
Se você gosta de viagens que tenham a mistura perfeita de natureza, história, arqueologia e cultura, e costuma se apaixonar por lugares assim, este pode ser o roteiro perfeito para você! Percorra e conheça os principais pontos históricos da região de Cusco, visite a fantástica Machu Picchu e explore os lugares mais incríveis entre as montanhas e lagos de Huaraz.
Cusco é o antigo centro do Império Inca, com sua rica cultura que se reflete tanto nas grandiosas construções que resistiram à colonização espanhola, quanto nos variados museus, igrejas e monumentos espalhados pela cidade. Na região do Vale Sagrado está o sítio arqueológico de Ollantaytambo, uma verdadeira fortaleza inca que vale a pena ser visitada. Após já estarmos mergulhados em tanto conhecimento sobre os incas, visitaremos Machu Picchu e poderemos contemplar a magnitude de suas montanhas e a impressionante arquitetura de seu sítio arqueológico.
Huaraz é uma região repleta de lindas montanhas, que formam cordilheiras altíssimas e de grande beleza cênica. Os lagos e lagoas de degelo são atrativos imperdíveis, já que suas formas e cores deixam tudo ainda mais bonito. Na temporada mais seca, geralmente de junho a outubro, as montanhas ficam ainda mais belas em contraste com o céu azul. Um espetáculo natural inesquecível. O final perfeito para esta viagem!
Chegada ao aeroporto de Cusco, traslado para o hotel e restante do dia livre.
Hoje faremos um encantador passeio de meio dia pela cidade de Cusco nos presenteia com história, cultura viva e arte. Nesta cidade imperial poderemos apreciar como convivem em harmonia as culturas andina e espanhola, bem como o passado e o presente. Iremos até o centro para percorrer os corredores do mercado de San Pedro, o mais antigo da cidade. Desenhado em 1925 por Gustave Eiffel, hoje reúne centenas de comerciantes de produtos regionais. Visitaremos também o Koricancha, que durante o império Inca foi um centro de adoração ao Sol e sobre o qual, mais tarde, foi construído o convento de Santo Domingo durante o processo de evangelização. Sua fachada de estilo barroco, construída sobre os sólidos muros incas, resume perfeitamente o sincretismo de culturas na cidade de Cusco. Para apreciar a grandiosidade dos incas, subiremos rumo à monumental fortaleza de Sacsayhuamán, um dos melhores exemplos de sua arquitetura militar. Percorreremos também o centro arqueológico de Kenko, lugar cerimonial onde cultuavam o Sol, a Lua e as estrelas. Neste passeio pela cidade não poderia faltar uma visita à catedral, seu templo mais importante. Foi erguida sobre o antigo palácio do Inca Huiracoha e guarda, em seu interior, uma maravilhosa coleção de arte colonial formada por peças de ourivesaria e telas representativas da Escola Cusquenha de pintura.
Incluso:
Café da manhã
Após o café da manhã, hoje faremos um percurso que permite apreciar a riqueza do Vale Sagrado dos Incas: a sua história milenar e o patrimônio que se mantém vivo graças à sua população. Visitaremos o centro cultural Parwa para conhecer seus tecidos tradicionais e o simbolismo contido em seus desenhos e cores. Teremos a oportunidade de apreciar o processo têxtil de cada peça, os insumos utilizados, o método de obtenção dos seus corantes naturais e as técnicas de tecelagem que são passadas de geração em geração. Além disso, poderemos ver ao vivo o trabalho dos artesãos. Visitaremos também Ollantaytambo, antigo centro militar, religioso e agrícola dos Incas. Visitaremos o templo principal e as plataformas da fortaleza de pedra. Sua fortaleza, exemplo de todo o poder inca, está estrategicamente localizada sobre uma montanha, onde percorreremos seu templo principal, plataformas e fontes, enquanto desfrutamos de uma vista imbatível da cidade, a única que mantém o desenho urbano inca original. Para enriquecer ainda mais a experiência, podemos saborear os sabores locais durante o almoço antes de visitar o complexo arqueológico de Pisac. Percorrendo os seus edifícios veremos porque é um dos mais relevantes do vale, tanto pelo seu planeamento urbano (muito avançado para a época) como pela variedade de ambientes ou “bairros” dedicados a cerimónias religiosas, salas e templos.
Após o passeio, faremos uma viagem de trem com destino ao Povoado de Machu Picchu (também conhecido por Águas Calientes).
