Com mais de mil quilômetros de extensão, o Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Trata-se da região mais árida do mundo e, como qualquer região desértica, apresenta uma amplitude térmica enorme: com altas temperaturas durante o dia e quedas bruscas à noite.
Melhor época e clima para conhecer o Deserto do Atacama
O ápice do inverno chileno acontece nos meses de julho e agosto. Nesses meses, a temperatura não sobe tanto, chegando a apenas 22°C durante o dia. À noite, a temperatura cai bastante, atingindo aproximadamente 4°C. No verão o cenário muda, com as máximas marcando média de 30°C e as noites apresentando entre 10 e 15°C e possibilidade de chuva.
A melhor época para aproveitar o Atacama é quando o clima fica mais estável, ou seja: entre os meses de março e agosto. É justamente neste período que as temperaturas não estão tão altas de dia e ainda dá para curtir um friozinho durante a noite. Por isso, a dica é: por mais que esteja visitando um deserto, não se esqueça de levar blusas e luvas.
O que fazer no deserto do Atacama?
San Pedro de Atacama é a primeira parada obrigatória para o turista que visita a região do Atacama. Na cidade, é possível admirar as dunas e paisagens rochosas dos Vale da Lua e Vale da Morte. Estes locais também abrigam formações de sal que dão um toque especial ao cenário desértico do Atacama.
Em Géiseres Del Tatio, a mais de quatro mil metros de altitude, o cenário muda e surpreende com jatos de vapor de água que saem da terra e podem passar de 10 metros de altura. Nesta região, também vale a pena visitar as lagunas Altiplanicas de Miscanti e Miñiques e o Vulcão Lascar — ainda ativo.
Confira os pacotes de viagem para o Deserto do Atacama, oferecidos pela Adventure Club.