Visitar um novo destino é sempre uma ótima oportunidade para conhecer e vivenciar a cultura, a beleza, a arquitetura, o povo, a natureza, a gastronomia e todas as demais partes do conjunto que o torna um lugar único no mundo.
Mas se a viagem coincide com uma data comemorativa local, uma festa tradicional, uma experiência rara ou uma programação que acontece exclusivamente em determinada época do ano, a experiência ganha um gostinho ainda mais especial. Quem já deu sorte de presenciar algo assim sabe do que estamos falando!
Em busca da essência: 6 viagens para quem gosta de vivenciar o destino a partir de experiências tradicionais locais
Etiópia de Norte a Sul – na Festa de Meskel com Djibuti
Na Etiópia ao norte, há diversas cidades históricas como Lalibela, Gondar, Bahir Dar e Harar, que nos levam a tempos remotos em que foram guardados os mais incríveis mistérios do Cristianismo. Ao sul, um dos destaques é o Rift Abissínio, rodeado de imensas montanhas e profundas fendas e desfiladeiros produzidos pela lenta erosão de rocha vulcânica, que durante décadas tornou extremamente difícil o acesso ao delta do rio Omo.
Em nosso roteiro Etiópia de Norte a Sul – na Festa de Meskel com Djibuti, além cidades históricas e belos ambientes naturais, visitamos tribos e antigos pastores nômades conhecidos pela escarificação. Também participamos do Festival de Meskel, uma importante celebração que ocorre anualmente em 17 de setembro do calendário etíope (26 e 27 de setembro do calendário gregoriano) em comemoração à descoberta da Verdadeira Cruz.
Eslovênia e Croácia Gourmet – Experiências vínicas e gastronômicas
Tanto a Eslovênia quanto a Croácia são conhecidas por suas charmosas cidades, belas paisagens naturais e importantes construções históricas. Se esses motivos já são o suficiente para planejar uma viagem para ambos os países, vale lembrar que a experiência fica ainda mais completa com a rica gastronomia e vinhos locais.
Entre mercados, vinícolas, destilarias, centros gastronômicos e restaurantes, em nosso roteiro Eslovênia e Croácia Gourmet – Experiências vínicas e gastronômicas, há degustações de diversos produtos tradicionais, como o azeite, o famoso presunto seco ao ar livre, geleias, sucos, biscoitos, vinhos e aguardentes. Este é um Itinerário com motorista-guia profissional fluente em português.
Holanda e Bélgica: Barco + Bike
Que tal uma aventura numa viagem de barco através dos canais entre Amsterdam e Bruges? Oportunidade para conhecer os costumes e tradições de ambos os destinos em um conceito único e despojado. Fazem parte do roteiro Amsterdam, Antuérpia, Ghent, Bruges entre outras pequenas pérolas históricas e pitorescas.
Em nossa programação Holanda e Bélgica: Barco + Bike, todos os dias os viajantes podem escolher entre navegar pelos canais a bordo ou pedalar (total pedalado: 203 km a 289 km em seis dias de pedal). Há visitas a museus, cidades históricas, praças, igrejas e edifícios monumentais, além de belezas naturais espalhadas por todos os lados.
México: Celebração do Dia dos Mortos em Oaxaca
O Dia dos Mortos é a maior festa popular do México. A comemoração acontece em todo o país como uma demonstração de amor e respeito pelos familiares falecidos. O visitante que estiver no país no dia 2 de novembro encontrará pessoas usando maquiagens e fantasias coloridas, cantando, dançando, desfilando e fazendo oferendas aos entes queridos.
Oaxaca, cidade-símbolo das tradições nacionais, é um dos locais onde a comemoração tem grande presença. Por isso, é o foco do nosso roteiro México – Celebração do Dia dos Mortos em Oaxaca. Além desse, há outros pontos de interesse em termos culturais e históricos, como Puebla e a Cidade do México.
Tailândia: Festival das Lanternas
O Festival das Lanternas, na Tailândia, é uma importante celebração para o povo tailandês. Celebrado todos os anos na cidade de Chiang Mai, em datas que variam conforme o calendário lunar, o evento é marcado por barquinhos, chamados “Loy Krathong”, nos rios e lanternas, ou “Yi Peng”, aos céus.
Nesta tradicional cerimônia, as casas e os locais públicos são enfeitados com lanternas coloridas e bandeiras. Os shows, desfiles culturais, oferendas, orações e jantares tradicionais que marcam a festividade atraem muitos turistas tanto para os eventos públicos quanto privados – é possível se juntar aos moradores locais para ter essa vivência de forma ainda mais significativa.
Rajastão, Índia: Yoga e Cultura
No Estado do Rajastão, historicamente famoso pela riqueza dos antigos rājputs, por lendas e narrativas românticas, a paisagem desértica contrasta com a beleza de inúmeros e coloridos templos e fortalezas. É neste cenário que acontece o nosso roteiro Rajastão, Índia – Yoga e Cultura.
Clássicos destinos como o Taj Mahal, Jaipur e Udaipur, de indiscutível beleza, dão lugar a uma Índia mais autêntica e culturalmente próxima das pessoas que habitam a região do Deserto de Thar. Com práticas e vivências diárias em lugares sagrados, este roteiro pede um genuíno entusiasmo e vontade de mergulhar no Yoga e na incrível cultura indiana.
E você? Gosta de viver experiências nesse estilo?
Entre em contato com a nossa equipe para descobrir o melhor roteiro para você. Além dessas, temos outras diversas programações que envolvem experiências históricas e culturais mescladas com belas paisagens naturais.