Encarar a aventura da trilha da Pedra do Baú, no complexo de montanhas com o mesmo nome, é aceitar o convite de conhecer o que a natureza tempo de melhor
Muitas pessoas pensam que o Estado de São Paulo, por ser o mais rico e desenvolvido do país, não é muito generoso quando o assunto é beleza natural. Porém, a trilha da Pedra do Baú prova justamente ao contrário. Localizada na cidade de São Bento do Sapucaí, na icônica Serra da Mantiqueira, a trilha faz parte de um complexo que leva o mesmo nome, o Complexo do Baú. Está a apenas 21 quilômetros da bela Campos do Jordão e no post de hoje, aqui no blog da Adventure Club, você confere os detalhes que fazem desta trilha, uma ótima opção para quem adora aventura e meio ambiente.
Trilha da Pedra do Baú: o que você precisa saber!
- Formação rochosa: o Complexo do Baú é formado por rochas com mais de 360 metros de altura e 540 metros de comprimento, sendo suas encostas chegando até a 180 metros de altura.
- São três montanhas principais: a Pedra do Baú com 1950 metros de altura; Bauzinho com 1760 metros de altura; Ana Chata com 1670 metros de altura.
- A trilha da Pedra do Baú leva ao cume da montanha com o mesmo nome, em um trajeto que pode levar até cinco horas.
- Há trechos com subidas leves e outros mais íngremes.
- Há uma passagem de quase 600 degraus presos na rocha, sendo a subida possível com o auxílio de cordas.
- Lá do topo é possível ter uma vista deslumbrante das belezas naturais do estado, como do Vale de São Bento e do próprio Vale do Baú, assim como trechos do Vale do Paraíba e até mesmo do sul de Minas Gerais. Uma vista de 360º que impressiona e encanta.
- Existem pontos de abastecimento de água durante a trilha da Pedra do Baú, onde você pode recarregar as baterias do corpo e se refrescar. Dica: aproveite as paradas para contemplar a natureza.
- Clima: a trilha da Pedra do Baú pode apresentar variação de temperatura e força de ventos, sendo lá no topo o local onde o frio reina e o vento forte dá as caras. Portanto, é preciso encarar o desafio com a vestimenta adequada.
- De maio a setembro, o clima é mais estável na região, sendo esta a época mais indicada para fazer trilhas.
- Para os apaixonados por escalada, o Complexo do Baú apresenta ótimas opções. Existem por lá paredes de até 400 metros para a prática esportiva. E por falar em esporte, também há condições para quem é fã de mountain bike e voo livre.
Sua aventura começa aqui
Fazer uma trilha é uma ótima ideia para movimentar o corpo e entrar em contato com a natureza, dois pontos fundamentais na vida de qualquer pessoa e que às vezes deixamos de lado com o passar dos anos. Mas, você pode resolver isso de uma maneira bem simples e com toda a estrutura e apoio. A Adventure Club está ao seu lado! Fale com um dos nossos especialistas e confira ainda mais detalhes sobre a trilha da Pedra do Baú.