Skip to main content
search

A Indochina é uma região situada no sudeste asiático, que compreende os países Vietnã, Camboja e Laos. Localizada entre o Oceano Pacífico e o Golfo da Tailândia, essa área é rica em diversidade cultural, história e paisagens naturais deslumbrantes. 

Neste post, você irá saber um pouco mais sobre a região e descobrir alguns de seus atrativos imperdíveis. Acompanhe a seguir!

Nome “Indochina”

A região da Indochina foi colônia francesa entre os séculos XIX e XX e recebeu esse nome por estar localizada entre a Índia e a China, dois países que exerceram grande influência cultural e econômica ao longo da história. A influência desses países é perceptível em diversos aspectos, como religião, filosofia, arte e arquitetura. 

Religião

A religião predominante nos três países que formam a Indochina é o budismo. A população da região é estimada em mais de 115 milhões de pessoas, com cerca de 60% desse total se identificando como budistas. A importância dessa religião é perceptível em diversos aspectos da vida cotidiana, que se refletem também nas atrações turísticas locais, como templos budistas e experiências culturais. Além do budismo, há comunidades que praticam o cristianismo, o hinduísmo e religiões indígenas.

Culinária

A culinária da Indochina é um reflexo da rica diversidade cultural da região, combinando sabores, ingredientes e técnicas de cozinha que variam entre Vietnã, Camboja e Laos. Os pratos são frequentemente caracterizados pelo uso de ervas frescas, especiarias e ingredientes locais. No Vietnã, pratos como o pho e o banh mi são famosos, enquanto no Camboja, o amok, um curry de peixe cozido em leite de coco, é a especialidade. O Laos, por sua vez, é conhecido pelo laap, uma salada de carne temperada com ervas e limão. 

Atrativos na Indochina: o que fazer e conhecer na região

1. Passeio de motocicleta em Hanói

Hanói, a capital do Vietnã, é uma cidade vibrante repleta de atrações fascinantes. Uma das melhores maneiras de explorar Hanói é por meio de um passeio de motocicleta com motoristas locais experientes. O tour geralmente começa com a “real Hanói”, onde os visitantes têm a oportunidade de descobrir partes menos conhecidas da cidade, experimentando onde e como os locais vivem, trabalham e se divertem.

Hanói, capital do Vietnã

A segunda parte do passeio tem como foco os principais pontos turísticos, incluindo o emblemático Mausoléu de Ho Chi Minh, os templos budistas e taoístas de Tran Quoc, com mais de mil anos, e o Templo da Literatura. Os visitantes também podem explorar o charmoso Bairro Francês, o movimentado Bairro Antigo, os românticos Lagos Hoan Kiem e Lago Oeste e as icônicas Ópera de Hanói e Ponte Long Bien. 

Sugestão de roteiro: Indochina: Vietnã, Camboja e Laos – Grupo Exclusivo Adventure Club

A terceira etapa do passeio passa por aldeias e pela comunidade flutuante ao longo do Rio Vermelho, oferecendo um contraste encantador entre a vida urbana e rural. Para finalizar, são feitas paradas em restaurantes, lanchonetes e barracas de comida para que os visitantes tenham a oportunidade de saborear a deliciosa gastronomia local.

2. Cruzeiro na Baía de Halong

Um cruzeiro na Baía de Halong é uma experiência imperdível para quem visita o Vietnã. Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO e considerada uma das 7 Maravilhas da Natureza, a baía é famosa por suas águas esmeraldas e mais de 1.600 ilhas, que criam um cenário mágico. 

Baía de Halong, no Vietnã

Durante o passeio, os visitantes podem explorar cavernas fascinantes, nadar em praias isoladas e até fazer caminhadas em algumas das ilhas. Além disso, muitos cruzeiros oferecem a oportunidade de degustar a deliciosa culinária vietnamita a bordo, com pratos frescos preparados com ingredientes locais. Ao entardecer, as cores vibrantes do céu refletidas nas águas da baía criam um espetáculo visual que torna a experiência ainda mais memorável.

3. Passeio em Hoi An

Conhecida como um próspero porto comercial entre os séculos XV e XIX, a cidade ribeirinha de Hoi An ainda guarda muitos vestígios de sua rica história, como fica evidente no mercado movimentado e na abundância de lembranças e lojas de alfaiate. 

Hoi An, no Vietnã

O que torna Hoi An notável é que seu bairro antigo foi lindamente preservado. As ruas ainda estão repletas de antigas casas de azulejos, pagodes sombreados e salões comunais coloridos que contribuem para sua classificação como Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Em um passeio pela cidade, os visitantes podem observar templos antigos, o famoso salão dos comerciantes, o Mercado Central e locais de culto tradicionais que refletem influências da arquitetura chinesa, japonesa e vietnamita, além de aproveitar a culinária local, como o famoso cao lau e os deliciosos rolinhos primavera. 

4. Visita aos templos de Angkor

Os templos de Angkor são um dos mais impressionantes complexos arquitetônicos do mundo e um importante Patrimônio Mundial da UNESCO. Construídos entre os séculos IX e XV, esses templos são testemunhos da antiga civilização Khmer e refletem uma rica fusão de arte e espiritualidade. 

Templos de Angkor, no Camboja

O mais famoso deles, Angkor Wat, é conhecido por sua grandiosidade e detalhes intricados em suas esculturas e baixos-relevos, que retratam cenas mitológicas e históricas. Outros templos notáveis, como Bayon, com suas icônicas faces esculpidas, e Ta Prohm, que foi tomado pela natureza, atraem milhões de visitantes a cada ano. O complexo de Angkor não é apenas um marco histórico, mas também um símbolo da identidade cultural do Camboja.

Sugestão de roteiro: Indochina: Vietnã, Camboja e Laos – Grupo Exclusivo Adventure Club

5. Cerimônia das Dádivas em Luang Prabang

Luang Prabang é, provavelmente, a cidade tradicional mais bem conservada do Sudeste Asiático. Seu charme e tranquilidade, combinados com uma deslumbrante paisagem natural e rica herança cultural, tornam-na um dos destinos mais atraentes do Laos. 

Monges budistas no Laos

A Cerimônia das Dádivas é um ritual muito famoso que acontece diariamente na cidade. Às 6h, pontualmente, os monges se deslocam ao centro da cidade para recolher os donativos de arroz e outros alimentos. Durante o dia, a única alimentação dos monges provém dessas doações. Muitos moradores e visitantes se ajoelham nas calçadas, aguardando a passagem dos monges para entregar suas contribuições. Segundo a tradição budista, aqueles que realizam doações acumulam “méritos” para suas vidas.

Tem vontade de conhecer a Indochina?

Conte com a Adventure Club, uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza e turismo cultural. Nossos roteiros são cuidadosamente elaborados para proporcionar experiências autênticas, combinando cartões-postais com atrativos ainda pouco conhecidos. Fale com a nossa equipe e saiba mais!

Deixe um comentário

Close Menu