Se você já tem experiência em trekking e deseja saber como se preparar melhor para a atividade, provavelmente está com uma próxima aventura em mente que exige maior condicionamento físico. E se você nunca praticou, mas está em busca de informações e dicas, deve estar querendo começar a praticar, certo?
Independentemente do grau de experiência do praticante, é certo que quanto mais preparado ele estiver, mais prazeroso será o trekking. Então, para ajudar nessa busca por um melhor desempenho, criamos uma lista com alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, sem equipamentos especiais, e que irão fazer muita diferença durante a trilha.
1. Cardio
Exercícios de cardio, como o próprio nome sugere, solicitam a função cardíaca, nomeadamente as funções respiratória e circulatória. Alguns exemplos são corridas, caminhadas, burpees e pular corda. Não somente para se preparar para um trekking, mas para a saúde como um todo, atividades aeróbicas são muito benéficas. Para ir aos poucos, comece pelas caminhadas curtas, mas diárias.
2. Subir escadas
Além de fortalecer pernas e glúteos, o movimento de subir escadas é muito similar ao de subir em pedras ou ultrapassar possíveis obstáculos em trilhas. Ou seja, essa é uma boa forma de você ir sentindo na prática a força que suas pernas irão exigir durante um trekking. Para complementar esse exercício, a dica é incluir uma carga semelhante ao peso da mochila que você carregará durante o trekking para que você possa ir se acostumando com os movimentos junto ao equipamento.
3. Agachamentos
Há diversos tipos de agachamento e todos eles são excelentes para você se preparar para um trekking, já que trabalham com muita intensidade os músculos da perna e dos glúteos. Dentre as variações, está o agachamento avanço, que propõe um esforço físico bem similar àquele feito nos momentos de subida nas trilhas.
4. Elevação em pé para panturrilhas
Fortalecer as panturrilhas um tempo antes de partir para uma experiência de trekking é muito importante, pois a musculatura da região será bastante exigida durante a prática da atividade. Um exercício simples, mas muito eficaz, para isso é a elevação em pé. Para fazê-lo, suba na ponta dos pés e desça, elevando e abaixando os calcanhares.
5. Abdominais
A região que contempla os músculos abdominais, dorsais e da coluna, chamada de core, além de garantir a força necessária para carregar a mochila, permite que os membros inferiores façam movimentos muito mais precisos e coordenados. Portanto, é muito importante também focar em diferentes tipos de abdominais e pranchas para se preparar para um trekking.
Dê diferentes estímulos ao seu corpo e esteja ciente do nível de dificuldade da trilha que pretende fazer, assim você saberá como se preparar melhor.
Fale com a nossa equipe de especialistas e conheça destinos nacionais e internacionais incríveis para praticar trekking!
Quer descobrir a diferença entre Hiking e Trekking? Dá play no vídeo abaixo e entenda!
Parceria Adventure Club e Mundo Terra
A Adventure Club é parceira da Mundo Terra, loja brasileira referência em artigos esportivos. Lá, você irá encontrar tudo que precisa para trekking e outras atividades na natureza. Todos os nossos clientes contam com descontos exclusivos tanto nas lojas físicas quanto na loja virtual.