
Para os ocidentais, é Everest; para os nepaleses, Sagarmatha, a “Deusa Mãe da Terra”; e, para os tibetanos, Qomolangma.
A montanha mais alta do mundo foi, por décadas, um destino reservado aos grandes alpinistas e aventureiros. Hoje, essa realidade mudou: o fascínio pelas montanhas e pelas culturas pouco influenciadas pelo Ocidente tem atraído viajantes de todas as partes do mundo, de diferentes idades, profissões e interesses, tornando o Everest um destino mais acessível.
Nesta jornada, exploraremos trilhas ancestrais, usadas há séculos pelas comunidades locais. Caminhar é o único meio de transporte nesse terreno acidentado das montanhas do Nepal, proporcionando uma experiência autêntica e única. Ao longo do caminho, descobriremos vilarejos acolhedores e monastérios inspiradores, rodeados por algumas das paisagens mais deslumbrantes que este planeta tem a oferecer.
Após sua chegada, terá um tradicional de boas vindas e transfer para o hotel. Os quartos estarão disponíveis para o check-in a partir das 14h00. Katmandu é a capital do Nepal e está localizada a 1400 metros acima do mar. É uma das cidades mais antigas do mundo. A parte mais antiga da cidade, com ruas estreitas e medievais e belos templos pequenos, encontra-se na Praça Durbar. Aqui é possível encontrar templos com telhados do estilo pagode, esculturas em pedra, antigos mosteiros e vários atrativos turísticos. As três cidades de Kathmandu, Patan e Bhaktapur são de importância histórica e seus monumentos de grande valor artístico e cultural. Tarde livre para atividades independentes. Hospedagem no hotel.
Café da manhã. Pela manhã, visita ao Plaza Durbar e a Estupa de Swayambhunath e a cidade. Plaza Durbar foi a praça principal da antiga Katmandu assim com o Palácio Hanuman Dhoka, construído pelo Pratap Malha, um dos grandes amantes da arte que governaram Katmandu, que também construiu a residência das famílias reais no passado. Enquanto o recinto do palácio real cobre uma grande área, inúmeros templos dos vários deuses e deusas hindus rodeiam o palácio e eles são preservados, desde que eles foram construídos há centenas de anos. Passaremos pela Rua “Friki”, onde, em tempos, se relaxam os hippies, para visitar o Templo de Kumari, a deusa-menina, uma deusa viva. Cerca de 2000 anos de idade, Swayambhunath está no cume de uma colina, no extremo sudoeste de Katmandu. A Estupa é uma cúpula de 20 metros de diâmetro e 32 metros de altura e é feita de tijolo e terra montado por uma torre cônica, coroada por um pináculo de cobre dourado. À tarde, saída pela estrada até Mulkot (Aprox. 145 kms/04 horas). À chegada, Transfer para o hotel. Jantar incluído e Hospedagem no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Café da manhã. Pela manhã traslado ao aeroporto de Ramechhap (Aprox. 40 kms/01 hora) para embarque em voo com destino a Lukla (Alt. 2860m). O voo de Mulkot para Lukla é uma descarga de adrenalina em si. À medida que o avião se inclina para a direita e entra na região de Khumbu, você é recompensado com uma vista fantástica dos gigantes do Himalaia e a experiência de pousar na pista inclinada de Lukla aumenta a emoção. Aqui você encontrará a tripulação Sherpa. Depois de algum tempo organizando mochilas e cargas, partimos para nossa aventura. É uma descida fácil e gradual de 3-4 horas até Phakding, onde faremos uma parada para almoço e pernoite. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Após o café da manhã, caminharemos por um grupo de casas de pedra, passando por caravanas de Dzos até chegarmos ao povoado de Monjo. A partir daqui a trilha sobe dramaticamente hoje. À medida que o caminho sobe, as vistas se abrem e revelam os gigantes imponentes do Himalaia. A próxima aldeia, Jorsale, é a porta de entrada para o Parque Nacional Sagarmatha, onde o ingresso do parque é verificado. A trilha segue o rio até chegar à última ponte pênsil sobre o rio Dudh Koshi, onde a trilha atravessa o rio em alturas vertiginosas. A partir daqui, as trilhas serpenteiam colina acima até Namche Bazaar tendo como pano de fundo as belas Kwangde, Kusum Kangru, Monte Everest, Nuptse, Lhotse, Tawache e uma série de picos menos conhecidos. Namche Bazaar, situado em um anfiteatro em forma de ferradura, é a capital do país Sherpa. Você pode passar a tarde explorando os becos de paralelepípedos ou vasculhando os cybercafés, lojas de souvenirs e locadoras que se alinham nas ruas. