Para quem gosta de conhecer novos destinos em cima da bicicleta, o Uruguai é uma ótima escolha. O país, vizinho do Brasil, conta com cenários incríveis e paisagens naturais de rara beleza, além de cidades pequenas que parecem ter parado no tempo.
Para quem deseja explorar o Uruguai sobre duas rodas, vale saber que o país conta com diversos pontos turísticos que são localizados em terreno plano, ou seja, que podem ser acessados sem dificuldade tanto por ciclistas experientes como para quem é amador. Além disso, grande parte das cidades uruguaias — pequenas ou grandes — é bem arborizada e limpa, o que torna a pedalada ainda mais agradável.
Montevidéu de bike
Reserve pelo menos um dia para conhecer a capital uruguaia de bicicleta, assim como toda a região metropolitana de Montevidéu. A cidade é a mais populosa do país, com cerca 1,5 milhão de habitantes, e tem aquele charme de cidade europeia. Para quem deseja passear de bicicleta por lá, uma boa dica é pedalar às margens do Rio da Prata e realizar pequenas pausas para tirar fotografias das construções e prédios públicos históricos. Não deixe de visitar o Mercado del Puerto e saborear a rica culinária uruguaia com suas peças de carne bovina ou cordeiro, acompanhadas de um bom vinho.
Carmelo a Colonia Del Sacramento
Embora o percurso entre Carmelo e Colonia Del Sacramento seja de 70km, não se deixe assustar pela distância. As vias que ligam os dois municípios são tranquilas e, em geral, campestres. Essas características fazem com que o passeio seja uma excelente oportunidade para conhecer a vida no campo dos uruguaios, passar por plantações de uva e conversar com famílias de agricultores que vivem na região. Em alguns pontos, é possível até visitar praias de rio.
Ao chegar à Colonia del Sacramento, o turista encontra um centro histórico lindo e muito bem preservado que, inclusive, leva o selo de Patrimônio Cultural da Unesco. Fotografe e admire uma arquitetura colonial do tempo da presença espanhola e portuguesa no Uruguai.
Laguna Garzon a La Paloma
Uma estrada de terra com aproximadamente 30km entre Laguna Garzon e La Paloma permite conhecer um pouco mais das belezas do Uruguai. O caminho é à beira-mar e, chegando na região de La Paloma, existem diversas opções de campings e boas opções de turismo. Destaque para o farol da cidade, que garante uma vista incrível e um pôr do Sol inesquecível. A cidade é bastante pequena, o que permite passeios de bike sem problemas de trânsito e com muita calma.
Punta Del Este
Uma viagem de bicicleta pelo Uruguai não estaria completa se não considerarmos Punta Del Este como uma parada obrigatória. Isso porque a cidade abriga as praias mais badaladas do país, sendo um local perfeito para encerrar sua viagem de bike pelo Uruguai e curtir uns dias de descanso antes de retornar ao Brasil.
Ficou interessado? Então não deixe de conferir os pacotes de viagem que a Adventure Club oferece para quem deseja conhecer o Uruguai de bike.