A natureza é realmente impressionante! Ao redor do mundo, existem diversos destinos com formações geológicas de tirar o fôlego e que precisam ser visitados pelo menos uma vez na vida. Lagos, cavernas, montanhas e outras tantas paisagens que foram esculpidas durante milhões de anos pela força da água e vento, cada qual com características bem particulares e incríveis.
Confira, a seguir, algumas das imagens mais espetaculares do planeta:
Formações geológicas mais impressionantes do mundo
1 – Mono Lake, Califórnia – EUA

Popularmente reconhecida pelas torres “TUFA”, a formação geológica de calcário de marfim até parece um cenário de filme.
2 – Moeraki Boulders, Nova Zelândia

Com idade estimada em mais de 60 milhões de anos, os montinhos rochosos arredondados de Moeraki Boulders são impressionantes.
3 – Monte Nyiragongo, Goma – Congo

Considerado o maior lago nacional de todo o planeta, está localizado em um ponto único, a 11.000 metros de altura dentro do Parque Nacional de Virunga, no Congo.
4 – Cavernas de Gelo Vatnajokull, Islândia

Localizadas em uma geleira que está presente em quase 8% de todo o território da Islândia, as cavernas de gelo Vatnajokull possuem uma beleza encantadora.
5 – Vulcão Kawah, Java Oriental – Indonésia

A principal diferença deste vulcão é que a coloração avermelhada do magma ocorre somente durante ao dia. Durante a noite, o azul turquesa brilha com grande intensidade e cria um contraste lindo no vulcão.
6 – Giant’s Causeway, Antrim – Irlanda

São mais de 40.000 colunas de basalto interligadas na região. A beleza é tanta que o local é considerado patrimônio da humanidade.
7 – Cratera de Meteoro, Arizona – EUA

Um asteroide colidiu com a terra e deixou uma marca registrada e impressionante no deserto do Arizona.
8 – Cerro de Bungle Bungle, Parque Nacional de Purnululu – Austrália

O local apresenta um cerro com mais de 250m e com uma formação geológica rara, inclusive com padrão colorido que atrai milhares de turistas todos os anos.
9 – Guelb Er Richat, Mauritânia

A formação é tão icônica, que muitas espaçonaves usam o ponto como referência há vários anos. Local é conhecido como “Olho do Sahara”.
10 – Vulcão Dallol, Etiópia

O Vulcão Dallol, na Etiópia, possui vários depósitos de sal e, por isso, sua coloração é bastante diferenciada.
11 – Cachoeiras Svartifoss, Skaftafell – Islândia

Chamada popularmente de “Queda Negra”, por conta da coloração de suas rochas de basalto, as cachoeiras estão localizadas no Parque Nacional de Vatnajökull.
12 – Vulcões de lama, Azerbaijão

No país que abriga grande parte dos vulcões de lama de todo o mundo, os “irmãos dos vulcões de magma” ainda são considerados mistérios geológicos, mas sua beleza é inquestionável.
13 – Crater Lake, Oregon – EUA

Com idade estimada entre seis e oito mil anos, o Crater Lake surgiu após várias erupções vulcânicas na região. Possui mais de 580 metros de profundidade e é o sétimo neste quesito em todo o mundo. Sua água vem exclusivamente da chuva.
14 – Caverna de lava de Manjanggul, Ilha de Jeju – Coreia do Sul

Há milhares de anos, havia lava correndo por todo o local. Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO, a Caverna de Lava de Manjanggul possui 13 quilômetros de extensão, com estalactites e estalagmites em vários pontos.
15 – Valle de La Luna, Argentina

Local de diversos fósseis de dinossauros, o Valle de La Luna, na Argentina, possui entre 200 e 250 milhões de anos.
16 – Pamukkale, Turquia

Traduzindo do turco, os “Castelos de Algodão” são na verdade grandes depósitos de sais.
17 – Grande Buraco Azul, Belize

Com mais de 125 metros de profundidade, o Grande Buraco Azul foi formado na Era do Gelo, após o desmoronamento de um sistema aquático subterrâneo. É um dos sumidouros mais belos de todo planeta.
18 – Caverna de Fingal, Ilhas de Staffa – Escócia

A caverna possui mais de 20 metros e seu interior é formado por colunas de basalto.
19 – Praia Racetrack, Califórnia – EUA

Local onde antes havia uma grande geleira, tem como característica marcante milhões de pedras que pesam mais de 300kg cada uma.
20 – Monumento Nacional de Vermillion Cliffs, Arizona – EUA

Com muitos desfiladeiros e cânions, o Vermillion Cliffs fica em uma das muitas planícies do Colorado e sua coloração varia de acordo com a posição do Sol.