Localizada na região central do Brasil, a Serra do Roncador está situada na divisa dos estados do Mato Grosso e Goiás, na área de transição da Floresta Amazônica e do Cerrado. A formação de relevo íngreme e acidentado começa em Barra do Garças e se estende até as proximidades da Serra do Cachimbo, no estado do Pará. É um divisor de águas na região, tendo a leste o rio das Mortes e o rio Araguaia e, a oeste, os rios Xingu e Kuluene.
Este roteiro é indicado para pessoas com espírito aventureiro e bom condicionamento físico, que desejam conhecer uma região pouco explorada pelo turismo. Parte do roteiro será caminhando por trilhas pouco conhecidas e pernoitando em acampamentos selvagens. Não é necessário carregar a mochila cargueira, caminharemos utilizando apenas nossas mochilas de ataque com acessórios e lanches para o dia.
Apresentação no aeroporto da cidade de origem para embarque com destino a Barra do Garças (ou Goiânia). Recepção no aeroporto local e transfer e check-In no hotel escolhido e dia livre.
Pernoite em Barra do Garças.
Deslocamento de 50km até a sede da fazenda Recanto da Serra de onde iniciaremos o trekking com a primeira parada na cachoeira Perfeita em seguida caminhada até mirante do Morro Vermelho, cachoeira Escura e Toca da Onça.
Trecho de 12km no dia.
Pernoite em camping selvagem.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Jantar
Iniciaremos o dia com caminhada em direção a cachoeira Raiz, e o caminho do céu que nos levará até a cachoeira Paraíso, com camping selvagem acima da cachoeira dos Patos.
Trecho de 9km no dia.
Pernoite em camping Selvagem.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Jantar
Após o café da manhã, caminhada até a flutuação Azul das Águas, onde faremos uma trilha aquática pelo canion do Portal Encantado, passando pela Cachoeira do Portal e Poço da Conquista, após uma descida com flutuação no mesmo trecho. Em seguida, um trecho de descida para conhecer as cachoeiras Perdida e Azul. Retorno para a sede da Fazenda.
Trecho de 15km no dia.
Pernoite na hospedagem escolhida.
Incluso:
Café da manhã
Lanche da trilha
Após o café da manhã, check-out e traslado para o aeroporto de Barra do Garças e embarque com destino a cidade de origem.
** A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
Incluso:
Café da manhã
VALORES SOB CONSULTA
Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
---|---|---|---|---|---|---|
Hotel Esplanada (apto Std) e Acampamento | Sob consulta | |||||
Hotel Colombo / Pousada Sol do Araguaia e Aldeias (apto Std) e Acampamento | Sob consulta | |||||
Hotel Odara (apto Sup) e Acampamento | Sob consulta |
– Saídas diárias com no mínimo 4 pessoas.
– Valores NÃO são válidos para feriados, consulte-nos.
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (125)
Formas de Pagamento:
– Cartão de Crédito: Entrada de 30% (transferência bancária ou Pix) + 03 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners.
*O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome.
Inclui:
– Traslado: aeroporto de Barra do Garças / pousada / aeroporto de Barra do Garças;
– 2 pernoites em Barra do Garças na pousada escolhida, com café da manhã;
– 3 pernoites em acampamento selvagem, com pensão completa;
– Guia local;
– Passeios descritos no roteiro e entradas para os atrativos;
– Seguro viagem.
Não inclui:
– Passagens aéreas;
– Equipamentos de camping (barraca, saco de dormir e isolante térmico – opção de aluguel);
– Nenhum tipo de descolamento terrestre até Barra do Garças;
– Refeições não mencionadas;
– Bebidas;
– Despesas pessoais e itens não mencionados no roteiro.
– Consulte-nos para saídas fixas de 2023.
Opcional Transfer (não incluso) de Goiânia para para Barra dos Garças:
– Sob consulta.
*estes valores estão tendo muita oscilação devido as mudanças nos preços dos combustíveis*
Informações gerais:
* O roteiro está sujeito à confirmação quanto à disponibilidade de vagas de todos os serviços locais e poderá sofrer reajustes de valores na parte aérea ou terrestre.
* A programação poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
* Os valores citados nas tabelas de preço estão sujeitos a alterações e disponibilidade no ato da reserva.
* Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
* Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Hospedagem:
Hotel Esplanada
Hotel Colombo
Pousada Sol do Araguaia e Aldeias
Hotel Odara
Transportes:
*Consulte nossa equipe sobre a frequência aérea de voos para Barra do Garça.
