Durante esse longo período de pandemia, com as viagens restritas em grande parte do mundo, muitas pessoas têm buscado alternativas para continuar vivendo experiências diferentes de forma segura e responsável. Nesse contexto, uma modalidade que já existia tornou-se popular: a staycation.
O que é staycation?
O termo staycation vem da junção das palavras “stay (at home)”, que significa “ficar (em casa)”, e “vacation”, que significa “férias”. Ou seja, algo como ficar em casa durante o período de férias. Mas o que isso significa?
A staycation pode ser entendida como o movimento de turistar pela própria cidade ou arredores em vez de se deslocar para destinos distantes — uma alternativa de curtir as férias, feriados ou datas comemorativas no melhor estilo de viagem.
Como surgiu a staycation?
Na prática, a staycation já existe há bastante tempo. No entanto, de um ano para cá, durante a pandemia, a modalidade ganhou força e passou a ser tendência. Primeiro porque muitas pessoas não se sentem seguras para viajar por longas distâncias em meios de transporte coletivos e segundo porque vários países continuam com as fronteiras fechadas para turistas estrangeiros.
Onde fazer staycation?
Independentemente da cidade em que você mora, é possível considerar uma staycation. Mesmo que você pense “onde moro não tem o que fazer”, com certeza se pesquisar mais a fundo verá que existem lugares ainda desconhecidos, como uma trilha, um bosque ou até mesmo cafeterias e restaurantes.
Como a ideia é viajar pela própria cidade ou arredores, não seria possível montarmos uma lista com todos os destinos para fazer staycation. Porém, separamos 4 pontos de partida — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis — para indicarmos diferentes atividades. Vamos lá?
- SÃO PAULO
Queluz – Fazenda Santa Vitória
Encravada no Vale do Paraíba, a Fazenda Santa Vitória combina o rústico de uma propriedade centenária com as belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Um verdadeiro refúgio de paz e requinte, que proporciona conforto e exclusividade a quem busca o aconchego de relaxar em contato com a Mata Atlântica. Plantações, pastos, florestas e um riacho de águas cristalinas formam a moldura para o descanso merecido, ao som dos pássaros, a brisa do campo e o aroma dos inesquecíveis sabores que saem da cozinha.
Brotas
Localizado a 250 km da capital paulista, o município de Brotas é reconhecido internacionalmente por ter se especializado em turismo de aventura. O destino é ideal para quem busca uma maior conexão com a natureza através de atividades como rafting, tirolesa, arvorismo, caminhadas e cachoeiras que cercam a cidade. Também perfeito para conhecer as histórias presentes no interior do estado de São Paulo e o processo de plantio e cultivo de legumes e verduras.
Bertioga – Juquehy de Bike
Quem não dispensa uma dose de aventura e está à procura de um roteiro diferente para staycation irá gostar desta opção. Nossa rota começa em Bertioga, na Praia do Indaiá, e termina em São Sebastião, na Praia de Juquehy, e pode ser feita com qualquer tipo de bicicleta, até mesmo dobráveis ou sem marcha, desde que em bom estado de funcionamento. Experiência válida tanto para quem já está acostumado a pedalar quanto para quem está começando agora.
- RIO DE JANEIRO
Rota Charles Darwin de Bike
Esta é não apenas uma viagem de bicicleta, mas também uma viagem pela história, pois passaremos por locais onde Charles Darwin esteve, e fez descobertas importantes sobre seleção natural, que contribuíram para sua teoria de evolução das espécies. Em alguns desses lugares, pode-se ver as mesmas construções e paisagens que o naturalista descreveu em seu diário de viagens, como a Fazenda Itaocaia, em Maricá, onde pernoitou; ou a Estrada do Vai e Vem, onde passou quando viajava pela região de Niterói.
Paraty – Casa Turquesa
A Casa Turquesa, premiada pela Editora Abril como a melhor Pousada do Brasil, fica no centro histórico de Paraty e demonstra a arquitetura colonial típica da cidade. A área comum da pousada agrega uma ampla sala de estar, uma boutique e uma biblioteca – com lareira para aquecer o ambiente nos dias mais frios. Do lado de fora, o pátio é cercado por um verde jardim pontuado de orquídeas, e reúne a piscina com hidromassagem, um bar, e um gracioso gazebo perfeito para tomar um drink ou fazer uma massagem. Entre as atrações próximas estão o Museu de Arte Sacra e o Morro do Forte.