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Hoje visitaremos a grande atração de nossa viagem: Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas. Acompanhados por um guia local, exploraremos a região, mergulhando na história de uma das mais espetaculares civilizações do planeta. Aproveite para observar a arquitetura tão precisa para a época, conhecer um pouco mais sobre como os incas se orientavam com base nos elementos da natureza e se encantar com a beleza das imponentes montanhas que cercam esta joia da humanidade. Após nossa visita, retornaremos para o povoado e teremos tempo livre para o almoço. No período da tarde, embarcaremos no trem com destino ao Vale Sagrado e na hora estabelecida, um representante os acompanhará durante o traslado ao estação Ollantaytambo ao hotel em Cusco.
Incluso:
Café da manhã
Café da manhã e saída de Cusco em direção para Lima. Traslado ao aeroporto de Cusco. Embarque em voo para Lima, traslado de chegada ao hotel e acomodação. Restante do dia livre.
Incluso:
Café da manhã
Hoje conheceremos as duas facetas de Lima: a moderna, refletida nos bairros de Miraflores e San Isidro; e o antigo, encapsulado no seu centro histórico declarado Património Cultural Mundial pela UNESCO. Iremos mergulhar na história colonial da cidade enquanto percorremos suas ruas e praças, apreciando edifícios emblemáticos como o Palácio do Governo, a Catedral e o Palácio do Arcebispo na Plaza de Armas. Teremos a oportunidade de entrar num dos espaços eclesiásticos mais emblemáticos de Lima, como o Convento de Santo Domingo, também declarado Patrimônio Cultural da Humanidade e onde se encontram as relíquias de três santos peruanos: Santa Rosa de Lima, San Martín de Porres e San Juan Macías. Tal como o convento, outro local imprescindível é sem dúvida a Casa Aliaga, que concentra toda a riqueza arquitectónica da época vice-reinada e republicana. Nunca deixa de surpreender que a casa tenha sido habitada por 16 gerações da família Aliaga ao longo de 480 anos. O passeio não estaria completo sem uma visita ao Museu Rafael Larco Herrera, um dos mais importantes do país por exibir um valioso acervo de quase 45 mil peças de culturas pré-hispânicas, especialmente os Mochicas. Este museu destaca-se por ser um dos primeiros do mundo a ter depósitos visitáveis e a disponibilizar acesso virtual a todo o seu acervo. Ficaremos maravilhados com a qualidade das suas peças de joalharia, têxteis e com a sua enigmática sala erótica, dedicada à cerâmica alusiva à fertilidade.
Incluso:
Café da manhã
Na hora estabelecida, um representante acompanhará durante o traslado do hotel ao aeroporto de Lima. Chegada e traslado ao hotel. Dia livre para se aclimatar e descansar.
Incluso:
Café da manhã
Café da manhã no hotel. Hoje teremos mais um dia incrível explorando essa região fazendo uma caminhada mais longa e em altitude. Seguiremos viagem pelo sul do vale do Rio Santa, passando pelos povoados de Recuay, Ticapampa e Catac, de onde seguiremos para a ravina Pachacoto, uma área protegida pelo Parque Nacional Huascarán. Apreciaremos a paisagem onde predomina a vegetação chamada “ichu”, típica dessa região de grande altitude, e também a puya raimondi, uma espécie que chega a atingir até 12m de altura e por possuir muitas flores atrai beija-flores gigantes. Avistaremos as fontes de água brilhantes de Pumapampa e Pumapashimin e as charmosas vicunhas, alpacas e lhamas. Teremos ainda lindas vistas das montanhas cobertas de neve Mururaju (5.688 m), Huarapasca (5.418 m) e Tucu (5.300 m), entre outras, à medida que nos aproximamos do ponto de início de nossa caminhada (4.850 m) até a borda glacial do Pastoruri (5.200 m), coberto de neve. Durante a caminhada, observaremos o ambiente glacial e os efeitos da mudança climática nas montanhas, além de restos fósseis de eras geológicas passadas, como samambaias e pequenos moluscos. Em nosso passeio pela “rota da mudança climática”, nosso guia nos dará uma visão do ambiente glacial. Retorno a Catac, onde almoçaremos. Viagem de retorno à Huaraz. Acomodação no hotel e noite livre.
