destaca uma cúpula que não é visível do exterior. Provavelmente, é a igreja monolítica mais espetacular de todas. Usaremos os antigos túneis que conectam as igrejas para nos deslocarmos de uma para outra.
Pernoite no Mezena Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Voo para Addis Ababa. Uma vez na capital, almoçaremos e teremos um veículo à disposição para visitar alguns dos bairros mais emblemáticos de Addis Ababa, como o de Piassa ou para conhecer o Merkato.
Pernoite no Azzeman Hotel.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Pela manhã, nos trasladaremos para o aeroporto para pegar o voo para Jinka. Uma vez na capital administrativa do Vale do Omo, teremos a oportunidade de visitar seu museu. Na verdade, trata-se de um centro de pesquisa das tribos do Omo Sul, situado estrategicamente em uma colina com grandes vistas sobre a cidade, o que é muito útil para ampliar nosso conhecimento sobre as diversas etnias da região.
Pernoite no Eco Omo Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Jinka é o ponto de partida para o Parque Nacional Mago. Visitaremos sua etnia mais conhecida, os mursi, famosos pelos pratos labiais de suas mulheres, uma tradição que ainda se mantém. Muitas mulheres fazem uma inserção no lábio inferior durante a adolescência, que gradualmente vão aumentando como símbolo de beleza. Este é um povo dedicado principalmente à pecuária, embora também realizem atividades agrícolas, como o cultivo de sorgo e milho. A caça também é uma atividade importante para os mursi, embora tenha sido reduzida devido à declaração de seu território como reserva de fauna. Retorno a Jinka, onde, após a visita, iremos almoçar no Key Afar (se for quinta ou terça-feira no mercado de Alduba), uma ótima oportunidade para vivenciar o cotidiano de um dos mercados mais coloridos do Vale do Omo. Após o almoço, partiremos em direção a Turmi que é a capital da etnia hamer. Com costumes ancestrais, idioma, religião e crenças próprias, os Hamer são extremamente hospitaleiros, com ritos únicos, entre os quais podemos destacar o ukuli bula ou salto dos bois, a entrega do boko e a dança evangadi. A localidade serve não apenas como base para visitar os diversos povoados desta tribo, mas também é um excelente ponto de partida para chegar a Omorate e descobrir etnias como os dassanech e os karo. Os hamer são, sem dúvida, a etnia arquetípica do Omo. Especialmente impressionantes são as mulheres, adornadas com grossas tranças de cabelo colorido de ocre que formam um espesso franjão, saias de pele e muitos braceletes ajustados aos braços e pernas. Os homens, por sua vez, assim como as mulheres, praticam a escarificação corporal e usam vestimentas mais simples, exceto aquelas que utilizam para cerimônias.
Pernoite no Paradise Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Acordaremos cedo e nos dirigiremos mais ao sul, rumo a Omorate, para realizar uma visita extensa ao povo dassanech, às margens do rio Omo. Os dassanech baseiam sua subsistência no cultivo de sorgo e milho. Embora sejam considerados um povo de pastores, também realizam cultivos sazonais que coincidem com as cheias do rio Omo e as inundações de suas margens. Esta etnia forma uma sociedade patriarcal, onde a autoridade recai sobre um grupo de anciãos denominado “ara”. Um dos detalhes que mais surpreende dos dassanech são os penteados masculinos, que marcam o ascenso no sistema de idade; desde o raspado completo, passando pelo penteado tipo “capacete” das crianças, até os sofisticados penteados com terra que indicam a idade adulta e o reconhecimento social. O dia também será dedicado a visitar povoados da etnia hamer. Com guias locais, exploraremos algumas das aldeias mais interessantes.
Pernoite no Paradise Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Hoje faremos uma jornada de Turmi até Konso, onde visitaremos uma das aldeias. Seus povoados labirínticos são autênticas fortalezas que os protegem de etnias vizinhas. Estão situadas no alto das colinas basálticas e servem como mirantes sobre as terraças de cultivo que as rodeiam. Os konso continuam praticando o animismo, apesar da influência religiosa externa há várias gerações. Em 2011, a paisagem cultural dos konso foi considerada Patrimônio da Humanidade. A estrutura social dos konso é baseada na pertença a um dos nove clãs, chamados “gada”, que estruturam sua organização social. Cada gada possui uma autoridade religiosa conhecida como pokwalla. Os rituais associados ao culto dos antepassados têm um papel fundamental na comunidade konso, sendo a manifestação mais visível o culto aos antepassados por meio dos waga, estátuas de madeira erigidas em memória dos falecidos que tiveram certa relevância na sociedade konso.
Pernoite no Kanta Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
De Konso, nos deslocaremos para Arba Minch, onde pegaremos o voo para Addis Ababa. Na capital etíope, dedicaremos o tempo para fazer as últimas compras e passear pela Churchill Avenue, uma de suas principais artérias comerciais. À noite, teremos um jantar de despedida e traslado para o aeroporto.
Day use no Azzeman Hotel.
Incluso:
Café da manhã
Jantar
VALORES PARTE TERRESTRE POR PESSOA
Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
---|---|---|---|---|---|---|
Saídas Privativas - Diárias | € 4.284,00 | € 5.305,00 | € 9.065,00 | 01/nov/2025 |
– Valores válidos para mínimo de 02 pessoas (serviço privado).
– Valores não são válidos para feriados e datas festivas.
Nota: Caso as acomodações oferecidas nesta rota estejam cheias na data da reserva, o operador fornecerá uma alternativa de pelo menos a mesma categoria planejada inicialmente.
Hospedagem
Addis Ababa: Azzeman Hotel
Bahar Dar: Lake Avenue Hotel-Bahirdar
Gondar: Gondar Hills
Lalibela: Mezena Lodge
Jinka: Eco Omo Lodge
Turmi: Turmi Paradise Lodge
Konso: Kanta Lodge
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (88)
Formas de pagamento:
Entrada de 30% (via transferência bancária ou PIX) + saldo em até 03x sem juros.
Inclui:
– 11 noites de hospedagem com pensão completa, exceto em Addis Ababa (que inclui somente café da manhã);
– Guia locais de língua espanhola;
– Veículos com motoristas e combustível;
– Passeio de ferry;
– Jantar de despedida;
– Entradas para os parques nacionais;
– Visitas descritas no itinerário;
– Seguro viagem.
Não inclui:
– Passagens aéreas internacionais e taxas aeroportuárias;
– Visto;
– Passeios opcionais;
– Refeições não mencionadas;
– Bebidas;
– Gorjetas;
– Despesas de caráter pessoal;
– Excesso de bagagem;
– Qualquer serviço não especificado como incluído.
Documentos necessários para embarque:
– Passaporte com validade mínima de 6 meses, com 2 páginas em branco.
– Visto: é obrigatória a emissão de visto para brasileiros viajando à Etiópia. Pode ser solicitado online através do site: https://www.evisa.gov.et/visa-types/tourist-visa/online-tourist-visa
– É obrigatório o certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela emitido com mínimo de 10 dias de antecedência ao embarque http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.