Já sabe quando irá tirar férias, mas ainda não decidiu para onde ir? Que tal aproveitar que temos tantos cenários paradisíacos em nosso país e fazer uma viagem em solos brasileiros? Para te ajudar a escolher o seu destino de descanso ou de aventura, reunimos aqui 12 lugares, de acordo com cada mês do ano, repletos de natureza e muitas atrações turísticas!
Janeiro → Fortim – CE
Fortim, a 135 quilômetros de Fortaleza, é um paraíso ainda pouco conhecido para grande parte dos viajantes, e é justamente isso que faz dele um lugar tão único e especial. É um destino tranquilo, mas repleto de paisagens diferentes para serem descobertas e aproveitadas a cada dia: dunas, falésias, florestas de cactos e mangues. A região ainda presenteia com um dos mais belos pores do sol do Brasil. Para contemplá-lo, o Mirante do Pontal, a Praia das Agulhas e o Farol da Barra do Fortim são pontos estratégicos!
Fevereiro → Península de Maraú – BA
Localizada entre os paraísos naturais de Itacaré e Morro de São Paulo, a Península de Maraú guarda lindas praias, piscinas naturais e cachoeiras. Um dos pontos turísticos mais visitados da região é a Praia de Taipu de Fora, eleita como uma das mais belas praias do Brasil. Outra atração imperdível é a cachoeira do Tremembé – a única cachoeira brasileira que deságua diretamente no mar. Já na Barra Grande, a maior vila de toda a península, é onde estão concentrados os principais restaurantes, bares e pousadas da região, tudo com um aspecto rústico e, ao mesmo tempo, confortável e elegante.
Março → Serra da Capivara – PI
A região tem como principal atração o Parque Nacional da Serra da Capivara, que, devido à sua importância histórica e cultural, foi eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991. É lá que se encontram os vestígios da presença do homem pré-histórico com as datações mais antigas no continente americano e a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas. É, ainda, um local repleto de chapadas, cânions, vales e diferentes espécies de plantas e animais.
Abril → Jalapão – TO
O Parque Estadual do Jalapão tem se destacado como um destino bastante procurado por turistas brasileiros e estrangeiros pela sua natureza incrível: quem visita o local pode explorar chapadas, dunas, mirantes, rios e magníficas cachoeiras de águas cristalinas, além de praticar rapel, rafting ou canoagem, passear de buggy, explorar trilhas ou apenas relaxar e curtir a beleza do cerrado brasileiro. A melhor época para viajar para o Jalapão é entre os meses de abril e setembro.
Maio → Chapada Diamantina – BA
Como a Chapada Diamantina oferece inúmeras atrações turísticas, entre elas vales, grutas, cachoeiras, rios e poços, é preciso se programar para aproveitar o local o máximo possível. O roteiro mais procurado e indicado é o Volta ao Parque Chapada Diamantina, que, de norte a sul, contempla diversas e paradisíacas atrações. Visitar a região e ter a oportunidade de um contato tão próximo com essa natureza exuberante é uma experiência que fica guardada para sempre no baú de recordações.
Junho → Urubici – SC
Urubici está localizada em um cenário de montanhas, florestas, vales recortados por rios e cânions deslumbrantes. É uma das cidades mais frias do Brasil — inclusive, anualmente, há a presença de neve na região. Para se ter ideia, no ano de 1990, a pequena cidade registrou recordes de baixa temperatura no país, com 17 graus negativos e sensação térmica de menos 40 graus. Está a 925 metros acima do nível do mar, sendo que, em seu ponto mais alto, a altitude chega a impressionantes 1827 metros.
Julho → Lençóis Maranhenses – MA
Os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Brasil e, sem dúvidas, oferecem uma das experiências mais incríveis de viagem. A melhor época para viajar para lá é entre julho e setembro, quando as lagoas estão mais cheias, após o período de chuvas. Suas dunas e lagoas formam um cenário espetacular a qualquer momento do dia, mas é no entardecer que a região consegue ficar ainda mais deslumbrante! Nada se compara à experiência de assistir ao pôr do sol nos Lençóis Maranhenses.
Agosto → Fernando de Noronha – PE
Sonho de todos os mergulhadores, Fernando de Noronha é o principal parque marinho brasileiro e, também, considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo devido à variedade de espécies e à excelente visibilidade. Mas independentemente se você mergulha ou não, atrações não faltam na região! De beleza inquestionável, a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos são alguns dos pontos turísticos mais visitados por lá.
Setembro → Serra do Cipó – MG
A Serra do Cipó, localizada na região Sul da Serra do Espinhaço, é um exuberante conjunto natural de vegetação, rios, cânions, sítios arqueológicos, cavernas e cachoeiras. Estas, aliás, são o ponto alto do local: são mais de 60 cachoeiras de tirar o fôlego. A principal delas é a do Tabuleiro, a mais alta do estado, com uma queda d’água de 263 metros. Para quem gosta de esportes aquáticos, as melhores cachoeiras são Andorinhas e Congonhas de Cima, onde é possível praticar canionismo.
Outubro → Pantanal – MT e MS
Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Pantanal, além de um visual impressionante, tem uma biodiversidade riquíssima. Um dos fatores que contribuem para isso é o clima quente e úmido na maior parte do ano, que torna o ambiente perfeito para o desenvolvimento das espécies. Outro ponto importante é a grande oferta de plantas e frutas, que atraem animais herbívoros e, consequentemente, variadas espécies carnívoras para a região.
Novembro → Chapada dos Veadeiros – GO
A Chapada dos Veadeiros encanta por suas cachoeiras, rios, trilhas, formações rochosas e muitas outras surpresas da natureza. Esse cenário natural privilegiado garante ótimos passeios para visitantes de todas as idades e estilos. Para hospedagem, são dois os locais mais procurados: Alto Paraíso, com maior infraestrutura, e o povoado de São Jorge, mais indicado para quem procura por áreas de camping e pousadas mais simples, porém, também, maior contato com a natureza.
Dezembro → Alter do Chão – PA
Alter do Chão é uma vila que esconde um pedaço da Amazônia, com muita fauna e flora, rios, praias e paisagens exuberantes. É lá que se encontra a praia de água doce mais bonita do mundo: a Ilha do Amor, também conhecida como “Caribe amazônico”. Cada vez mais, turistas do mundo todo vão para a região para recarregar suas energias em meio ao verde da Amazônia e às águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns. A melhor época para viajar para Alter do Chão é de agosto a dezembro.
E aí, qual será o seu próximo destino brasileiro?
Fale agora com um dos nossos especialistas e já comece a planejar essa viagem!