
Lançado em 2016, o Cicloturismo – Volta das Transições representa a realização do sonho de muitas pessoas da região do Circuito Serras de Ibitipoca, que se uniram para executar esse projeto em benefício de toda a rede local.
Envolvendo as comunidades, o trade turístico e os visitantes, o objetivo da Volta das Transições é promover, de maneira inclusiva, o desenvolvimento econômico dos municípios associados. Isso é alcançado por meio da diversificação das atividades oferecidas aos turistas, com foco no esporte, o que contribui para o aumento significativo do fluxo turístico na região.
Neste roteiro, os participantes poderão apreciar belas paisagens e diversas cachoeiras. O percurso, que inclui trilhas, estradas de terra, sítios e fazendas, oferece uma experiência única de contato direto com a natureza.
Encontro dos participantes em Belo Horizonte ou no aeroporto de Confins. (Considerando chegada do grupo até as 11hs). Início de montagem das bikes, organização das malas e traslado até a cidade de Lima Duarte passando por Juiz de Fora. Chegada e acomodação na pousada. Orientações de como será o passeio, organização das bicicletas e das bagagens. Noite livre para conhecer e curtir a cidade.
Café da manhã. Alongamento e início do Pedal (52 km) com destino a Bias Fortes. Começamos o passeio na sede de Lima Duarte, saindo do perímetro urbano através da estrada de terra para a Vila do Manejo, atravessando o Rio do Peixe nas proximidades da divisa entre os municípios de Lima Duarte e Pedro Teixeira e seguindo até a localidade do Tabuado. Adiante, depois de atravessar o rio Grão Mogol, no Trevo do Serrote, inicia-se um pequeno trecho de asfalto em perímetro urbano até o centro da cidade de Pedro Teixeira. O caminho segue em direção à sede do município de Bias Fortes, no sentido da Vila de Várzea de Santo Antônio, terminando na Pousada Rural Fazenda da Serra. Chegada a Bias Fortes e acomodação na pousada. Noite livre.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã. Alongamento e início do Pedal (53 km) com destino a Ibertioga. O caminho segue em direção à Vila de Bom Jesus do Vermelho até alcançar a sede do município de Santa Rita de Ibitipoca. Após um pequeno trecho de asfalto, retorna-se à estrada de terra que leva ao lugarejo conhecido como Cruz da Moça, seguindo até a sede do município de Ibertioga. Chegada a Ibertioga e acomodação na pousada. Noite livre.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã. Alongamento e início do Pedal (65 km) com destino a Conceição do Ibitipoca. Partindo da sede do município de Ibertioga, o percurso segue por estrada asfaltada (MG338), passando pela Vila de Cachoeirinha e pela Vila do Pico, até a sede do município de Santana do Garambéu. Deste ponto, o roteiro passa por estradas de terra, entre as localidades da Pedra Negra e do Jambeiro, seguindo por plantações de eucalipto e “campos altimontanos”, pelo Alto da Pindaíba, até alcançar a antiga escola rural do Alto da Boa Vista, de onde se segue no sentido à Vila de Conceição de Ibitipoca. Chegada a Conceição do Ibitipoca e acomodação na pousada. Passeio (opcional) no Parque Estadual do Ibitipoca. Noite livre.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã. Alongamento e início do Pedal (63 km) com destino a Bom Jardim de Minas. Iniciamos o passeio na Igreja Matriz do distrito de Conceição de Ibitipoca, percorrendo os antigos caminhos do ouro por onde passou o naturalista Saint-Hilaire e os trechos remanescentes do antigo Ramal Ferroviário Zona da Mata Sul de Minas. Este trecho passa por diversos povoados e vilarejos, entre eles os Povoados de Rancharia, Várzea do Brumado, Palmital, trevo de São Domingos da Bocaina, Capoeira Grande e Dois Córregos. Alguns quilômetros do ponto final do percurso, o caminho segue pelas margens do Rio Grande, em uma região com cachoeiras e pontos para banho, até alcançar a sede do município de Bom Jardim de Minas. Chegada a Bom Jardim de Minas e acomodação na pousada. Noite livre.