Este roteiro trata-se de uma rota circular pelo norte da Tanzânia, no sentido anti-horário, que visita alguns dos melhores parques nacionais. No eixo do programa, temos o Lago Natron, um lugar único perto da fronteira com o Quênia, caracterizado por sua salubridade e suas paisagens selvagens.
O safari combina a observação de animais selvagens, a convivência com várias etnias e a possibilidade de descansar em algumas das espetaculares ilhas do Índico.
Todo ano, o espetáculo se repete. Manadas de animais percorrem centenas de quilômetros em busca de pastagens frescas. A Grande Migração é um fenômeno único. De forma circular, a Grande Migração ocorre no amplo ecossistema do Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia, e na Reserva de Masai Mara, no Quênia.
A rota pode ser realizada em boa parte do ano, mas daremos ênfase à visita durante a Grande Migração.
No sul, entre os meses de janeiro e março, ocorre o nascimento das novas crias. No oeste, acontece o acasalamento entre os meses de maio e início de julho. Por fim, no norte, entre julho e outubro, o já famoso cruzamento do rio Mara.
Um safari que coincide com esse grande movimento selvagem é uma oportunidade que não deveríamos perder, pelo menos uma vez na vida. A travessia dos animais pelo rio Mara é, provavelmente, a fotografia mais desejada da África.
O melhor da rota:
– A Grande Migração, um fenômeno natural único no mundo, onde milhares de gnus e zebras viajam em busca de água e alimento.
– As paisagens do Lago Natron.
– O contato direto com os masai.
– O Parque Nacional do Serengeti, um dos mais impressionantes do mundo.
– A Cratera de Ngorongoro, um paradigma de diversidade natural e selvagem.
– O Parque Nacional de Tarangire, conhecido por suas famosas baobás e sua imensa população de elefantes.
Safari de bicicleta em Mto Wa Mbu, nos arredores de Manyara.
Aterrissaremos na Tanzânia no aeroporto internacional de Kilimanjaro. Após cumprir os trâmites de entrada no país e pegar a bagagem, nos encontraremos com o guia, que estará esperando para receber os viajantes. Ele nos acompanhará até a próxima cidade de Arusha, onde descansaremos e nos prepararemos para o safari do dia seguinte.
Nota: Aqueles que chegarem pela manhã poderão, após se instalarem, sair acompanhados para visitar plantações de café e descobrir o processo completo de como o café é cultivado, do campo até a xícara. No caminho, também teremos a oportunidade de conviver com alguns povos locais e ver sua forma de vida.
Pernoite no Arusha Planet Lodge.
Incluso:
Jantar
Hoje, começaremos nossa grande aventura pela Tanzânia. Conduziremos ao longo das paisagens vulcânicas e pelo Vale do Rift até o Parque Nacional de Tarangire, o sexto maior de seu tipo na Tanzânia. Exploraremos este parque localizado ao norte, menos visitado do que seus semelhantes Ngorongoro e Serengeti, mas não menos interessante. Tarangire, conhecido por sua grande população de elefantes, também é famoso pelos gigantescos baobás que embelezam o parque, o enorme árvore tipicamente africana cuja lenda diz que os deuses a colocaram de cabeça para baixo para punir a soberania humana. Após um dia repleto de atividades, ao pôr do sol, nos dirigiremos para a acomodação para descansar.
Pernoite no Lake Burunge Tented Camp.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Entraremos cedo no Parque Nacional de Tarangire para captar as primeiras imagens com o nascer do sol e poderemos desfrutar de suas paisagens enquanto buscamos animais. Por volta do meio-dia, sairemos do Parque e nos dirigiremos para as terras vulcânicas do Lago Natron. No caminho, cruzaremos várias comunidades locais e não perderemos de vista o Monte Ol Doinyo Lengai, a montanha sagrada dos Masai e centro de peregrinação desta etnia em muitos de seus rituais e cerimônias. Nos instalaremos em nossa acomodação, muito perto da base do Ol Doinyo Lengai e no coração do território Masai.
Pernoite no Maasai Giraffe Eco Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
A região ao redor do vulcão Ol Doinyo Lengai é muito importante para os masai, e há inúmeros assentamentos dessa etnia. Visitaremos algumas de suas aldeias para conhecer de perto seu estilo de vida tradicional. Reservaremos um tempo para visitar uma aldeia masai, um povo de pastores e orgulhosos guerreiros que se mantém fiel à sua forma de vida tradicional. Nos aproximaremos das margens do Lago Natron, característico por sua coloração avermelhada e por atrair grandes quantidades de flamingos do Lago Manyara para aqui colocarem seus ovos. O entorno do lago nos oferece uma paisagem espetacular com algumas nascentes que emitem água quente. Faremos uma parada no pequeno sítio arqueológico chamado “EngareSero Footprints”, sugerido recentemente e pela primeira vez pela National Geographic, que possui uma amostra de algumas das primeiras impressões de hominídeos conhecidas. Elas estão preservadas graças às condições climáticas e à ajuda das erupções vulcânicas da região. Poderemos dar um passeio pela pequena povoação masai de Ngaresero, que possui alguns bares e restaurantes locais, onde os masai vão socializar com seus vizinhos. Sairemos a pé do lodge (45 min – 1 h) em direção à cascata de Ngarasero, onde, se desejarmos, poderemos nos banhar na piscina natural formada pela água que cai do Monte Ol Doinyo Lengai. Em resumo, teremos tempo para visitar bem esta área, que é, sem dúvida, um dos cantos mais espetaculares do Grande Vale do Rift.
