Não há dúvidas de que o turismo foi um dos segmentos mais impactados pela pandemia da Covid-19. Segundo informações do Sebrae, com base em dados da Organização Mundial do Turismo, o volume de viagens internacionais caiu mais de 70% em 2020. Depois desse levantamento, em outubro de 2020, países europeus enfrentaram a segunda onda, e as restrições intensificaram-se ainda mais.
No entanto, dentro desse desafiador cenário, um ponto bastante positivo também merece destaque: o turismo foi o setor que mais se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária no país, reinventando-se para promover experiências ainda melhores considerando esse longo período em que estamos confinados.
Segundo a 11ª edição da pesquisa O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 85% das empresas que atuam no turismo se digitalizaram. O número é superior à média geral, que é de 67%, e seis pontos percentuais acima do segundo colocado, que é o setor de pet shops.
Tecnologia e boas práticas para um turismo seguro
Selo Turismo Responsável
O Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável, um programa que define boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo devem estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).
Retomada do Turismo
A Retomada do Turismo é uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae, coordenada pelo Ministério do Turismo, para diminuir os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Parâmetros a serem seguidos para a Retomada do Turismo:
- Considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras;
- Incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da Covid-19;
- Incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura;
- Definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções;
- Adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais.
Protocolo Safe & Clean
O Protocolo Safe & Clean reúne um conjunto de procedimentos e medidas preventivas à Covid-19 elaborados pelos representantes da hotelaria do Circuito Elegante, a partir de ampla pesquisa sobre os protocolos técnicos e recomendações da OMS, Anvisa e as melhores práticas do setor turístico mundial. Dentre os diversos protocolos a serem seguidos, encontram-se: mais segurança nos processos de check-in e check-out; maior cuidado com a limpeza e higienização dos quartos; maior frequência na higienização das áreas comuns.
Confira quais são as tendências para as viagens pós-pandemia
Está claro que os hábitos e protocolos de higiene e segurança adquiridos durante a pandemia irão permanecer. No novo cenário, os viajantes, e consumidores de uma forma geral, querem se sentir mais seguros.
Para isso, procedimentos que reduzem o contato pessoal se fazem mais do que necessários. Check in e check out por assistentes virtuais e pagamento sem a inserção de senhas e códigos, por exemplo, são bons exemplos da tecnologia sem contato, cada vez mais exigidas pelo consumidor.
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