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Overbooking, significado

O overbooking pode ser ocasionado propositadamente pela empresa ou pode acontecer de forma acidental dado um grande número de variáveis nas operações.

Quem já viajou de avião certamente já deve ter ouvido falar do temido “overbooking”, mas você sabe o que significa? Trata-se de uma falha em que duas passagens são vendidas para o mesmo lugar no avião, ou seja: a companhia área vende mais passagens do que o avião acomoda, e um passageiro fica sem viajar.

A situação é bem chata. Imagine comprar a passagem, fazer as malas, se deslocar até o aeroporto e, na hora de embarcar, encontrar o avião lotado e com alguém em sua poltrona? Esta é uma falha que ocorre acidentalmente, e as próprias companhias aéreas estão preparadas para amenizar a frustração do cliente.

O que o passageiro deve fazer e quais são os direitos?

Ao constatar o overbooking, o primeiro passo é relatar o ocorrido para a companhia aérea imediatamente. É dever da empresa que vendeu a passagem arcar com as despesas que o passageiro tiver dentro do aeroporto: alimentação, eventuais telefonemas, transporte e acomodação — se necessário. Também é de responsabilidade da companhia aérea acomodar a pessoa em outro voo.

Neste caso, este passageiro terá prioridade na reacomodação, e a venda de passagens aeres só deve ser aberta para o público em geral após ele ser realocado e ter seu assento garantido dentro do avião.

Este passageiro também pode optar por não embarcar em outro voo e receber o reembolso do valor pago pela passagem. Mesmo assim, é de responsabilidade da companhia aérea arcar com os custos que o passageiro tiver devido ao overbooking.

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