Skip to main content
search

Se tem uma característica que marca o Brasil – além da nossa alegria e receptividade – são as nossas belezas naturais. De um canto ao outro do país, há paisagens que se formam por montanhas, cachoeiras, lagos, piscinas naturais e por aí vai! Desse jeito, não é difícil encontrar lugares para estar em meio à natureza e aproveitar todos os benefícios que o contato nos traz.

E qual a melhor forma de desbravar novos cenários e sentir a natureza se não caminhando? Oportunidade para observar os detalhes no caminho e se sentir presente, se movimentar, prestar atenção nos sons, conversar com outras pessoas do grupo, se desafiar e entender sobre o próprio corpo e mente. É por esses e outros motivos que o trekking conquista cada vez mais adeptos. 

Está em busca de sugestões de trilhas e trekkings no Brasil? Temos 8 sugestões!

Para começar – trilhas de um a três dias

Serra da Cantareira

A Serra da Cantareira abrange os municípios de São Paulo (Zona Norte), Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, mas ao contrário do que possa parecer é um local rodeado de natureza, sendo considerado, inclusive, a maior área verde urbana do país. Esse é um ótimo destino para quem quer começar a fazer trilhas. Dentro do Parque Estadual, há quatro núcleos (Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu), com trilhas de diferentes níveis de dificuldade. Uma das mais principais e que exige maior condicionamento físico é a Trilha da Pedra Grande, que leva em média três horas contando ida e volta. Além das caminhadas, cachoeiras e paisagens naturais exuberantes, há ótimos restaurantes e cafeterias para um pós-passeio.  

Pico do Lopo

O Pico do Lopo faz parte da Serra da Mantiqueira e está localizado na cidade de Extrema, Minas Gerais. A trilha para alcançar o cume, a 1780 metros de altitude, é considerada fácil e indicada para iniciantes, porém vale saber que há um pequeno trecho de escalaminhada no percurso. Todo o caminho é rodeado de verde, em meio a muita vegetação e vistas espetaculares. De lá do alto, no ponto final, o visual 360º é ainda mais surpreendente. De um lado, a Represa do Jaguari, do outro a Serra de Itapeva e o Vale do Jaguari. Por curiosidade, é interessante saber que o nome se dá ao fato de que na região há uma grande quantidade de lobos guarás.

Confira também: 6 dicas para praticar trekking   

Serra da Bocaina

Situada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em um trecho da Serra do Mar, a Serra da Bocaina se estende entre algumas cidades como Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e São José do Barreiro – sendo esta a principal porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina. O local abriga animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o preguiça-de-coleira, além de muitas espécies de pássaros. Além da proximidade com a rica biodiversidade de fauna e flora local, a região proporciona aos seus visitantes muitos atrativos naturais como cachoeiras e mirantes e, ainda, atrativos históricos. As trilhas dentro do parque têm diferentes níveis de dificuldade, por isso é um destino que atende bem vários públicos.  

Dando passos maiores – trilhas para quem já tem um pouco de experiência

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um destino que vem atraindo cada vez mais a atenção dos viajantes, principalmente os que buscam estar em contato com a natureza e experimentar diferentes atividades ao ar livre. E se tem uma atividade que é marca registrada da Chapada, é trilha. Ou melhor, trilha e cachoeira. Quer combo melhor que esse? Assim como outros destinos da nossa lista, a Chapada dos Veadeiros tem trilhas para todos os perfis, com diferentes níveis de dificuldade. Além das paisagens do Cerrado, das quedas d’água e dos cânions, a região surpreende também com a sua cultura e povo hospitaleiro. 

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros, Goiás

Chapada Diamantina

Outro destino nacional muito famoso pelas trilhas e cachoeiras é a Chapada Diamantina, na Bahia. Além das belíssimas cachoeiras, a região se destaca pelas montanhas, desfiladeiros, cavernas, grutas, rios e piscinas naturais. Tamanha a sua extensão, visitar uma vez o Parque Nacional da Chapada Diamantina e conhecer todos os seus atrativos é praticamente impossível – a menos que você passe um longo período lá. Por isso, uma das sugestões de roteiro que mais fazem sucesso entre os visitantes é o “volta ao parque”, que abrange atrações de norte a sul. Também há a possibilidade de fazer a travessia do Vale do Pati, considerada por muitos o trekking mais bonito do Brasil. 

Trekking no Vale do Pati, Chapada Diamantina

Você pode se interessar por: 5 itens indispensáveis para uma experiência de trekking

Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, é um dos principais destinos de trekking brasileiros. Lá se encontram alguns dos picos nacionais mais famosos como Agulhas Negras e Prateleiras – indicados para pessoas já experientes na modalidade. O parque se divide em duas partes: a parte baixa e a parte alta. Grande parte das trilhas se encontra na parte alta. Embora seja um destino que atrai montanhistas e trekkers com bastante experiência, há trilhas especialmente recomendadas para quem está começando. Um exemplo é a trilha da Pedra do Altar, leve e indicada para todo perfil de viajante. Outra trilha que pode ser considerada de nível leve a moderado é a Cachoeira do Aiuruoca, que tem um visual incrível.  

Parque Nacional do Itatiaia

Para quem está avançando – roteiros com longas caminhadas

Travessia dos Lençóis Maranhenses

Com uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange três municípios: Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo este último a principal porta de entrada. O cenário, composto por dunas gigantescas, lagoas que se formam durante o período chuvoso, restinga e manguezal, é o convite perfeito para o descanso e contemplação da natureza. Certo? Sim! Porém, quem quiser se aventurar no nosso “deserto brasileiro” pode optar por uma travessia; uma programação que envolve trekking e contato próximo com as comunidades locais. As caminhadas exigem bom condicionamento físico.

Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Expedição Monte Roraima

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela (o acesso se dá exclusivamente pela Venezuela), o Monte Roraima é um destino imperdível para quem é apaixonado por trekking. Diferentemente de outros da lista, não é um local de fácil acesso, porém com preparo e bom condicionamento físico a caminhada torna-se menos desafiadora. Para chegar ao cume, leva-se em média um dia e meio, e, para descer, um dia. O tempo que se passa lá em cima é que varia – há trekkings de 6, 8, 9 e 10 dias. E acredite: há muito o que descobrir de lá do alto, como piscinas naturais, campo coberto por cristais e mirantes. O percurso é extenso e os terrenos são acidentados, por isso é um trekking considerado de médio a difícil. 

Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela

Agora que você conferiu algumas sugestões de destinos para se preparar para expedições de trekking, queremos saber: você já tem um lugar em mente que deseja conhecer ou busca experiências num geral?

Entre em contato com a nossa equipe. Somos especialistas em destinos de natureza e temos parcerias com empresas referências em trekkings no Brasil e mundo afora.

Deixe um comentário

Close Menu