Um dos pontos turísticos mais famosos de todos os tempos e que está sempre entre as atrações mais visitadas em todo o mundo, a Grande Muralha da China é um símbolo da tecnologia e vontade humana. Constituída por diversas muralhas, este impressionante símbolo chinês começou a ser construído no ano 220 a.C. e foi finalizado apenas no século XV, durante a Dinastia Ming.
Embora muitas pessoas acreditem que a Grande Muralha da China tenha sido construída para proteger o Império Chinês de seus vizinhos, historiadores apontam que não havia qualquer ameaça do tipo na época em que a construção foi iniciada. Acredita-se que a obra foi idealizada pelo imperador Qin Shihuang, que tinha obsessão pela segurança e paixão por projetos de grande porte.
Além disso, as obras da Grande Muralha seriam locais perfeitos para enviar presos e desordeiros, obrigando-os a trabalhar, e para ocupar milhares de soldados sem trabalho. Com a morte do imperador Qin, em 210 a.C., iniciou-se um momento de agitações e disputas políticas. Quatro anos mais tarde, os trabalhos foram retomados pela Dinastia Han.
A partir de então, cerca de um milhão de operários trabalharam até o monumento ficar pronto, o que só aconteceu quase dois mil anos depois. Apesar da grandiosidade do projeto, a Grande Muralha não foi o suficiente para impedir invasões — sobretudo de Mongóis e Xiambeis — e, por isso, diversas restaurações foram necessárias ao longo dos anos.
Por volta do século XVI, com a expansão chinesa ao norte, a Grande Muralha da China perdeu sua função estratégica e foi abandonada como estrutura militar. Hoje, é uma das principais atrações turísticas do país, sendo considerada uma prova de sua história milenar e grandiosa.
Curiosidades sobre a Grande Muralha da China
• O grande imperador mongol Genghis Khan, que viveu entre 1162 e 1227, conseguiu derrotar os chineses enquanto o setor leste da Grande Muralha era erguido;
• Por outro lado, em 1482, uma invasão mongol foi anulada pela força e imponência da Grande Muralha da China;
• São 8.850 quilômetros de extensão e 7,5 metros de largura, além de 3,75 metros de altura;
• 20 séculos! Este é o tempo estimado entre o início e a conclusão da obra;
• A Grande Muralha da China passa por nove províncias e mais de 100 condados;
• Para modernizar a obra ao longo dos anos, alguns tijolos foram substituídos por gesso calcário;
• Desde 2007, é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Nesta eleição popular, a Grande Muralha ficou em primeiro lugar;
• É a mais longa estrutura já feita pela humanidade;
• Apesar do que dizem, a Grande Muralha da China não pode ser vista da Lua. Este mito surgiu em 1893, após uma publicação na revista norte-americana The Century, mas já foi desmentido no século XX, inclusive pelo primeiro astronauta chinês, Yang Liwei.
Ficou interessado em conhecer esta impressionante obra? Então confira os pacotes de viagem para a China!