Recomendações:
– Além da mochila cargueira é interessante uma pequena mochila de ataque e saco estanque para a caminhada do dia. Teremos um veículo de apoio que poderá levar a bagagem mais pesada até o ponto de apoio;
– Traga roupas leves e de tecidos de fácil secagem;
– Não é necessário trazer talheres e prato;
– Barraca, saco de dormir, isolante térmico e um travesseiro inflável podem ser alugados desde que solicitados com antecedência.
Itens de camping:
Cada participante deverá trazer (ou alugar) barraca, saco de dormir e isolante térmico, além de itens pessoais como lanternas, entre outros.
Existe a opção de aluguel destes itens:
– Barraca individual: R$ 200,00;
– Saco de dormir e isolante térmico: R$ 130,00.
Refeições:
– As refeições como café da manhã e jantar serão feitas de maneira comunitária;
– O lanche de trilha será disponibilizado pela manhã ainda no acampamento para que cada participante leve individualmente e possa saciar sua fome conforme sua necessidade;
– Geralmente os lanches são feitos em locais de paradas para banho.
Kit lanche de trilha diário:
– 2 sucos de caixinha (200ml);
– 2 sanduíches naturais geralmente com pão francês integral;
– 2 frutas;
– Barra de cereal;
– 1 doce;
– 1 bolacha de sal integral (tipo Club Social);
– 1 bolinho ou cookies.
*Pessoas com restrições alimentares deverão providenciar alimentos substitutos para os passeios. Na medida do possível será providenciado alternativas alimentares nos passeios.
Proteção:
Serão disponibilizadas perneiras para proteção de animais peçonhentos, já que a travessia ocorre em local isolado e tem sido comum avistamentos de serpentes. A trilha é nova e com pouca passagem de pessoas, às vezes mais de 60 dias sem passar ninguém. Conta com alguns galhos e parte de vegetação, principalmente, rasteira. É possível o aparecimento de abelhas ou marimbondos. Papetes ou Crocs são boas para utilizar somente nas piscinas naturais e cachoeiras. Também é interessante trazer suas próprias perneiras, óculos de natação ou máscara com snorkel.
Informações Importantes:
Barra do Garças, Serra do Roncador e Vale do Araguaia:
A Serra do Roncador é uma cadeia montanhosa de aproximadamente 800km de extensão iniciando em Barra do Garças e que se estende até o sul do Pará na região da Serra do Cachimbo. A cidade com 56 mil habitantes, faz divisa com o município de Aragarças-GO e Pontal do Araguaia-MT através dos rios Araguaia e Garças. Juntas perfazem uma população de 80 mil pessoas. Apesar de estar no Cerrado, é tida como o portal da Amazônia, pois é a uma das entradas de Mato Grosso, que está dentro da área de Amazônia Legal.
A região, inicialmente habitada por índios Karajás, Bororos e Xavantes, teve origem no garimpo e hoje vive em função do agronegócio, sendo considerada a capital do novilho precoce. O ecoturismo começa a engatinhar, portanto existe pouca infraestrutura, porém com alguns atrativos naturais pouco frequentados. Devido a estas condições as principais atividades são o turismo fora de estrada em veículos 4×4 e caminhadas leves com banho de cachoeira.
A localidade ainda tem uma rede médica muito pequena, portando seja cuidadoso com sua segurança e use os EPIs disponibilizados nos passeios. Use sempre botas ou tênis para caminhadas. Obedeça sempre às diretrizes dos condutores, eles conhecem bem a realidade da medicina local, por isso preocupam-se com você e sabem onde o resgate é fácil com acesso a veículos comuns e quando pode demorar cerca de 9 horas. A intenção é garantir a diversão do dia seguinte e de sua próxima viagem.
O que levar:
A região é muito quente, traga roupas leves, boné e protetor solar. Nos meses de maio a junho, à noite, o clima se torna mais ameno chegando a 15° nos dias de frente fria no sul e sudeste do país. Na maior parte do ano a temperatura varia de 23 a 38° durante o dia. Leve também dois tênis ou bota para caminhada, pois pelo menos um deles vai molhar em alguns dos passeios.
Vacinas:
O Centro-Oeste é área endêmica de febre amarela, portanto é recomendado a vacina 10 dias antes do embarque.
Em Barra do Garças:
– Voltagem 220v;
– Horário de Brasília;
– Bancos: Itaú, BB, Bradesco, HSBC, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia;
– Na cidade, a maioria do comércio aceita cartão de débito e crédito. Porém, na zona rural, o ideal é levar dinheiro.
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.