Distância percorrida: 4 km
Duração da caminhada: 1 a 2 horas
Nível de dificuldade: Intenso
Altitude: de 4850 m a 5500 m
Tempo de duração do passeio: 8 a 9 horas
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Saímos de Huaraz (3.100 m), seguimos em direção à Cordilheira Branca, passando por vilarejos típicos andinos e apreciando a magnífica vista das cinco ravinas glaciais que cercam a cidade de Huaraz e as montanhas da Cordilheira Branca, entre elas as montanhas cobertas de neve Vallunaraju (5.686 m), Rima Rima (5.254 m), Churup (5.493 m) e Huantzan (6.369 m), entre outras. Chegada a Pitec (3.850 m) no flanco oeste da Cordilheira Branca. Começaremos nossa caminhada subindo por um caminho marcado na morena da geleira, de onde teremos uma vista magnífica dos picos nevados mais altos da Cordilheira Branca, como Huascaran, Huandoy (6.395 m), Hualcan (6.122 m), entre outros. Também veremos a cidade de Huaraz e a Cordilheira Negra a oeste. Depois de subir a estrada sinuosa, chegaremos à Lagoa Churup (4.480 m) de águas azuis-turquesa transparentes, considerada uma das mais belas da Cordilheira Branca. A lagoa está localizada na base do Churup, coberto de neve (5.495 m). Exploraremos os arredores da lagoa, apreciando a bela paisagem. Depois de um almoço estilo pic nic às margens do lago, retornaremos a Pitec, de onde partiremos para Huaraz. Essa é uma boa caminhada para pessoas que desejam experimentar em um dia o sabor de uma verdadeira caminhada andina.
Distância percorrida: 7 km
Duração da caminhada: 4 a 5 horas
Nível de dificuldade: Intenso
Altitude: de 3.850 m a 4.480 m
Tempo de duração do passeio: 8 a 9 horas
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã no hotel. Hoje viajaremos mais uma vez pela região de Callejón de Huaylas, entre a Cordilheira Blanca e a Cordilheira Negra. Passaremos por diversos povoados até iniciarmos a subida em direção a ravina de Llanganuco, protegida pelo Parque Nacional Huascaran. Essa ravina tem paredes de granito muito íngremes formando um cânion estreito devido a erosão da geleira. Visitaremos as duas lagoas de Llanganuco: Chinacocha (3.850 m) de águas azul-turquesa com variada flora andina de altitude, e Orcococha (3.870 m). Essa área é o coração do “Parque Nacional Huascaran” e da Reserva da Biosfera Huascaran. É uma área natural que protege a biodiversidade, onde você pode apreciar espécies animais e vegetais, bem como os ecossistemas tropicais mais altos do mundo. Continuaremos até Cebollapampa (3.930 m), onde começaremos a caminhada pelo barranco Demanda, apreciando a cachoeira Yanapaccha e as montanhas ao redor. Depois de subir por um caminho em ziguezague, chegaremos à “lagoa 69” (4.600 m), localizada na base da impressionante face sudoeste do nevado Chacraraju (6.100 m), que faz parte da cordilheira glacial formada pelos nevados Huandoy (6.356 m), Pisco (5.947 m), Chacraraju (6.100 m) e Yanapaccha (5.750 m). Tempo para apreciar a beleza desse lugar e almoço estilo picnic. Viagem de retorno a Cebollapampa e Huaraz. Acomodação no hotel e noite livre.
Distância percorrida: 7 km
Duração da caminhada: 4 a 5 horas
Nível de dificuldade: Intenso a Radical
Altitude: de 3.930 m a 4.600 m
Tempo de duração do passeio: 12 a 13 horas
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã no hotel e check out. Traslado até o aeroporto de Huaraz para pegar o voo de origem.
Incluso:
Café da manhã
VALORES PARTE TERRESTRE POR PESSOA
Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
---|---|---|---|---|---|---|
Turística Superior | U$ 3.326,00 | U$ 3.402,00 | U$ 4.630,00 | 15/dez/2025 | ||
Luxo | U$ 3.649,00 | U$ 3.726,00 | U$ 5.280,00 | 15/dez/2025 |
– Saídas diárias.
– Valores a partir de 2 pessoas.
– Valores sujeitos à alteração sem aviso prévio e sujeitos à disponibilidade e confirmação mediante solicitação de reserva.
– Os valores informados NÃO são válidos para períodos festivos e de grandes eventos.
– Quartos triplos poderão ser configurados de diversas maneiras, de acordo com cada hotel. Poderá ser formado de duas camas de casal, ou seja, duas pessoas dormem juntas em uma cama e a outra sozinha na outra cama. Alguns hotéis podem fornecer camas de armar menos confortáveis para formar um quarto com três camas. Geralmente, existem poucos quartos para reservar, são quartos menos confortáveis e com pouco espaço de circulação.