Ilha Grande – Hiking e Navegação em Veleiro
A Ilha Grande, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, é cercada por diversas trilhas em meio à Mata Atlântica, com vistas para praias de beleza exuberante. Nos três dias de tour na Ilha, navegaremos e caminharemos por três maravilhosas praias: Saco do Céu, Praia da Júlia e Praia do Pouso. Nossa hospedagem será em veleiro, equipado de cabines com camas de casal, cozinha completa, banheiros com água quente, CD/DVD player, além de dog house. Um programa desenvolvido especialmente para quem está iniciando no mundo do trekking e da aventura.
- BELO HORIZONTE
Serra do Cipó
Um santuário de biodiversidade, um paraíso ecológico, um jardim natural de extraordinária beleza. Esta é a Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço, a 100 km de Belo Horizonte. A região, entrecortada por diversas cachoeiras, sempre foi observada com muito interesse por estudiosos e naturalistas devido à variedade de espécies reunidas nos campos rupestres e a maneira como elas crescem em solo pedregoso.
Comuna do Ibitipoca
A Comuna do Ibitipoca nasceu em 1984, com o sonho de fazer a diferença, inspirar e encorajar as pessoas a seguirem um propósito: tornarem-se a melhor versão de si mesmas e, a partir daí, ajudar a fazer do mundo um lugar melhor para todos. Hoje, possui uma área de mais de 6 mil hectares, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Forte e Santa Rita do Ibitipoca, contornando e atuando como um cinturão de proteção para um dos parques estaduais mais visitados do Brasil: o Parque Estadual do Ibitipoca.
Serra da Canastra
Se o objetivo é conhecer a região da Serra da Canastra com tranquilidade, vivenciando a natureza e a vida dos moradores da região, com suas roças produtoras de queijo e cheias de histórias maravilhosas, esta é a viagem ideal. Uma verdadeira imersão no mundo canastreiro e no Cerrado mineiro, ainda protegido e cheio de surpresas, além de muitas cachoeiras, trilhas e banhos refrescantes nas piscinas naturais de água cristalina.
- FLORIANÓPOLIS
Urubici
Montanhas, cânions, vales, florestas de araucária, campos de altitude, gastronomia típica e pousadas charmosas fazem com que Urubici seja considerado um dos mais promissores destinos de natureza do sul do Brasil. Trata-se de um pitoresco município localizado na Serra Catarinense, distante a apenas 170 km de Florianópolis. Aqui se encontra a sede do Parque Nacional de São Joaquim, que tem no município seus maiores atrativos, que são o Morro da Igreja e a Pedra Furada, onde, aliás, foram registradas as temperaturas mais baixas da história do país, -17,8 °C chegando a -40 °C de sensação térmica.
Vale Europeu de Bike
Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranquilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu – da arquitetura e gastronomia alemã às belas paisagens das cachoeiras, montanhas e represas da região.
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
Localizado em uma península particular na cidade de Governador Celso Ramos, a 60 km de Florianópolis, o Ponta dos Ganchos é rodeado por uma vila de pescadores e está imerso a uma natureza exuberante. Um cenário desenhado de forma especial. Uma península de recortes que formam enseadas onde a natureza agiu caprichosamente, com um clima de romance proporcionado pela mais autêntica tranquilidade e privacidade.
Como planejar a sua próxima staycation?
Mesmo se tratando de uma viagem de curto deslocamento, um programa bem elaborado é muito importante, principalmente durante a pandemia, em que todo cuidado é necessário. O hotel está seguindo os protocolos de segurança? Os lugares que serão visitados estão com baixa circulação de pessoas?
Por isso, nada melhor do que contar com a expertise de uma agência que está há mais de 26 anos no mercado. Agora que você já sabe o que é staycation, é só escolher o destino e falar conosco para juntos planejarmos essa experiência!