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Um dia de descanso em Namche Bazaar, necessário para aclimatação e excursões locais em torno de Namche Bazaar. As atividades sugeridas incluem uma curta caminhada até a sede do Sagarmatha National Park, um local magnífico no alto de Namche Bazaar com vistas espetaculares dos gigantes da neve ao redor e dos vales abaixo. Há também um interessante museu com todo tipo de informação sobre a história do Himalaia, sua geografia, cultura, história do montanhismo e informações. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
De Namche subimos até Syangboche e descemos até Khumjung. Aqui visitaremos o mosteiro e escola Khumjung fundado por Sir Edmond Hillary. A partir daqui a trilha desce lentamente passando por grupos de iaques, dzos e algumas casas de chá até à aldeia de Tashinga. O percurso desce abruptamente até ao rio Dudh Koshi, onde se atravessa uma ponte pênsil ao abrigo de uma gigantesca falésia saliente (3.200 m). Nesta área há uma chance muito maior de ver o colorido Faisão Danphe (Faisão Impeyan), a ave nacional do Nepal, e o indescritível cervo almiscarado e às vezes até um rebanho de Thar do Himalaia (Ibex). Um pouco mais adiante no rio fica uma pequena vila, Phunki Tanga, onde você pode parar para tomar uma xícara de chá. A partir daqui, é uma subida de duas horas através de florestas de pinheiros e paredes de pedra mani até a cela onde o Mosteiro de Tengboche fica em uma clareira cercada por abetos anões e rododendros. Tendo como pano de fundo uma das vistas mais magníficas que a natureza tem para oferecer, o cenário é simplesmente mágico. Embora Namche possa ser considerada a capital Sherpa, Tengboche é o centro religioso da região. O zumbido dos monges cantando orações, o som das conchas e a oportunidade de sentar-se com eles para as orações da tarde em meio à atmosfera serena e surpreendente é uma experiência que durará. As vistas do Everest e Amadablam de Tengboche são algo que você apreciará por anos. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Realizaremos uma breve descida até Debuche, um pequeno assentamento. Desceremos em direção ao rio Imja Khola e depois subimos até Pangboche, que abriga o mosteiro mais antigo do Khumbu. Pangboche é uma vila agradável com belos campos. Ama Dablam parece quase ao alcance da mão e brilha com majestade. Seguindo o rio Imja, há uma breve subida até Somare, um assentamento com algumas casas. Caminharemos pelo vale de Khumbu passando por chortens e paredes de pedras de Mani, e subiremos por cerca de 45 minutos até o assentamento de Dingboche. As vistas da montanha a partir de Dingboche são simplesmente excepcionais. Hospedagem na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Dingboche é uma parada popular para caminhantes e escaladores que vão ao Monte Everest, Ama Dablam ou Imja Tse. A aldeia é linda, com uma variedade de campos rodeados por muros de pedra para proteger a cevada, o trigo sarraceno e as batatas do vento frio e dos animais que pastam. Passamos um dia em Dingboche para nos aclimatar. Fazemos caminhadas de um dia até a Colina Nagarjun ou Vale Chukkhung para excelentes vistas de Makalu, Lhotse, Chalotse, Tawache e Ama Dablam. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