Pernoite no Maasai Giraffe Eco Lodge.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Deixaremos para trás a região do Lago Natron, com as últimas e incríveis vistas dessa enorme massa de água no coração do Vale do Rift. A pista em constante ascensão nos levará de volta às terras altas da Tanzânia. Veremos a mudança na paisagem e na vegetação. Iremos adentrar no território da etnia Sonjo ou Batemi, que se dedicam principalmente ao cultivo de sorgo e milheto. Chegaremos até a população de Waso, onde, após uma curta parada, nos dirigiremos ao grande parque do norte da Tanzânia: o Serengeti. Uma vez no Serengeti, entraremos no parque atravessando a chamada Área do Vale do Lobo para realizar um safari; começaremos a vislumbrar a quantidade de fauna que nos espera nos próximos dias no parque. Do Vale de Lobo, seguiremos a rota em direção ao norte até chegar ao nosso acampamento, que estará localizado perto do famoso rio Mara.
Pernoite no Mara Kati Kati Tented Camp.
Nota: Dependendo da época do ano e, portanto, do percurso migratório das grandes manadas de zebras e gnus, nos hospedaremos em uma área ou outra do parque.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Após o café da manhã, bem cedo, começaremos a jornada em busca das grandes manadas de ungulados. O Parque Nacional do Serengeti possui a maior concentração de grandes herbívoros do mundo. Nas épocas em que esses animais se movimentam em busca de pasto é quando ocorre o que conhecemos como a Grande Migração, um verdadeiro espetáculo. Seguiremos as rotas migratórias até alcançar o famoso rio Mara, onde poderemos presenciar, se tivermos sorte, o espetáculo desses animais cruzando o rio. À beira do rio, presenciaremos os movimentos do crocodilo do Nilo e de alguns grupos de hipopótamos. O almoço de hoje será um piquenique para aproveitarmos mais o parque. À tarde, com o pôr do sol, retornaremos ao acampamento para descansar e passar a noite em plena savana.
Pernoite no Mara Kati Kati Tented Camp.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Pela manhã, realizaremos outro safari pelo Vale de Lobo e seguiremos em direção à zona central, também conhecida como Seronera, que certamente é a que gera mais expectativas e deve seu nome ao rio Seronera. É uma das áreas com maior densidade de felinos da África. A paisagem na zona de Seronera é salpicada de rochas, chamadas “kopjes”, onde às vezes podemos encontrar leões ou leopardos repousando. A savana aberta ao sul do rio Seronera é, por exemplo, uma boa área para ver guepardos. Continuaremos explorando os diferentes habitats e, ao pôr do sol, nos deslocaremos para o acampamento, situado na zona central, também conhecida como o Vale de Seronera, onde estará localizada nossa acomodação com as melhores vistas de toda a planície.
Pernoite no Serengeti Sound of Nature.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Bem cedo, nos deslocaremos da parte central do Serengeti para uma das maravilhas do mundo: a Área de Conservação de Ngorongoro. Esta área apresenta uma profunda cratera vulcânico; a maior caldeira intacta do mundo. É mais provável que aqui vejamos os famosos “big five”, incluindo o rinoceronte negro, que está em perigo de extinção. No lago Magadi, veremos milhares de flamingos rosas se empoleirando e refletindo nas águas tranquilas; uma vista fantástica. Os flamingos entram e saem do cráter durante a noite, e é possível ouvi-los se comunicando ao passar. Além dos flamingos, diferentes animais podem ser encontrados ao longo da margem do lago, incluindo rinocerontes, antílopes eland e leões. À tarde, sairemos dessa caldeira para nos deslocar até a população de Karatu, onde passaremos a noite.
Pernoite no Eileens Tree Inn.
