Caso esteja na região africana, realizar um safári na África é algo que você não pode deixar de fazer. A energia que o passeio transmite é surreal. Ocorre uma combinação de emoções e uma conexão profunda com a natureza.
Onde fazer safári na África?
A África do Sul é referência quando falando sobre os safáris africanos. Porém, além dela, há também outros locais que contam com savanas incríveis. Algumas opções são:
- Tanzânia;
- Quênia;
- Uganda;
- Botsuana;
- Ruanda.
Há muitos parques e áreas verdes — como Kruger National Park (África do Sul), Bwindi Impenetrable National Park (Uganda), Okavango Delta (Botswana) e Parque Nacional Serengeti (Tanzânia/Quênia) — que oferecem o passeio e você pode realizá-lo conforme achar melhor.
Tipos de safári
Você sabia que não há somente aquele típico passeio em um 4×4 (chamado de game drives) pelas savanas quando o assunto é safári na África?
Existem outras possibilidades de apreciar os animais em seu habitat natural, como:
- um passeio de canoa, chamado de mokoro, em que você percorre pântanos e pode ver elefantes e hipopótamos, por exemplo;
- com um barco motorizado, enquanto aprecia crocodilos, búfalos, gnus e outras espécies de animais;
- a pé, sentindo todo o calor de ficar ainda mais próximo e dentro do ambiente dos animais da savana. Nesse caso, o acompanhamento de um ranger (guia) é indispensável;
- a bordo de um balão de ar quente, tendo uma vista privilegiada da vida na natureza;
- entre outros.
Além disso, há duas “modalidades diferentes” quando optamos pelos famosos game drives.
É possível percorrer lugares em que você só pode andar com o carro pela estrada demarcada ou então ir às reservas privadas, onde não existe uma distância mínima para ficar longe dos animais (contando com o acompanhamento e experiência do ranger).
Quando ir a um safári na África?
Pode-se dizer que qualquer época é um bom momento para você desfrutar da sensação de ficar pertinho dos animais africanos.
Porém, os meses entre abril e novembro são os melhores períodos, pois o clima está mais seco e, por isso, os animais costumam ficar mais expostos e andando pela savana à procura de água.
Já de dezembro a abril, você pode encontrar chuvas pelo caminho, mas nada que vá estragar o passeio!
Dicas para o seu passeio nas savanas africanas
Algumas dicas são essenciais para que você curta da melhor maneira um safári. Anote-as e tenha uma incrível experiência:
- leve uma mochila pequena apenas com o essencial, como garrafinhas de água e um casaco impermeável para emergências;
- vá protegido com chapéu, boné ou viseira, óculos de sol e binóculos para enxergar os animais de pertinho;
- use e leve protetor solar para evitar queimaduras do sol e repelente para não correr o risco dos mosquitos de picarem — use telas e mosquiteiros para reforçar;
- escolha blusas e calças de manga comprida para proteger ainda mais.
Agora que você já sabe tudo sobre os safáris da África, programe já sua viagem e viva esse momento único! Veja as opções de roteiros para cidades africanas na Adventure Club e aproveite.