Imagine a seguinte cena: você está na Tailândia e faz um gesto com o polegar como sinal de “OK” a alguém, sem saber que o sinal pode ser interpretado como algo extremamente ofensivo. Para evitar constrangimentos desse tipo enquanto viaja, é importante conhecer o que os gestos com as mãos querem dizer em diferentes culturas:
Joinha
Apesar de no Brasil, Estados Unidos, Rússia, Austrália e outros países o sinal ser considerado sinônimo de “positivo”, em países como Tailândia, Bangladesh e Irã ele significa o mesmo que mostrar o dedo do meio aqui no Brasil.
Sinal da vitória
Brasil, Estados Unidos e Canadá popularizaram este símbolo como um sinal de sucesso ou de “paz e amor”. No Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, tenha cuidado: feito com a palma da mão para fora, o símbolo é uma maneira de ofender alguém.
Chamar alguém com o indicador
Símbolo de “venha aqui”, bastante utilizado em diversas situações no Brasil, nas Filipinas o gesto é utilizado apenas para chamar cachorros. Faça isso com uma pessoa e você correrá o risco de ser interpretado de forma negativa.
Dedos Cruzados
Conhecido no Brasil como sinal para atrair boa sorte, o gesto tem o mesmo significado no Reino Unido e Estados Unidos. Já no Vietnã, é considerado obsceno.
Palmas das mãos para fora
Por aqui, estender o braço com a palma das mãos para fora é um sinal de “pare”. Na Grécia, não é bem assim: o gesto é considerado extremamente ofensivo.
Círculo com os dedos
Na América Latina se trata de um gesto obsceno, mas entre mergulhadores pelo mundo é o símbolo para mostrar que está tudo bem. Nos Estados Unidos, serve como sinal de “OK”. Já na França, atenção: o significado é “zero”, ou seja, ao fazê-lo você pode estar mostrando desprezo por alguém ou algo.
Hang Loose
Popular na cultura surf, o sinal é originário do Havaí na década de 1960, onde foi criado para simbolizar positividade, solidariedade e amizade. No Caribe, porém, o gesto pode fazer significar uma oferta sexual.