O caminho é tranquilo, sai do vale de relva onde faremos uma subida lentamente. A caminhada de hoje oferece vistas do Monte Tawache, Monte Cholatse, Ama Dablam e, ao norte, Pokalde, Kongma-tse e a grande muralha de Nuptse. Após uma caminhada de 1 hora e meia a 2 horas, a trilha Pheriche se junta perto de Dugla, antes de uma pequena ponte de madeira sobre o rio Khumbu Glacier. Parada em Dugla para almoçar antes de continuar por uma hora subindo uma colina íngreme até o topo, onde há vistas do Monte Pumori e outros picos a oeste do Everest. Este é um bom lugar para uma pausa curta. Há mais 1 hora e meia a 2 horas de caminhada até Lobuche, escondida e protegida do vento. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Após um café da manhã bem cedo, caminharemos pelo vale seguindo o caminho rochoso da morena. Você pode ver a lagoa congelada e os icebergs abaixo da geleira Khumbu. Após as últimas dunas rochosas de morena, uma curta caminhada ladeira abaixo leva você a Gorakshep, na planície abaixo de Kalapatthar e do Monte Pumori. Gorakshep é o local do Acampamento Base do Everest original. A caminhada para o CBE (Acampamento Base do Everest – (17.585 pés/5360m) de Gorakshep segue a Geleira Khumbu. A caminhada é especialmente intrigante pelas vistas que ela tem de altos seracs de gelo com cerca de 15m de altura, uma característica peculiar das geleiras do Himalaia. CBE é não é realmente um local específico. Várias expedições selecionaram locais diferentes como seu acampamento semipermanente durante o ataque ao Everest. A caminhada até o CBE, embora fascinante, não é tão espetacular quanto a subida de Kalapatthar porque não há uma vista de Everest em si, Mas a sensação de estar lá no CBE dá uma satisfação de ter visitado o CBE da montanha mais alta do mundo. Retorno para Gorakshep e pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Acordamos de manhã cedo e caminhamos em direção a Kala Patthar. A caminhada é gradual até chegar à rocha após uma hora de caminhada. A partir daqui outra subida de meia hora leva você a Kala Patthar. Do topo de Kala Patthar, as vistas vão além da sua imaginação, com o Everest parecendo estar a apenas um tiro de pedra entre o topo do Monte Nuptse e Lho-La e Lhotse na retaguarda. A vista panorâmica deste local é algo a apreciar e sente-se que vale a pena subir aqui e sentir-se no topo do mundo. Com todos os gigantes cobertos de neve elevando-se sobre tudo, é realmente um lugar magnífico para se estar em uma manhã mais clara e ensolarada. Depois de um grande momento, uma hora de descida leva você de volta a Gorakshep e depois de volta a Lobuche. Caminhamos até Pheriche, que é uma trilha fácil que desce principalmente pela vila de Dugla. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Hoje faremos uma caminhada em declive de 5 a 6 horas para chegar a Tengboche. Hospedagem na Pousada.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Após o café da manhã no lodge, iniciaremos nossa subida até Lukla. Pernoite na Casa de Chá/Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Pela manhã, traslado ao aeroporto de Lukla para embarque em voo com destino a Ramechhap. Na chegada em Ramechhap continuamente pela estrada em direção a Kathmandu, na chegada, Traslado ao hotel. Hospedagem no hotel
Incluso:
Café da manhã
Pela manhã, visita a Patan, que está localizada na margem sul do rio Bagmati e é uma das três principais cidades do vale de Kathmandu. Patan é famosa por sua impressionante coleção de templos fantasticamente esculpidos, pátios de palácios, fontes de água, banhos públicos e casas com suas igualmente elaboradas esculturas de madeira, pedra e metal sob o patrocínio dos reis de Kirat, Lichivi e Malla. Mais tarde, visite o Templo Pashupatinath, é um dos templos hindus mais sagrados do deus Shiva. Localizado às margens do rio Bagmati, onde os hindus cremam seus mortos (A entrada para o interior do templo é apenas para hindus). Em seguida, visite a Boudhanath Stupa. Com uma base de 82 metros de diâmetro, Boudhanath é a maior estupa budista do mundo. Em seguida, dirija-se a Bhaktapur, uma cidade medieval, onde os Newars, os principais habitantes, ainda seguem as antigas tradições e costumes. Abriga alguns dos melhores exemplos de artesanato nepalês em madeira e pedra, como o palácio de 55 janelas construído em 1697, o Templo Nyatapola de cinco andares, o Templo Kashi Biswanath, o Templo Dattatreya, entre muitos outros. Considerado um museu vivo, pode-se testemunhar antigas tradições mantidas ainda hoje como o eram há séculos em vários locais da cidade, como a Praça dos Oleiros, onde os oleiros locais utilizam técnicas milenares para fabricar utensílios de barro. Regresso a Kathmandu e hospedagem no hotel.
