Um dos estados mais ricos e belos do Brasil, Minas Gerais é um destino bastante diversificado, que oferece diversas atrações históricas e culturais, além de paraísos naturais imperdíveis para quem é fã de ecoturismo. Conheça, na sequência, quais são os lugares mais bonitos de Minas Gerais:
Serra do Cipó
A Serra do Cipó está localizada na divisão de água entre as bacias hidrográficas do rio São Francisco e rio Doce, na região Sul da Serra do Espinhaço. O local abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que possui mais de 100 mil hectares preservados e uma grande diversidade de cerrados, matas, cachoeiras, campos rupestres, cânions, sítios arqueológicos e cavernas de rara beleza.
Uma boa dica de passeio é encarar trilhas, como a Prevenção do Fogo, e entrar em contato direto com a natureza. Não deixe de visitar, também, a Cachoeira da Farofa.

A trilha para a Cachoeira da Farofa possui 8 quilômetros e leva cerca de 2 horas, mas o percurso é plano.
Ouro Preto
Ponto central da época colonial, a cidade é uma obra de arte a céu aberto e suas ruas e vielas contam um pouco da história brasileira. É impossível não se encantar com verdadeiros tesouros da arte barroca, como a Igreja de São Francisco de Assis, assinada por Aleijadinho. Vale a pena visitar também a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica e requintada de todo o estado.
Outra boa opção de passeio em Ouro Preto é embarcar na Maria Fumaça. A locomotiva é de 1949 e leva seus passageiros a uma viagem no tempo, passando por quase 20 quilômetros de paisagens típicas da região mineira, com montanhas e cachoeiras.

Assinada por Aleijadinho, a Igreja de São Francisco de Assis foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
São Gonçalo do Rio das Pedras
A cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras é recheada de cachoeiras de tirar o fôlego, como a Cachoeira da Gruta Seca, Pacu, Cachoeira do Comércio, entre tantas outras. Vale a pena fazer um planejamento e escolher em qual delas deseja passar o dia e curtir a natureza.
Para quem tem interesse em passeios históricos, a dica é visitar as igrejas Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário, assim como os muros de pedra erguidos durante o período da escravidão. Não deixe também de conhecer o Presépio de Dona Lena, que atrai milhares de turistas durante todo o ano.
Diamantina
Localizada a 294 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Diamantina faz parte do roteiro histórico de Minas Gerais. O turista que desembarca por lá tem a oportunidade de conferir ruas, praças, casas e igrejas com um valor arquitetônico e cultural incalculável. Tudo em ótimo estado de conservação e considerado patrimônio cultural da humanidade desde 1980.
Aproveite tardes de sol para passear e conferir de perto a beleza de casarões que nos transportam para o período colonial, como a casa de Muxarabiê. Outra boa dica é conferir a tradicional “Vesperata”, que acontece por dois sábados ao mês. Trata-se de um concerto promovido por músicos locais, que se posicionam nas sacadas das casas com estilo colonial na Rua da Quitanda.

O Centro Histórico de Diamantina é um valioso acervo de construções do período colonial, sendo o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade tombado em 1938 pelo IPHAN. Em 1999, a Unesco concedeu a Diamantina o título de Patrimônio Cultural Mundial.
Pacotes de viagem para destinos em Minas Gerais
Gostou das dicas? Então conheça os pacotes de viagem para Minas Gerais oferecidos pela Adventure Club.