A 90 quilômetros da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, um exuberante conjunto natural de vegetação, fauna, cachoeiras, rios, cânions e cavernas pontua a paisagem: a Serra do Cipó. Para preservar esta verdadeira joia mineira, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó, com 35 mil hectares e diversas atrações turísticas incríveis.
O local abriga mais de 60 cachoeiras de tirar o fôlego. A principal delas é a do Tabuleiro, a mais alta do estado, com uma queda d’água de 263 metros. A Cachoeira da Farofa também é bastante popular: são 80 metros de queda e um poço com 80 m² de área superficial, no qual alguns pontos chegam a 5 metros de profundidade.
No alto da serra, a cachoeira Congonhas de Cima e a cachoeira das Andorinhas são ideais para quem gosta de praticar canionismo, atividade que consiste na exploração progressiva de um rio ou cânion, transpondo obstáculos verticais ou aquáticos por meio de técnicas como rapel, natação e até caminhada.
A Serra do Cipó também conta com diversos cânions, como o das Bandeirinhas, que pode ser acessado por uma trilha plana. Durante o caminho, mais cachoeiras e a rica fauna e flora acompanham os visitantes, até chegar aos imensos paredões de 6 quilômetros de extensão, pontilhados por quedas d’água, poços grandes e profundos, aves e orquídeas.
Para ter um panorama geral da Serra do Cipó, não deixe de subir no Pico do Breu, o ponto mais alto do parque, com 1.687 metros. Prepare-se para uma caminhada íngreme, mas a vista fantástica com certeza compensa o esforço.
Ficou interessado em conferir todas essas cachoeiras e cânions de perto? Então, conheça nossos pacotes de viagem para a Serra do Cipó.