Incluso:
Café da manhã
Café da manhã e quarto disponível até o meio-dia. No horário conveniente, transfira para o aeroporto para o seu voo internacional (deve aparecer no aeroporto 3 horas antes da hora de partida do voo)
Incluso:
Café da manhã
VALORES PARTE TERRESTRE POR PESSOA
Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
---|---|---|---|---|---|---|
Hospedagem regular | U$ 3.650,00 | 04/mai/2025 | ||||
*Hospedagem em Mountain Lodges em regime de meia pensão (Café da manhã + jantar) | U$ 4.782,00 | 04/mai/2025 |
Saída 2025
06 a 21 de outubro
– Valores válidos a partir de 02 passageiros viajando juntos.
– Atualizaremos o preço assim que for finalizado ou no momento da reserva.
Suplemento para voos internos em classe económica por pessoa
Ramechhap/Lukla/Ramechhap – USD 440,00
*Hospedagem em Mountain Lodges em regime de meia pensão (Café da manhã + jantar) em vez de Local Trek Lodges/Casas de Chá (01 noite em Phakding, 03 noites em Namche Bazaar e 01 noite em Lukla)
*Preço e disponibilidade sujeitos a alterações de acordo com as datas finais da viagem. Observe que o voo Katmandú/Lukla/Katmandú é operado apenas pela manhã e depende totalmente das condições meteorológicas. Em caso de cancelamento deste voo, os clientes poderão ter que embarcar no dia seguinte.
Hospedagem:
Katmandu: Hyatt Centric
Mulkot: Freedom Resort
Trekking Everest: Local Trek Lodges (Casa de Chá/Lodge)
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (61)
Forma de pagamento:
– Cartão de crédito: entrada de 30% + saldo em até 03x sem juros.
Inclui:
– Hospedagem de 03 noites nos hotéis mencionados ou similares em Katmandu como café da manhã diário;
– Hospedagem de 01 Noite no hotel Freedom Resort, Mulkot em Meia Pensão;
– Transfer do aeroporto/hotel/aeroporto com Carro/Minivan/Ônibus, com ar condicionado;
– Manejo de uma mala por pessoa nos aeroportos;
– Visitas guiadas e excursões segundo o itinerário com carro/minivan/ônibus e ar condicionado;
– Entradas nos monumentos mencionados;
– Guias locais que falam espanhol em Katmandu, Nepal;
– 11 noites no Trek Lodges/Casa de Chá em regime de pensão completa;
– Guia e carregadores falando espanhol durante a caminhada (para 02 pax 01 carregador será fornecido) com sua acomodação + alimentação + salário diário + seguro e transporte aéreo necessário de / para Katmandu;
– Taxa de permissão de entrada para a conservação do Everest + Permissão Tims;
– Tolerância para guia e transportadora;
– Todos os impostos governamentais necessários, como IVA / taxa de serviço turístico, bem como outros impostos governamentais aplicáveis;
– Suporte por telefone em espanhol 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Não inclui:
– Passagens aéreas;
– Taxas de embarque;
– Seguro viagem (para esta viagem é obrigatório o seguro de viagens que inclua resgate por helicóptero);
– Taxas para emissão de passaporte e visto para a Nepal;
– Passeios opcionais;
– Refeições não mencionadas como incluídas;
– Antecipação no horário de chegada (early check-in);
– Prorrogação no horário de saída (late checkout);
– Gorjetas para carregadores de malas nos aeroportos e hotéis;
– A tradicional gorjeta ao guia e/ou motorista, a critério de cada passageiro;
– Extras de caráter pessoal como: lavanderia, telefonemas, bebidas alcoólicas, alimentação extra, gorjetas, consumo de minibar e tudo que não estiver mencionado como incluído no roteiro.