Hospedagem:
Categoria Turística Superior:
Cusco: Casa Andina Premium
Aguas Calientes: Casa Del Sol
Lima: AC by Marriott
Huaraz: Andino Club ou similar
Categoria Luxo:
Cusco: Aranwa Boutique ou similar
Aguas Calientes: Sumaq ou similar
Lima: Marriott ou similar
Huaraz: Andino Club ou similar
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (182)
Forma de pagamento:
– Entrada de 30% (via transferência bancária ou PIX) + saldo em até 03x sem juros
Inclui:
– 3 noites em Cusco com café da manhã;
– 1 noite em Águas Calientes com café da manhã;
– 2 noites em Lima, com café da manhã;
– 4 noites em Huaraz, com café da manhã;
– Traslados aeroporto / hotel / aeroporto;
– Todos os passeios mencionados no roteiro;
– Visita a Machu Picchu (inclui: ônibus de subida e descida, ingresso Machu Picchu, visita guiada. Não inclui: almoço);
– Passagens em trem turístico categoria 360º ou similar;
– Estrutura local para os passeios com transporte e guias;
– Guias locais nos transfers e passeios falando em espanhol.
– Seguro viagem.
Não inclui:
– Passagens aéreas nacionais e internacionais (exceto quando especificamente cotadas).
– Early check-in, late check-out.
– Serviços e alimentação ou bebidas não detalhadas no itinerário.
– Bebidas alcoólicas (exceto se especificamente mencionadas)
– Serviços adicionais em hotéis e despesas pessoais.
– Gorjetas para guias, motoristas e equipe de campo, salvo se especificado na descrição.
O que levar:
– Mochila pequena para usar nos passeios;
– Agasalhos, luvas, meias, gorro de lã e roupas adequadas para frio e caminhadas;
– Anorak e capa de chuva;
– 1 calçado confortável (tipo tênis ou bota) para os passeios;
– 1 shorts e/ou bermudas, roupa de banho;
– 1 boné e óculos para sol;
– Filtro solar para rosto e lábios e repelente contra insetos;
– Hidratante para evitar o ressecamento da pele;
– Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal.
Opcionais:
– Máquina fotográfica, tripé, filmadora, além de baterias e pilhas extras, pois estas duram menos no frio;
– 1 par de tornozeleiras para quem tiver tendência a “virar” o pé;
– Alimentos energéticos – ex.: chocolates, barras de granola, frutas secas, etc. (podem ser comprados em Cusco).
Horários dos voos:
Contamos com conexões fornecidas pelas companhias aéreas e em alguns casos o tempo de conexão em Lima é longo. É possível deixar a bagagem nos armários do aeroporto de Lima e passear na região de Miraflores (cerca de 1 hora de táxi do aeroporto) ou visitar um dos belos museus de Lima. É importante lembrar que a apresentação para check-in internacional deve ser com, no mínimo, 3 horas de antecedência e a saída da sala de embarque pode acarretar cobrança de nova taxa de embarque (aproximadamente US$ 30,00). O trânsito na cidade pode ser pesado – leve isso em consideração ao calcular o horário de retorno ao aeroporto.
Malas no trem para Machu Picchu:
No trajeto de ida e volta dos trens para Machu Picchu você poderá levar somente 01 peça de bagagem (mala de mão pequena ou mochila pequena) com peso máximo de 5 quilos e 157 cm entre a soma da altura, largura e comprimento. Você deverá deixar as demais peças de bagagem no maleiro do hotel de Cusco. Se o seu pernoite anterior a viagem de trem for em hotel no Vale Sagrado, você deverá levar para o Vale Sagrado somente a malinha de mão ou mochila pequena e deixar demais peças no maleiro do hotel em Cusco. Malas ou mochilas foram destes padrões não serão aceitas no trem. O traslado de malas do Vale Sagrado para Cusco não está incluso em nossos pacotes. Caso seja necessário deverá ser combinado e pago localmente pelo passageiro.
Documentação necessária para embarque:
Passaporte com validade mínima de 6 meses, com 3 páginas em branco ou viajar somente com o RG que deve ser original, estar em perfeito estado de conservação e não ter sido emitido a mais de 10 anos.
Visto: Brasileiros não necessitam de visto de entrada para viagens a turismo com permanência até 90 dias.
Vacinas: Obrigatório Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela e Profilaxia-CIVP emitido com mínimo de 10 dias de antecedência ao embarque http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.