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã. Alongamento e início do Pedal (45 km) com destino a Santa Rita do Jacutinga. Seguimos pela região de Milho Branco em direção à Serra das Torres. Passando por plantações de pinus e eucaliptos, pegamos a estrada para a Vila de Itaboca, de onde se inicia trecho de trilha, com acesso ao Boqueirão da Mira, cachoeira famosa e importante atrativo turístico da região. A trilha contempla ainda a Cachoeira dos Meireles, antes de alcançar a Vila do Cruzeiro, onde se iniciam os quilômetros finais até o centro de Santa Rita de Jacutinga. Chegada a Santa Rita de Jacutinga e acomodação na pousada. Noite livre.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã. Alongamento e início do pedal (54 km) com destino à Vila Rejeo da Serra do Funil. Iniciamos o passeio no centro de Santa Rita de Jacutinga, partindo da antiga estação ferroviária e seguindo através das montanhas das zonas rurais por aproximadamente 9 km, até alcançar as margens mineiras do Rio Preto, nas proximidades da Cachoeira do Cardoso. A estrada de terra acompanha as margens do rio, passando pela Fazenda Santa Clara e pelos vilarejos de São Luiz do Rio Preto e São Pedro do Taguá, em direção à sede do município de Rio Preto. Na sequência, o roteiro ascende em direção às regiões mais altas do município, passando pela Vila de Santo Antônio das Varejas até alcançar o Vila Rejeo da Serra do Funil, ponto final do nosso percurso. Para quem tiver disposição, faremos uma pequena caminhada para conhecer algumas cachoeiras desta região. Chegada ao Vila Rejeo da Serra do Funil e acomodação na pousada. Noite livre.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Café da manhã. Alongamento e início do Pedal (53 km) com destino a Lima Duarte. O caminho segue em sentido ascendente, passando pelo povoado da Encruzilhada e continuando por entre pequenas propriedades rurais, até atravessar as montanhas da Serra Negra, a mais de 1.200m de altitude. Neste ponto, inicia-se a descida da região da Serra dos Flores, através da Estrada das Voltas, de onde avista-se, ao longe, o Pico do Pão de Angu. Ao final da descida, cruza-se a BR- 267, por estrada asfaltada, em direção à sede do município de Olaria. Saindo de Olaria, no caminho para a Vila de Cachoeira de São Bento, a estrada de terra percorre o trajeto da extinta malha ferroviária conhecida como Estrada dos Cortes, até a sede do município de Lima Duarte. Chegada a Lima Duarte (parada para Banho e almoço). Embarque no transporte para retorno a Belo Horizonte, aeroporto de Confins (ou Juiz de Fora).
Incluso:
Café da manhã
VALORES PARTE TERRESTRE POR PESSOA
Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
---|---|---|---|---|---|---|
Conforme roteiro | R$ 4.632,00 | R$ 5.276,00 | 31/dez/2025 |
– Grupos com mínimo de 04 e máximo de 15 pessoas.
– Os cancelamentos deverão ser solicitados por escrito com até 48 horas de antecedência ao início dos serviços. Multas de acordo com as políticas dos hotéis.
– Hospedagem Inclusa em pousada simples, com banheiro no quarto, decoração rustica e ambiente agradável.
– Valores NÃO são validos para feriados prologados.
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (235)
Formas de pagamento:
– Cartão de crédito: entrada de 30% + saldo em até 3x sem juros.
Inclui:
– Deslocamento em carro 4×4 ou van executiva conforme número de pessoas;
– Bikerguia credenciado durante todo roteiro;
– Transporte dos ciclistas e bicicletas a partir do aeroporto de Confins ou Belo horizonte;
– Carro de apoio com água e fruta do segundo ao sétimo dia;
– 7 cafés da manhã;
– 7 noites de hospedagem;
– Levantamento do roteiro, organização e logística;
– Seguro viagem.
Não inclui:
– Passagens aéreas;
– Aluguel de bicicletas;
– Refeições, bebidas ou atividades não mencionadas;
– Gratificações;
– Despesas pessoais.
Dicas:
– Durante o passeio, é aconselhável usar: capacete, luvas, óculos de ciclista, camiseta e bermuda justa.
– O participante deve levar Alforjes com: documentos, celular, medicamentos e kit de higiene de uso pessoal, roupas (pedalar, passear e dormir), kit com ferramentas para pequenos reparos na bike, powerlink para a corrente, câmera de ar, bomba, canivete pequeno e lanterna.
– A alimentação ideal para o passeio é: sanduíches naturais, frutas, chocolates, biscoitos, bebidas isotônicas, água e produtos energéticos.
– Aconselhamos levar máquina fotográfica, protetor solar e agasalho para o frio.
– Não deixe de revisar a bicicleta antes de iniciar cada passeio.
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.