Bagagem
As companhias aéreas nacionais no Nepal (voos para Lukla) permitem que uma peça de bagagem despachada por pessoa não exceda 10 kg (classe econômica). Somente uma bagagem de mão é permitida a bordo. As dimensões não devem exceder 115 cm lineares e o peso não deve exceder 5 Kg. Os viajantes podem carregar um laptop em cima de uma bagagem de mão como bagagem de mão.
Informações importantes:
– As taxas acima são baseadas nos impostos atuais e nas taxas de entrada nos monumentos. Se houver alguma alteração, os preços também serão alterados de acordo.
– Em caso de alterações na taxa de câmbio, os preços mencionados acima serão alterados.
Preparação para o trekking:
O Nepal é o paraíso dos trekkers. Pode-se caminhar por trilhas bem batidas ou postos isolados. Trekking pode ser tão fácil ou difícil quanto você deseja. Se for bem planejado, pode incluir caminhadas pela área de interesse especial, como quando os rododendros florescem, ou visitar a área de Khumbu durante o festival Mani Rimdu. Outra área de interesse pode abranger viagens botânicas, religiosas, antropológicas, animais selvagens ou caminhadas. O trekking pode ser realizado de outubro a maio no lado de barlavento (sul) do Himalaia e de maio a setembro no lado de sota-vento (norte).
Adequação durante o trabalho:
É necessário que você seja fisicamente ativo para poder passear. Caminhar é de aproximadamente 5 a 7 horas por dia, será a norma durante uma caminhada e, às vezes, em grandes altitudes. Não recomendamos aqueles que sofrem de doenças cardíacas ou pulmonares a tentar fazer caminhadas extenuantes ou em grandes altitudes. É sempre aconselhável consultar o seu médico antes de decidir fazer umas férias de trekking.
A melhor época para o trekking:
Sem dúvida, do final de setembro a maio. Esta época do ano é relativamente seca e pode-se esperar dias mais ensolarados do que chuvosos. (Apesar da nebulosidade ocasional ou mesmo da chuva, não deve ser descartada). O período de setembro a novembro é claro, com vistas para o Himalaia, é bastante claro por várias centenas de quilômetros. Dezembro e janeiro são os meses mais frios, com forte nevasca nas colinas altas. É durante esse período que cruzar passes altos se torna impossível. Fevereiro a maio é mais quente em altitudes mais baixas, mas colinas e montanhas mais altas ainda podem estar frias com alguma queda de neve, exceto em fevereiro e março.
O tempo e temperaturas no campo:
A temperatura varia de acordo com a altitude e está aproximadamente no seguinte padrão:
Altitude mais baixa: Dia: 25-27 graus Celsius
(1000 – 3000m) à noite: 00 a 05 graus Celsius
Altitude mais alta: Dia: 15-18 graus Celsius
(Acima de 3000m) à noite: -1 a -15 graus Celsius
Roupas recomendadas para trekking:
1. Casacos quentes são essenciais.
2. Revestimento externo à prova de vento também é útil.
3. Calças confortáveis para homens e saias soltas para mulheres durante o dia.
4. Luvas para aquecer.
5. Um chapéu ou boné para evitar queimaduras solares, uma vez que o sol em grandes altitudes pode ser bastante intenso.
6. Um par de tênis confortáveis e leves e um par de tênis.
7. lã quente / meias térmicas.
