O snorkel é um tubo em formato de “J”, acoplado à máscara de mergulho. Fabricado em plástico, silicone ou borracha, este dispositivo é indicado para atividades que podem ser feitas apenas com o ar dos pulmões, como mergulho em apneia e snorkeling (natação equipada).
Seu uso também é indicado para a prática de mergulho autônomo, proporcionando segurança e conforto para pessoas que precisam chegar a um ponto específico antes de iniciar o mergulho. Isso faz com que o mergulhador economize o ar do cilindro, pois realiza o deslocamento pela superfície e com o auxílio do snorkel.
Como usar o snorkel?
O primeiro passo para usar o snorkel é escolher uma máscara de tamanho ideal para seu rosto e um tubo adequado para o mergulho. Antes de mergulhar, vá para um local tranquilo, de preferência com a água até o joelho.
Deite-se sobre a água e insira o tubo de respiração na boca, mordendo a boqueira e selando a entrada de ar com os lábios. Para se acostumar ao tubo, relaxe e respire calmamente, de forma lenta e profunda.
Quando sua respiração estiver normalizada, vá para um local mais profundo e aproveite para admirar a beleza da vida marinha. Caso queira mergulhar, lembre-se de que o tubo de respiração ficará cheio de água, sendo necessário expulsá-la ao subir à superfície para respirar.
Por isso, após mergulhar e ao chegar à superfície, sopre com força pelo tubo de respiração, para que a água saia dele. Certifique-se de que toda a água foi eliminada e só então volte a inspirar normalmente pelo tubo.