Incluso:
Café da manhã
Almoço
Jantar
Após o café da manhã, dirigiremos pelo grande Vale do Rift até o local multicultural de Mto Wa Mbu, onde faremos uma excursão de bicicleta para explorar a área do parque Manyara. Contornaremos o parque, atravessando zonas abertas e campos agrícolas, até chegarmos ao nosso destino final, onde deixaremos as bicicletas e caminharemos até a margem do Lago Manyara. Lá, poderemos observar alguns animais como gazelas, gnus, zebras e aves. Voltaremos pelo mesmo caminho e, após deixar as bicicletas, exploraremos as ruas desse povoado, visitando o mercado local, lojas de artesanato e conhecendo seu povo. Através de plantações de banana, poderemos ver artesãos tradicionais da tribo Makonde trabalhando com madeira e visitaremos a fábrica de cerveja local feita de banana, onde poderemos degustar. De forma opcional e se desejarmos, poderemos visitar um orfanato e uma escola primária da região. Ao meio-dia, nos dirigiremos a um restaurante local, onde desfrutaremos de comida típica e teremos a oportunidade de experimentar diferentes pratos. Após o almoço, na hora combinada, seremos transferidos para o aeroporto internacional de Kilimanjaro para pegar o voo de saída.
Incluso:
Café da manhã
VALORES PARTE TERRESTRE POR PESSOA
Hospedagem | Quádruplo | Triplo | Duplo | Single | CHD | Validade |
---|---|---|---|---|---|---|
Saídas Fixas - Regulares | € 4.318,00 | € 4.685,00 | € 5.390,00 | 01/nov/2025 | ||
Saídas Privativas - Diárias | € 4.571,00 | € 5.075,00 | € 7.480,00 | 01/nov/2025 |
Saídas regulares em grupo 2025
15 e 29 de junho
13 e 27 de julho
10 e 24 de agosto
7 e 21 de setembro
05 e 19 de outubro
02 de novembro
Saídas em grupo: Mínimo de 2 e máximo de 6 pessoas
Nota: Caso as acomodações oferecidas nesta rota estejam cheias na data da reserva, o operador fornecerá uma alternativa de pelo menos a mesma categoria planejada inicialmente.
Hospedagem:
Parque Nacional de Tarangire: Burunge Tented Lodge
Lago Natron: Maasai Giraffe Eco Lodge
Parque Nacional de Serengeti: Kati Kati Camp
Parque Nacional de Serengeti (Zona Centro): Serengeti Sound of Nature Luxury Tented
Karatu: Eileen’s Trees Inn
Arusha: Arusha Planet Lodge
OS VALORES E DISPONIBILIDADES DOS PROGRAMAS CONTIDOS NESTE SITE DA ADVENTURE CLUB ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES. (88)
Formas de pagamento:
Entrada de 30% (via transferência bancária ou PIX) + saldo em até 03x sem juros
Inclui:
– Todos os traslados de chegada e saída ao aeroporto.
– Veículo 4×4 tipo Land Cruiser.
– Condutor-guia profissional falante de língua espanhola durante todo o safari.
– Taxas de entrada nos parques nacionais mencionados.
– Pensão completa durante todo o safari.
– Acomodação com café da manhã no hotel de Arusha.
– Água mineral e engarrafada durante o safari (ilimitada).
– Visitas culturais e sociais na área do Lago Natron.
– Visita ao Lago Natron.
– Visita às cataratas de Ngaresero, na região de Natron.
– Excursão de bicicleta pela área ao redor do Parque de Manyara.
– Visita ao mercado local na aldeia de Mto Wa Mbu.
– Comida típica na aldeia de Mto Wa Mbu.
– Café/chá durante o safari (nos veículos e com o almoço).
– Refrigerador elétrico nos 4×4 para manter as bebidas frias.
– Tomadas para carregador de celular/câmeras nos 4×4.
– Seguro viagem.
Não inclui:
– Voos internacionais e nacional.
– Qualquer tipo de visto (aproximadamente 50 USD por pessoa).
– Bebidas de qualquer tipo nos hotéis, exceto onde indicado.
– Gorjetas e despesas pessoais.
– Despesas de transporte em caso de emergência.
– Necessaire médica pessoal.
– Qualquer serviço não especificado como incluído.
– Crianças menores de 12 anos são permitidas durante os safáris, de vários lodges, desde que acompanhadas de pelo menos um adulto responsável (sujeito a permissão do “ranger”).
– Conforme notificado pelo Governo da Tanzânia, foram proibidos o uso de sacolas plásticas no país.
Todos passageiros entrando no país deverão evitar o uso de qualquer forma de sacos plásticos descartáveis. Isso inclui plástico sendo encontrado nas bagagens para evitar qualquer inconveniente na chegada ao país.
Documentação:
– Brasileiros: necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da data de chegada no país com mínimo 2 páginas em branco, lado a lado;
– Visto Tanzânia: Recomenda-se obter o visto online (https://eservices.immigration.go.tz/visa); ou localmente, ao entrar no país. A taxa de visto é de aproximadamente US$ 50 por pessoa, pago em espécie (sujeito à alteração);
– É obrigatória a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela emitido com pelo menos 10 dias antes do embarque.
– Lembramos que a documentação de viagem é de responsabilidade dos passageiros e devem ser reconfirmadas junto aos Consulados e Cia. Aérea a cada viagem.
Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, enviaremos somente as informações de seu interesse e você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Ao informar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os Termos de uso.