8. Roupa íntima térmica é preferida.
9. Lanterna / lanterna com baterias sobressalentes é uma obrigação.
10. Sugerimos óculos de sol com proteção UV antirreflexo sobre óculos de sol comuns.
11. Creme protetor contra queimaduras solares.
12. Recomenda vivamente que os clientes tragam um guarda-chuva cada (a compra pode ser feita em Katmandu por uma taxa nominal), pois um guarda-chuva é multifuncional (pode ser usado como guarda-sol, capa de chuva e também bengala).
13. Eu recomendaria que os clientes trouxessem seus próprios sacos de dormir por razões de higiene. A bolsa deve suportar temperaturas de até -15 graus Celsius, pois a temperatura noturna pode cair para esse nível. Devemos ser informados se os clientes não trouxerem seus próprios sacos de dormir, pois assim providenciaremos para fornecer um.
Consideração importante:
As rotas que exigem voos internos estão sujeitas a um ajuste de horário devido a várias considerações, como tempo, fator de carga do avião, disponibilidade de voos / assentos em um determinado setor para uma determinada data, etc.
Doença de altitude:
O trekking em alta altitude traz a possibilidade da doença de altitude, também conhecida como doença aguda da montanha (AMS). É o efeito da altitude sobre aqueles que ascendem muito rapidamente a elevações acima de 3.600 metros. As doenças precoces das montanhas se manifestam com dor de cabeça, perda de apetite e insônia. Não ignore esses avisos, caso contrário, podem ocorrer sintomas mais graves que podem até causar a morte algumas vezes dentro de algumas horas. Ser forte e em forma jovem não ajuda. A medicina não substitui a descendência. Se um médico estiver disponível, ele pode dar remédio e oxigênio. No entanto, o paciente deve baixar mesmo que receba tratamento. Se você estiver viajando na região de Khumbu e Manang, entre em contato com Khunde, Pheriche e Manang, respectivamente, para informações e informações sobre doenças de altitude. Existem hospitais com bons médicos. Para evitar o mal da altitude, você deve andar devagar. Se você se sentir exausto, você se moveu muito rápido ou muito alto. Tire um tempo para se acostumar a cada altitude vencedora e tirar dias de folga.
Se você começar a se sentir mal, retire-se para uma altitude mais baixa imediatamente. Isso pode salvar sua vida. A única cura para a AMS é descer imediatamente para uma elevação mais baixa.
O que levar em conta sobre trekking na região do Everest:
Acomodações: as acomodações são básicas com o uso compartilhado de banheiros comuns. A comida é preparada de acordo com o menu a la carte que será organizado pelo guia de acompanhantes.
Vestuário:
Jaqueta, roupa térmica, suéter. Botas de trekking leves, boas meias, calças, luvas de mão, óculos de sol antirreflexo, boné de macacão, protetor solar, protetor solar, luzes de lanterna etc. Mochila leve para itens pessoais (produtos de higiene pessoal, câmeras, binóculos, etc.).
Serviço durante a caminhada: o serviço inclui pensão completa (café da manhã, almoço, jantar e acomodação nos abrigos). Guia falando inglês, assistentes e carregador carregam o peso de 25 Kg. Incluindo seus pertences).
Todas as outras despesas pessoais não mencionadas acima devem ser custeadas pelos próprios clientes.
Documentação necessária para a viagem:
Passaporte Brasileiro: Validade mínima de 6 meses e mínimo de 3 páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.
Vistos: Portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para embarque ao Nepal e recomenda-se realizar o trâmite online pelo menos 15 dias antes do embarque, para agilizar a entrada no país e processo de compra de visto. O mesmo deve ser solicitado no link https://nepaliport.immigration.gov.np/ O visto do Nepal precisa ser pago antecipadamente e custa aproximadamente USD 30,00 – é necessário levar o formulário do visto preenchido online impresso.
Vacinas: Obrigatório Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela e Profilaxia-CIVP emitido com mínimo de 10 dias de antecedência ao embarque http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem
Solicitamos que o cliente venha com um seguro de viagem totalmente coberto, incluindo resgate de helicóptero de emergência. Existe algum risco ao viajar em altitudes mais altas, como doença aguda da montanha (AMS), etc. que serão informados em Katmandu antes da caminhada.
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.